A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RETIFICADORA AULA 07 Prof: Elias Junior. RETIFICADORA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RETIFICADORA AULA 07 Prof: Elias Junior. RETIFICADORA."— Transcrição da apresentação:

1 RETIFICADORA AULA 07 Prof: Elias Junior

2 RETIFICADORA

3 CONCEITO A retífica é um método de usinagem com remoção de cavacos. O rebolo tem uma quantidade muito grande de grãos afiados que removem cavacos da peça da mesma maneira que o fazem as outras ferramentas de corte. Dois métodos são dominantes na retífica, a retífica tradicional a seco que usa rebolos cerâmicos e a retifica por via úmida, um método cujo uso aumentou significativamente nos últimos anos

4 RETIFICAÇÃO A retificação é um processo de usinagem por abrasão que retifica a superfície de uma peça. Retificar significa corrigir irregularidades de superfícies de peças.

5 RETIFICAÇÃO Assim, a retificação tem por objetivo: a) reduzir rugosidades ou saliências e rebaixos de superfícies usinadas com máquinas-ferramenta, como furadeira, torno, plaina, fresadora; b) dar à superfície da peça a exatidão de medidas que permita obter peças semelhantes que possam ser substituídas umas pelas outras; c) retificar peças que tenham sido deformadas ligeiramente durante um processo de tratamento térmico; d) remover camadas finas de material endurecido por têmpera, cementação ou nitretação.

6 RETIFICADORA A retificadora é uma máquina empregada na usinagem de peças para dar às suas superfícies uma exatidão maior e um melhor acabamento do que os conseguidos em máquinas convencionais. Os materiais ou peças geralmente precisam ser submetidos a tratamento térmico de têmpera para serem retificados.

7 MÁQUINA RETIFICADORA Você deve ter uma manutenção contínua de sua máquina retificadora. Não deve haver nenhuma folga nos rolamentos e guias. Proteger a máquina contra a entrada de pó de retífica, que por sua vez causa rápido desgaste das peças em movimento

8 Máquina retificadora

9 Denominação dos rebolos

10 REBOLO Abrasividade : Recomenda-se o rebolo com óxido de alumínio para o aço de serra de fita. Tamanho do grão : Rebolos com grana 40 a 80 são normalmente usados para retificar lâminas de serra de fita. Rebolos de grãos mais finos removem o metal menos eficientemente sendo mais propensos a queimar os fundos dos dentes devido a alta pressão do avanço causando trincas no fundo dos dentes.

11 DUREZA. Dureza : A dureza de um rebolo é indicada alfabeticamente. Quanto mais adiante estiver a letra no alfabeto, mais duro é o rebolo que ela representa. Um rebolo mais duro dura mais, porém é mais propenso a queimar os fundos dos dentes. Os rebolos CBN (Borazon) são cada vez mais usados na retífica de precisão, para se obter melhor precisão e acabamentos superficiais mais finos no gume de corte.

12 REBOLO GASTO

13 DESGASTE DO REBOLO

14 Fluido de corte

15 QUESTIONÁRIO O que é retífica e retificadora? Qual a função do rebolo? Como se classifica o rebolo? Quais os cuidados que se deve ter com o rebolo? Qual a finalidade do líquido de refrigeração?

16


Carregar ppt "RETIFICADORA AULA 07 Prof: Elias Junior. RETIFICADORA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google