A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ferramentas manuais e elétricas para o eletricista Alicates O alicate é uma ferramenta articulada que serve fundamentalmente para multiplicar a força aplicada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ferramentas manuais e elétricas para o eletricista Alicates O alicate é uma ferramenta articulada que serve fundamentalmente para multiplicar a força aplicada."— Transcrição da apresentação:

1 Ferramentas manuais e elétricas para o eletricista Alicates O alicate é uma ferramenta articulada que serve fundamentalmente para multiplicar a força aplicada pelo usuário para incidi-la sobre o objeto desejado. A multiplicação de força se dá pelo princípio de alavanca, podendo ser calculada através das Leis de Newton. Alicates são usados para muitas finalidades, sendo uma das ferramentas mais comuns em uso pelo homem. Na maioria dos casos, o uso se dá em trabalhos de mecânica, de eletricidade e de eletrônica. Existem diversos tipos e tamanhos de alicate, cada um adaptado às suas aplicações específicas.

2 Ferramentas manuais e elétricas para o eletricista Partes de um alicate

3 Ferramentas manuais e elétricas para o eletricista Partes de um alicate

4 Ferramentas manuais e elétricas para o eletricista Partes de um alicate CABEÇA: É a parte do alicate que incide força sobre o objeto trabalhado. Nela que ocorrem as adaptações mais significativas para as diferentes aplicações, de acordo com o tipo de incidência que se deseja. A função da cabeça pode ser, por exemplo, segurar, apertar, cortar, conformar ou até mesmo combinar diversas destas funções. Em geral, é composta por mordedores e/ou lâminas. A cabeça é a parte menor do braço de alavanca, sendo, portanto, sempre mais curta que os cabos.

5 Ferramentas manuais e elétricas para o eletricista Partes de um alicate ARTICULAÇÃO: É o vínculo mecânico entre as peças articuladas do alicate, responsável por servir de apoio para a transferência de força dos cabos à cabeça. Geralmente é composto por um pino, em torno do qual deslizam de forma circular as outras partes. Podem haver ainda articulações mais complexas de acordo com a finalidade, como num alicate de pressão, por exemplo.

6 Ferramentas manuais e elétricas para o eletricista Partes de um alicate CABOS: São os braços onde o usuário aplica força. Podem apresentar curvatura diversa, de acordo com a conveniência anatômica do uso. O tamanho também pode variar proporcionalmente, de acordo com a quantidade de força que se deseja transferir à cabeça. O cabo pode ser nu ou apresentar revestimento. O revestimento pode servir para dar aderência, melhorar o conforto, dar proteção mecânica, isolar eletricamente ou, simplesmente, para dar melhor aspecto ao acabamento.

7 Ferramentas manuais e elétricas para o eletricista Tipos de Alicates Alicate Universal Alicate de Bico Chato Alicate de Bico Redondo Alicate de Bico Meia-Cana Alicate de Pressão Alicate Crimpador Alicate Multifuncional

8 Alicate Universal Ferramentas manuais e elétricas para o eletricista

9 Alicate Universal Ferramentas manuais e elétricas para o eletricista É o alicate mais conhecido; é chamado assim, pois tem a capacidade de cortar, de segurar com firmeza e prensar terminais (região retificada próxima a articulação do alicate). Os usuários associam seu nome - "universal" - à execução de qualquer tipo de tarefa, como utilizar como martelo, batendo-o em alguma peça; usar como chave para soltar parafusos; ou como pé-de-cabra para arrancar pregos. Todas estas maneiras de utilização do Alicate Universal são incorretas, pois podem causar acidentes pessoais ou danificar equipamentos. Fonte: | Acesssado:08/03/2012

10 Alicate Universal Ferramentas manuais e elétricas para o eletricista O Alicate Universal tem finalidades específicas de uso. São elas: Cortar fios e arames: é possível cortar materiais como cobre, latão, bronze, alumínio, plástico, aço, aço temperado com diâmetro máximo de 2mm (tipo corda de piano) com a região do corte do alicate; Segurar com firmeza superfícies de forma chata, cilíndrica, oval, quadrada, sextavada, oitavada ou poligonal através das suas mandíbulas planas e ovaladas; Prensar terminais utilizando as partes internas do cabo (região retificada próxima da articulação do alicate); Executar tarefas em linhas energizadas utilizando o alicate de cabo isolado para 1000V. Esta marcação deve estar obrigatoriamente gravada no cabo do alicate, conforme a norma NBR Fonte: | Acesssado:08/03/2012

11 Como preservar e manter um alicate Ferramentas manuais e elétricas para o eletricista 1.Não utilizar o alicate para bater, soltar parafusos ou arrancar pregos; 2.Não segurar peças próximas da região que for soldada, pois este procedimento pode aquecer demasiadamente a mandíbula e danificar de forma irreversível o tratamento térmico aplicado no alicate; 3.Aplicar periodicamente uma fina película de óleo lubrificante nas partes metálicas do alicate para proteger sua superfície; 4.Evitar a queda do alicate, pois isto pode danificar sua isolação; 5.Guardar o alicate em ambientes secos e longe de objetos ou ferramentas pontiagudas e cortantes. Isto evitará qualquer perfuração na sua isolação. Fonte: | Acesssado:08/03/2012

12 Alicate de Bico Chato Ferramentas manuais e elétricas para o eletricista

13 Alicate de Bico Chato Ferramentas manuais e elétricas para o eletricista Este alicate devido ao seu tamanho reduzido possibilita alcançar peças ou componentes com maior precisão e sensibilidade em lugares em que isso se faz necessário. Pode ter função corte ou não. É caracterizado pelas pontas igualmente planas e achatadas.

14 Alicate de Bico Redondo Ferramentas manuais e elétricas para o eletricista

15 Alicate de Bico Redondo Ferramentas manuais e elétricas para o eletricista Este alicate geralmente é utilizado para confeccionar olhais em fios ou arames, além de ser útil para dar acabamentos arredondados em fios e arames.

16 Alicate de Bico Meia Cana Ferramentas manuais e elétricas para o eletricista

17 Alicate de Bico Chato Ferramentas manuais e elétricas para o eletricista Este alicate devido ao seu tamanho reduzido possibilita alcançar peças ou componentes com maior precisão e sensibilidade em lugares em que isso se faz necessário. Pode ter função corte ou não. É caracterizado pelas pontas em formato meia cana (semicírculo).

18 Alicate de Pressão Ferramentas manuais e elétricas para o eletricista

19 Alicate de Pressão Ferramentas manuais e elétricas para o eletricista Entre outras utilidades, o alicate de pressão serve para fixar e segurar peças, travando-as com uma pressão que não seria conseguida com outro alicate. Depois de usada, a ferramenta deve ser limpa e guardada em local apropriado. Importante lubrificar as articulações do alicate periodicamente

20 Alicate Crimpador Ferramentas manuais e elétricas para o eletricista

21 Alicate Crimpador Ferramentas manuais e elétricas para o eletricista Entre outras utilidades, o alicate de pressão serve para fixar e segurar peças, travando-as com uma pressão que não seria conseguida com outro alicate. Depois de usada, a ferramenta deve ser limpa e guardada em local apropriado. Importante lubrificar as articulações do alicate periodicamente


Carregar ppt "Ferramentas manuais e elétricas para o eletricista Alicates O alicate é uma ferramenta articulada que serve fundamentalmente para multiplicar a força aplicada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google