A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Usinagem Manual.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Usinagem Manual."— Transcrição da apresentação:

1 Usinagem Manual

2 Ajustagem Ajustagem é o nome dado ao processo de usinagem manual ou mecânico em que consiste conferir à uma peça determinado padrão de medidas e folgas que farão da mesma parte de um conjunto ou até mesmo uma peça única de alta qualidade pronta para uma possível montagem em conjunto ou até mesmo um trabalho único isolado. Entende-se também por ajustagem, usinagem de processos planos como: Limar, Aplainamento, Fresagem, retífica, etc.

3 Ajustagem Lima – É uma ferramenta manual ou mecânica consistente de uma dura haste de aço com ranhuras, usada para desbastar outras peças, sendo estas de metais mais moles, como alumínio, latão, Aços com baixo teor de carbono, madeiras e outros. As limas são ferramentas de aplicação geral, frequentemente usadas em combinações com serras, talhadeiras e outros. Existem vários tipos de limas, e elas são classificadas de acordo com o seu formato e/ou à sua finalidade.

4 Ajustagem Formatos de limas – quanto à forma, as limas diferenciam-se entre: Chatas (Também podem ser paralelas) Meia Cana

5 Ajustagem Quadrada Redonda Triangular

6 Ajustagem Lima Faca

7 Usinagem Manual Traçagem
Para a correta utilização dos processos, necessitamos de que as peças apresentem a localização impressa na superfície, como por exemplo o caso de furações com furadeiras, fresadoras, centros de usinagem e afins. Para este processo de traçagem, é utilizado um material para cobrir a superfície da peça e, em seguida, um equipamento para fazer a marcação da localização do processo a ser executado.

8 Usinagem Manual Traçagem
A traçagem é a remoção de uma pequena quantidade de material sob uma superfície coberta por tinta de traçagem, gerando assim uma linha clara sob a superfície pintada. A cobertura da superfície da peça é feita com uma tinta especial, chamada tinta de traçagem. É uma tinta feita especificamente para o processo de traçagem.

9 Usinagem Manual Traçagem

10 Usinagem Manual Traçagem
Com a superfície coberta pela tinta de traçagem, é necessário a utilização de uma ferramenta para fazer a marcação na superfície. Essa marcação pode ser feita manualmente, ou através de ferramentas próprias, como o traçador de altura. De forma manual, pode ser feita com uma régua metálica sem graduação e um riscador. Para esse processo, necessita-se que seja feita uma marcação com medida anterior, a qual serão ligadas através da formação de traços sob a superfície. Também pode ser feita com um compasso metálico, utilizado somente para marcações no campo da mecânica.

11 Usinagem Manual Traçagem
O processo de marcação com compasso de traçagem também necessita de marcação anterior com medida, para que o processo seja efetuado corretamente.

12 Usinagem Manual Traçagem

13 Usinagem Manual Traçagem
Para a traçagem com auxílio de ferramentas, necessitamos de um equipamento chamado Traçador de altura. O traçador possui uma coluna na vertical, com ranhuras para movimentação da interface de medição. Essa interface fará a leitura da atual posição e eventual movimentação do conjunto. Possui também uma ponta de traçagem, feita de Metal duro, a qual é utilizada para fazer a traçagem sob a superfície da peça.

14 Usinagem Manual Traçagem

15 Usinagem Manual Traçagem
A traçagem com o traçador de altura requer uma mesa metálica ou de mármore, totalmente plana. Para isto, deve-se utilizar uma mesa chamada Desempeno, ou mesa de traçagem.

16 Usinagem Manual Traçagem
Essa é uma mesa especial, construída totalmente de mármore, ou de material metálico. Na mesa metálica, a mesma é construída de ferro fundido, com a superfície retificada e com a necessidade de ranhuras na parte inferior, para que a mesma não sofra deformação por empenamento ao longo do tempo.

17 Usinagem Manual Traçagem


Carregar ppt "Usinagem Manual."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google