A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA 04 TORNO MECÂNICO PROF: Elias Junior

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA 04 TORNO MECÂNICO PROF: Elias Junior"— Transcrição da apresentação:

1 AULA 04 TORNO MECÂNICO PROF: Elias Junior
MAQUINAS OPERATRIZES AULA 04 TORNO MECÂNICO PROF: Elias Junior

2 Objetivo Definir uma máquina e conceituar os vários tipos existentes no mercado.

3 Conceito Máquina é um aparelho ou instrumento próprio para comunicar movimento ou para aproveitar, pôr em ação, ou transformar um tipo de energia em outro.

4 Máquina operatriz A máquina ferramenta, também conhecida como máquina operatriz no Brasil, é uma máquina utilizada na fabricação de peças de diversos materiais (metálicas, plásticas, de madeira etc.) com simetria de revolução, por meio da movimentação mecânica de um conjunto de ferramentas.

5 Tipos de maquinas operatrizes
Entre as máquinas ferramentas se destaca o torno mecânico, que é a máquina ferramenta mais antiga e dele derivaram outras máquinas.

6 Torno mecânico O torno mecânico é uma máquina extremamente versátil utilizada na confecção ou acabamento em peças dos mais diversos tipos e formas.

7 Torno mecânico O torno pode executar o maior número de obras do que qualquer outro tipo de máquina ferramenta. É considerado fundamental na civilização moderna, pois dele derivaram todas as outras máquinas e ferramentas. Além de fazer girar a matéria prima propriamente dita para dar forma cilíndrica, no torno podem ser fixadas peças e fazer girar a ferramenta, além de outras formas de uso. Num torno pode ser confeccionada qualquer tipo de peça e componente mecânico

8 TORNO MECÃNICO

9 Partes do torno

10 Partes do torno

11 Partes do torno

12 COMPONENTES DO TORNO MECÂNICO
Corpo da Máquina: barramento, cabeçote fico e móvel, caixas de mudança de velocidade. Sistema de transmissão de movimento do eixo: motor, polia, engrenagens, redutores. Sistema de deslocamento da ferramenta e de movimentação da peça em diferentes velocidades: engrenagens, caixa de câmbio, inversores de marchas, fusos, varas, etc. Sistemas de fixação da ferramenta: torre, carro porta-ferramenta, carro transversal, carro principal ou longitudinal e da peça: placas, cabeçote móvel. Comandos dos movimentos e das velocidades: manivelas e alavancas

13 FERRAMENTAS E ACESSÓRIOS
Placa Universal de três Castanhas: Peça existente fixada no cabeçote fixo utilizada para prender a peça a qual vai ser torneada. Cabeçote móvel: é a parte do torno que se desloca sobre o barramento, utilizado para suportar ferramentas tais como: contraponta, mandril, etc., ou peças de longa extensão. Placa arrastadora: é um acessório que transmite o movimento de rotação do eixo principal às peças que devem ser torneadas entre pontas. Lunetas: é outro dos acessórios usados para prender peças de grande comprimento e finas que, sem esse tipo de suporte adicional, tornariam a usinagem inviável, por causa da vibração e flexão da peça devido ao grande vão entre os pontos.

14 TIPOS DE TORNO Torno de placa: São usados para tornear peças curtas, a exemplo polias, volantes, rodas, etc. Torno Vertical: São eixos de rotação vertical, e são empregados para peças de grande porte. Torno Revolver: é um torno utilizado para executar diversas operações e possui uma torre que suporta várias ferramentas.

15

16 Cadeia cinemática Para realizar o torneamento são necessários três movimentos relativos entre a peça e a ferramenta: a) Movimento de corte: é o movimento principal que permite cortar o material. O movimento rotativo é realizado pela peça.

17 Cadeia cinemática b) Movimento de avanço: Movimento de avanço é o movimento que desloca a ferramenta ao longo da superfície da peça. c) Movimento de penetração: é o movimento que determina a profundidade de corte ao empurrar a ferramenta em direção ao interior da peça e assim regular a profundidade do passe e a espessura do cavaco

18 Obtenção de superfícies
Variando os movimentos, a posição e o formato da ferramenta, é possível realizar uma grande variedade de operações: 1. Tornear superfícies externas e internas 2. Tornear superfícies cônicas externas e internas. 3. Roscar superfícies externas e internas. 4. Perfurar superfícies. Além dessas operações, também é possível furar, alargar, recartilhar, roscar com machos e cossinetes, mediante o uso de acessórios próprios para a maquina-ferramenta.

19 Obtenção de superfícies

20 Obtenção de superfícies

21 Referências bibliográficas


Carregar ppt "AULA 04 TORNO MECÂNICO PROF: Elias Junior"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google