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FUNDIÇÃO Fundição é o processo para obter-se objetos vazando metal fundido em um molde preparado com o formato da peça, deixando -se o material solidificar-se.

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1 FUNDIÇÃO Fundição é o processo para obter-se objetos vazando metal fundido em um molde preparado com o formato da peça, deixando -se o material solidificar-se por resfriamento. Prof. Fernando Penteado

2 FUNDIÇÃO Importância da fundição
Praticamente todo processo de produção de metal inicia-se pela fundição. O lingote que dá origem a um metal trabalhado por laminação ou forjamento é inicialmente fundido em uma lingoteira. A fundição apresenta características metalúrgicas e econômicas que fazem com que esse processo seja um dos mais usados para a produção de peças metálicas. Prof. Fernando Penteado

3 FUNDIÇÃO Características do processo
· As peças fundidas são geralmente mais baratas. · As peças fundidas são obtidas já na sua forma final ou próximo dela, economizando tempo e material. · As peças fundidas, adequadamente projetadas, possuem propriedades mecânicas homogêneas. Prof. Fernando Penteado

4 Características do processo
FUNDIÇÃO Características do processo   O metal líquido possui a capacidade de escoar em seções finas, de projeto complicado, possibilitando assim a obtenção de formatos que seriam bastante difíceis de obter-se por outro processo. Prof. Fernando Penteado

5 FUNDIÇÃO Principais processos de fundição: Em areia verde
Em casca ( shell moulding ) Em moldes metálicos: Por gravidade ou por pressão Centrífuga Cera perdida Contínua Prof. Fernando Penteado

6 FUNDIÇÃO Definições básicas Molde: Forma onde é despejado o metal
fundido para obtenção da peça. Sistema de alimentação Vazamento do metal Molde de areia Prof. Fernando Penteado

7 FUNDIÇÃO Definições básicas Modelo: “Cópia” da peça usada para a
obtenção do molde Modelo Marcação para macho Prof. Fernando Penteado

8 FUNDIÇÃO Definições básicas Machos: São reproduções das partes
internas ou de algum detalhe da peça, usados para ocupar um espaço que não será preenchido pelo metal. Macho Prof. Fernando Penteado

9 FUNDIÇÃO Exemplo do uso de macho para facilitar a confecção do molde
Peça Modelo Macho Molde Caixa de macho Prof. Fernando Penteado

10 FUNDIÇÃO Exemplo do uso de macho para obtenção de um furo Meia caixa
Peça Modelo Molde Prof. Fernando Penteado

11 FUNDIÇÃO PROPRIEDADES DA AREIA DE FUNDIÇÃO Moldabilidade
Refratariedade Estab.Dimensional Inércia Química Permite esmagamento Resistência mecânica a quente Permeabilidade Desmoldabilidade Prof. Fernando Penteado

12 FUNDIÇÃO Definições básicas Contração do metal
Contração líquida:   É aquela observada quando o material resfria-se ainda no estado líquido. Deve ser compensada pela entrada de mais metal líquido. Contração Prof. Fernando Penteado

13 FUNDIÇÃO Definições básicas Contração do metal
Contração sólida: É aquela observada durante o resfriamento do material já no estado sólido. Deve ser compensada pelo dimensionamento a maior do molde. Folga Pressão Prof. Fernando Penteado

14 FUNDIÇÃO Fundição em areia verde
    Trata-se de um processo onde o metal fundido é vazado em um molde feito de areia. É um dos processos mais usados devido à sua versatilidade, que permite a obtenção de peças de vários tamanhos e metais. Prof. Fernando Penteado

15 FUNDIÇÃO Fundição em areia verde Etapas do processo:
Preparação da Areia Modelo da Peça Preparação dos Machos Peça Pronta Usinagem Preparação do Molde Tratamento Térmico Montagem da Caixa Inspeção Vazamento do Metal Desmoldagem da Peça Corte de Canais Rebarbação Prof. Fernando Penteado

16 FUNDIÇÃO Sistema de alimentação Prof. Fernando Penteado

17 FUNDIÇÃO Simulação de preenchimento do molde e resfriamento da peça
Prof. Fernando Penteado

18 FUNDIÇÃO Simulação de preenchimento do molde e resfriamento da peça
Prof. Fernando Penteado

19 FUNDIÇÃO Desmoldagem Prof. Fernando Penteado

20 FUNDIÇÃO Corte de canais Prof. Fernando Penteado

21 FUNDIÇÃO Rebarbação Prof. Fernando Penteado

22 Prof. Fernando Penteado

23 Prof. Fernando Penteado

24 Prof. Fernando Penteado

25 Prof. Fernando Penteado

26 Prof. Fernando Penteado

27 Prof. Fernando Penteado

28 Este é o maior e mais eficiente motor de navios cargueiros do mundo na atualidade. Fabricado pela Wartsila-Sulzer, instalado na Korea e Aioi Works of Japan´s Diesel United Ltda., no Japão. Versões de 10, 12 e 14 cilindros, Turbo/diesel. Detalhe; todos em linha. Motor: 25 mil e 480 litros. Peso do Motorzinho: 2 mil e 300 toneladas. só o Virabrequim pesa 300 t. Potência: 108 mil e 920 HP; Torque: 5 milhões,608 mil e 312 libras à 102 RPM Comprimento 27 metros e altura 14 metros. Prof. Fernando Penteado

29 Prof. Fernando Penteado


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