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Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Departamento de Engenharia Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Processos de Fabricação I Prof. Jorge Marques dos Anjos Aula 30 Retificação Slides gentilmente cedidos pelo prof. Vitor, com adaptações minhas
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Conceito de Retificação
Processo de usinagem por abrasão, ou seja usinagem por atrito entre a ferramenta e a peça. Retificar é corrigir irregularidades
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Conceito de Retificação
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Objetivo da retificação
O objetivo principal da retificação é dar um acabamento fino às peças. Reduzir rugosidades ou saliências e rebaixos de superfícies usinadas com máquinas-ferramenta, como furadeira, torno, plaina, fresadora; Dar à superfície da peça a “exatidão” de medidas, atendendo às tolerâncias requeridas; Retificar peças que tenham sido deformadas ligeiramente durante um processo de tratamento térmico
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Tipo de retificadoras Retificadora plana
Retificadora cilíndrica universal Retificadora sem centro (center less)
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Retificadoras Planas Retifica superfícies paralelas, perpendiculares e inclinadas A peça é presa à mesa magnética Mesa desloca-se em movimento retilíneo O avanço é transversal à mesa O movimento de corte é longitudinal à mesa
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Retificadoras Planas
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Retificadoras Cilíndricas Universal
Retifica superfícies cilíndricas externas e internas Retifica faceamento de eixos.
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Retificadoras sem centro (center less)
Usada em produção em série Rebolo de arraste conduz a peça (avanço) Inclinação do disco de arraste 3 a 5º
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Rebolo – Princípio de Funcionamento
Ferramenta de corte Superfície abrasiva Grãos óxidos de alumínio, carboneto de silício Minúsculos cavacos Ângulo de ataque negativo
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Rebolo - Tipos
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Rebolo - Elementos Abrasivo – material que compõe os grãos do rebolo.
Granulação – tamanho dos grãos abrasivos Aglomerante – material que une os grãos abrasivos Grau de dureza – resistência do aglomerante Estrutura – porosidade do disco abrasivo.
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Rugosidade O grau de irregularidades micrométricas na superfície da peça dependem principalmente da granolometria do rebolo, mas também são influenciadas pelas folgas dos elementos de transmissão, as vibrações e desbalanceamentos.
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