A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÁQUINAS OPERATRIZES Turma :VD

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÁQUINAS OPERATRIZES Turma :VD"— Transcrição da apresentação:

1 MÁQUINAS OPERATRIZES Turma :VD
Prof.: M.Sc. Antonio Fernando de Carvalho Mota Engenheiro Mecânico e Metalúrgico

2 PROGRAMA RESUMIDO: Classificação das Máquinas Operatrizes, tipos de acionamentos. Operações no Torno Universal, torneamento cônico, roscamento e mecanismos de avanços. Potência de Corte, ábacos e tabelas de velocidades e rotações. Tempo de Usinagem. Orçamento. Furadeiras: sensitivas, automáticas e radiais. Plainas Limadoras. Golpes por minuto. Fresadoras. Cabeçote divisor. Geradoras de Engrenagens. Retíficas. Rebolos. Sistemas de Transmissões, caixas de velocidades e ábacos de rotações. Usinagem por eletroerosão. Métodos Avançados de Usinagem: feixe de eletros e ultra-som. Rendimentos das Máquinas Operatrizes, provas de precisão de desempenho e instalação. Máquinas CNC. Programas. Simulação.

3 BIBLIOGRAFIA BÁSICA: Tecnologia Mecânica. “J. M. Freire” vol.s: 2,3,4 e 5. Livros Técnicos S/A. Máquinas Ferramentas Modernas. Mario Rossi. Notas de aula do docente: Internet: vários sites.

4 OBJETIVOS Conhecer a Interação entre ferramenta e Máquina;
Conhecer as operações das Máquinas Operatrizes; Otimizar a operação de usinagem; Conhecer os mecanismos de transmissão de velocidades e avanços; Conhecer as Máquinas não Convencionais de Usinagem; Conhecer as Máquinas CNC, Programas e Simulação.

5 Avaliação: Trabalho tipo monografia ou relatório de visita técnica;
Seminários (Aprendizagem Participativa); Listas de exercícios: Intervenções orais com base em notícia da mídia; 2 (duas) provas regulares. A aprendizagem participativa envolve o engajamento ativo dos participantes na exploração significativa de conceitos e tarefas. 2. Dando e recebendo feedback construtivo

6 TEMAS PARA TRABALHO Retíficas de Motores de Combustão Interna;
Fabricação de Moldes; Prototipagem Rápida; High Speed Cutting – HSC (Usinagem a Altíssimas Velocidades) Aplicação do CAD High End na Indústria.

7 DATAS DAS PROVAS 1º Exercício Escolar: 15 de abril de 2009
2º Exercício Escolar: 27de maio de 2009 Final: 10 de junho de 2009 NOTAS IMPORTANTES: Os trabalhos e seminários devem ser previamente combinado e aprovado pelo docente a partir da 1ª aula. Os trabalhos e seminários devem ser realizados e entregues antes da prova escrita. Além da avaliação a idéia é alavancar o aprendizado.

8 PROCESSOS MECÂNICOS DE USINAGEM TERMINOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO

9 Torneamento cônico externo

10 TORNEAMENTO CILÍNDRICO INTERNO

11 TORNEAMENTO CÔNICO INTERNO

12 TORNEAMENTO DE FACEAMENTO INTERNO

13 Perfilamento interno

14 Perfilamento radial interno

15 ROSCAMENTO EXTERNO

16 Furação

17 FIM


Carregar ppt "MÁQUINAS OPERATRIZES Turma :VD"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google