A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONDUTORES ELÉTRICOS APLICAÇÕES EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Características construtivas Os condutores elétricos apresentam diferentes formas e tipos de fabricação,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONDUTORES ELÉTRICOS APLICAÇÕES EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Características construtivas Os condutores elétricos apresentam diferentes formas e tipos de fabricação,"— Transcrição da apresentação:

1 CONDUTORES ELÉTRICOS APLICAÇÕES EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Características construtivas Os condutores elétricos apresentam diferentes formas e tipos de fabricação, cada um deles utilizados de acordo com as suas características especificas. FORMA TIPO DE APLICAÇÃO DOS CONDUTORES

2 a)Redondo sólido b)Redondo normal c)Redondo compacto d)Setorial compacto e)Condutor flexível CONDUTOR REDONDO NORMAL

3 1) Fio redondo sólido Está limitado à seção de 10 mm 2. Acima desse valor apresenta pouca flexibilidade, dificultando os trabalhos de puxamento, acomodação e de ligação. Largamente utilizado nas instalações de iluminação e força. 2) Condutor redondo normal Conhecido como condutor de formação concêntrica ou regular. É o mais utilizado nas instalações elétricas prediais e industriais quando são necessárias seções superiores a 10 mm 2, devido a sua flexibilidade.

4 É constituído por um fio central envolvido por uma ou mais coroas de fio redondo sólido. 3) Condutor redondo compacto Construído de maneiro similar ao anterior, porém é submetido a um processo de compactação que resulta na deformação dos fios elementares das diferentes coroas, reduzindo o seu diâmetro. Os condutores de baixa e de média tensões nas seções de 10 a 500 mm 2 têm construção compactada. 4) Condutor setorial compacto Possui uma deformação específica dos fios elementares das diversas coroas. Destinado à construção de cabos tripolares e quadripolares.

5 5) Condutor flexível É fabricado a partir do encordoamento de vários fios elementares de diâmetro reduzido. O encordoamento é empregado de acordo com os seguintes critérios: Cabos de baixa tensão - Encordoamento redondo normal para as seções compreendidas entre 1,5 e 10 mm 2 - Encordoamento redondo compacto para as seções superiores a 6 mm 2 - Encordoamento setorial compacto em cabos de 3 e 4 condutores para seções iguais ou superiores a 50 mm 2 até 240 mm 2.

6 EXEMPLOS CONDUTOR REDONDO DE MÚLTIPLAS CAMADAS CONDUTOR REDONDO COMPACTO CONDUTOR SETORIAL COMPACTO

7 5) Condutor flexível Cabos de média tensão -Encordoamento redondo compacto para todas as seções de cabos. COMPONENTES DE UM CABO Praticamente somente dois metais se destinam à fabricação de condutores elétricos: alumínio e cobre a) Condutores de alumínio Dominam o mercado nas aplicações de redes e linhas aéreas de distribuição e de transmissão de energia elétricas. Apresenta baixo custo quando comparado com os condutores de cobre.

8 Apresenta bom comportamento aos esforços mecânicos, quando encordoados com alma de aço. São também utilizados nas redes de distribuição subterrâneas de centros urbanos, tanto em média quanto em baixa tensões. A norma NBR 5410 só permite sua utilização para seções superiores ou iguais a 16 mm 2 Dificuldade de conexão quando o outro elemento a ser conectado é o cobre. b) Condutores de cobre

9 BLINDAGENS DE CAMPO ELÉTRICO São materiais semicondutores ou simplesmente condutores que envolvem o condutor e possuem a finalidade de confinar o campo elétrico ou de escoar as correntes induzidas e de curto-circuito. A blindagem de cabo é constituída da seguinte forma: a) Blindagem do condutor É constituída de uma fita não metálica semicondutora. - Utilização: Em cabos isolados XLPE 1,8/3 kV ou em cabos isolados em PVC e EPR a partir de 3,6/6 kV A presença da blindagem é fundamental para uniformização das linhas de campo elétrico radial e longitudinal.

10 BLINDAGENS DE CAMPO ELÉTRICO b) Blindagem da isolação A blindagem da isolação é constituída por uma fita semicondutora, associada a uma parte metálica. A fita semicondutora é aplicada diretamente sobre a isolação. -Utilização XLPE: a partir de 1,8/3 kV EPR: 3,6/6 kV O objetivo da blindagem da isolação é eliminar o efeito dos vazios ionizáveis entre a isolação e a blindagem metálica.

11 BLINDAGENS DE CAMPO ELÉTRICO CABO SEM BLINDAGEM CABO COM BLINDAGEM

12 O objetivo da blindagem metálica é eliminar a possibilidade de choque elétrico e promover um caminho de baixa impedância para as correntes de falta à terra. Ela é constituída por fios aplicados longitudinalmente, de fita aplicada helicoidalmente, de camada concêntrica de fios. CABO UNIPOLAR DE CLASSE ATÉ 35 kV COM BLINDAGEM DE FIOS METÁLICOS CABO UNIPOLAR DE CLASSE ATÉ 35 kV COM BLINDAGEM DE FIOS METÁLICOS E FITA METÁLICA

13 CABO TRIPOLAR DE CLASSE ATÉ 35 kV

14 CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS 1)Seleção da tensão de isolamento Os cabos são identificados segundo a NBR 6251, através de dois valores de tensão V 0 /V. O valor de V 0 corresponde a tensão entre fase e neutro e o valor V corresponde à tensão entre fases (tensão de linha). Exemplo: cabos 8,7/15 kV


Carregar ppt "CONDUTORES ELÉTRICOS APLICAÇÕES EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Características construtivas Os condutores elétricos apresentam diferentes formas e tipos de fabricação,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google