A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pontifícia Universidade Católica de Goiás"— Transcrição da apresentação:

1 Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Departamento de Engenharia Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Processos de Fabricação I Prof. Jorge Marques dos Anjos Aula 1 – Apresentação Slides gentilmente cedidos pelo prof. Vitor, com algumas adaptações

2 Apresentações Prof. Jorge Marques dos Anjos
Tecnólogo em mecânica – processos de fabricação – Fatec-SP (Unesp). Especialista em Engenharia de Produção – ITCO-UEG. Mestrando em engenharia de produção – PUC-GO. Especialista em Gestão de Serviços – UnB. Bacharelando em Administração – UFG. Consultor de empresas – produtividade e custos. Contato:

3 Ementa / Conteúdo Programático
Tecnologia dos processos de usinagem: torneamento, furação, fresamento, rosqueamento e outros processos de usinagem. Processos não tradicionais de fabricação. Tecnologia dos processos de soldagem: soldagem a arco elétrico com eletrodos revestidos, soldagem oxi-gás combuatível, soldagem MIG/MAG, soldagem TIG, soldagem a arco submerso, soldagem por resistência.

4 Programação Aulas – vide plano de ensino no site
Atividades Extra Disciplina: Valem 6 dias de presença e conteúdo de prova ou nota. As atividades serão determinadas ao longo do semestre. Provas Data Prova seg 12/mar Prova P1 qua 11/abr Prova P2 16/mai Prova P3 18/jun Prova P4

5 Avaliação 1ª Avaliação – PESO 4,0 (N1) 2ª Avaliação – PESO 6,0 (N2)*
Provas Escritas: (P1+P2)/2 – Valor 7,0 Trabalhos teóricos e práticos - Valor 3,0 Total: 10,0 14/06 – Avaliação Interdisciplinar. * N2 poderá contemplar a avaliação interdisciplinar. Oportunamente revisaremos o critério de notas.

6 Sobre o acompanhamento das aulas
Os slides constituem material de apoio e não conteúdo completo. Leitura da bibliografia é imprescindível ao bom desempenho do aluno. Algumas aulas poderão ser repassadas com giz sobre o quadro negro, sem auxílio de projeção de slides.

7 Os Processos de Fabricação
Os processos de fabricação são divididos em dois macro grupos: Sem remoção de cavaco Com remoção de cavaco Usinagem é o processo de fabricação que utiliza a remoção de cavaco (retirada de material) para obtenção de produtos. Vamos iniciar nossa disciplina pelos processos de usinagem, mas antes veremos um peque histórico.

8 Histórico Pré-História No começo era “pedra”
Utensílios para caçar, pescar e cultivar e se defender

9 Histórico Pré-História Depois a Argila
O homem descobriu que a argila com água, formava uma mistura que poderia ser moldada Com o aquecimento dessa argila, ela não se desfazia com a água (cerâmica) Com o aquecimento gradativo cerâmica ficava mais resistente (processamento dos metais - metalurgia)

10 Histórico Pré-História Metais
O homem aprendeu que poderia imaginar uma ferramenta e criá-la Primeiro processo: Fundição Fundição consistia em martelar o metal até que tomasse a forma desejada

11 Histórico Máquinas ferramentas Torno (peça em movimento)

12 Histórico Máquinas ferramentas Fresadora (ferramenta em movimento)

13 Histórico Revolução Industrial – Sec. XIX
Vários processo foram aperfeiçoados Máquina a vapor Fabricação em série

14 Histórico Sec. XX - Tecnologia
Aço rápido (Frederick Taylor) composição metálica com tratamento térmico De 3 a 5 m/min para 30 a 35 m/min 1946 – Primeiro computador eletrônico digital 1950 – Primeira máquina-ferramenta numericamente controlada por computador

15 Histórico Sec. XX - Tecnologia 1960 – Primeira LASER
1970 – Computação gráfica (CAD-CAM) 1970 – Primeiras pesquisas com usinagem ultraprecisão 1980 – Pesquisas com usinagem rápida 1990 – Ferramentas de diamantes Sec. XXI – Máquinas flexíveis com integração total com comutadores.


Carregar ppt "Pontifícia Universidade Católica de Goiás"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google