A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O JULGAMENTO DE JESUS (LC 22,66 – 23, 25). Divisão da Perícope - Em Lucas O Julgamento de Jesus se divide em três partes.  Jesus perante o Sinédrio 22,66.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O JULGAMENTO DE JESUS (LC 22,66 – 23, 25). Divisão da Perícope - Em Lucas O Julgamento de Jesus se divide em três partes.  Jesus perante o Sinédrio 22,66."— Transcrição da apresentação:

1 O JULGAMENTO DE JESUS (LC 22,66 – 23, 25)

2 Divisão da Perícope - Em Lucas O Julgamento de Jesus se divide em três partes.  Jesus perante o Sinédrio 22,66 – 23,1  Jesus perante Pilatos : 23,2-7; 23,13-25  Jesus perante Herodes: 23,8-12

3 PERSONAGENS  Anciãos do povo  Chefe dos sacerdotes  Escribas  Pilatos  Herodes

4 Títulos em várias traduções  Bíblia de Jerusalém:  Jesus diante do Sinédrio  Jesus perante Pilatos  Jesus Perante Herodes  Jesus novamente diante de Pilatos

5  Bíblia na Linguagem de hoje:  Jesus diante do Conselho Superior  Jesus diante de Pilatos  Jesus diante de Herodes  Jesus é condenado

6 Bíblia dos Capuchinhos  Jesus no Tribunal Judaico  Jesus no Tribunal Romano - Pilatos  Jesus perante de Herodes  Jesus e Barrabás Bíblia Tradução Ecumênica  Jesus perante o Sinédrio  Jesus perante Pilatos  Jesus perante Herodes  Jesus inocente é condenado

7  Bíblia Pastoral  Quem é Jesus  Acusação contra Jesus  O Silêncio de Jesus  Jesus é um homem perigoso  Bíblia Ave - Maria  Jesus diante do Conselho  Jesus diante de Pilatos e diante de Herodes

8 EXEGESE DA PERÍCOPE

9 Jesus diante do Sinédrio - Sinédrio composto de 71 membros: Anciãos + Fariseus + Sumo Sacerdote + Saduceus + Escribas. - Lucas apresenta Jesus somente uma vez, diferente de Mc que é 2 vezes. - Lucas omite a presença de testemunhas. - Lucas omite o interrogatório noturno (Mt e Mc) Julgamento de manhã cedo: porque ter feito isso, haja vista, que os presos eram interrogados de manhã, mas a sentença era anunciado somente a tarde.

10 - 1º questão: “Se tu és o Cristo, dize-nos”: querem ouvir do próprio Jesus essa afirmação, mas segundo Lucas não acusa de blasfêmia. - “O Filho do Homem estará sentado a direita do poder de Deus”. Lucas omite o “vereis”. Quer evitar a expectativa da Parusia.

11  “És o filho de Deus” - Lucas é quem melhor define Cristo, como Filho de Deus, Cristo, Senhor, Filho do Homem. - Dois modelos: Profeta e Salvador.

12 Jesus diante de Pilatos (1º)  Acusações: “Encontramos essa homem subvertendo a nação, impedindo que se paguem os impostos a Cesar e pretendendo ser Cristo Rei”  Político: querendo ser Rei  Econômico: proibindo de pagar imposto – Lc antecipa essa acusação em 20,20-26. Encontra-se relatos em Mt.22,15-22 e Mc.12,13-17  Ideológico: subvertendo a nação.

13  “És tu o Rei dos Judeus?  “Tu o dizes”  Jesus não confirma respondendo sim ou não, mas através da pergunta de Pilatos.

14 Jesus perante Herodes  Somente Lucas relata o envio para ser interrogado por Herodes  Encontra-se relatos de Jesus falando sobre Herodes em: Mt.14,1-2; Mc.4,14-16 e Lc.9,7- 9  Curiosidade de Herodes  Jesus de cala: denuncia a falsidade do julgamento o qual estava sendo submetido.  Herodes e Pilatos se tornam amigos para destruir o Ungido de Deus.

15 Jesus diante de Pilatos (2º)  Pilatos convoca o povo: (somente Lucas relata isso) - Problema de leitura de Lucas, pois o povo não podia entrar no local do julgamento. - Atribuído o termo “povo” para os sacerdotes, anciãos e doutores da lei. - Para comprovar que ele afirmava a inocência de Jesus - Que houve participação do povo na condenação de Jesus e com isso tirar a responsabilidade de si e do poder romano. (volta em At.2,23)

16  Pilatos declara a inocência de Jesus. Então porque condenou Jesus?  Qual a real participação de cada personagem na condenação de Jesus?  O povo, qual a sua participação e porque crucificar a quem seguiam?  Libertação de um preso: - “Solta-nos Barrabás” (At.3,13-14) - Porque foi apresentado somente Barrabás? E os outros que foram crucificados com Jesus? - Qual a origem disso?

17  Declaração da inocência de Jesus 3 vezes: alusão a negação de Pedro.  Lucas não relata a decisão de Pilatos, confirmando a pena de morte, mas entregou para que fosse feito a vontade deles.  O interrogatório, condenação é feita por todos, não aparece a figura individual de ninguém, ou melhor, Lucas não mostra isso.


Carregar ppt "O JULGAMENTO DE JESUS (LC 22,66 – 23, 25). Divisão da Perícope - Em Lucas O Julgamento de Jesus se divide em três partes.  Jesus perante o Sinédrio 22,66."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google