A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO Aula 3. QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO É o local onde se concentra a distribuição de toda a instalação elétrica; Recebe os condutores do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO Aula 3. QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO É o local onde se concentra a distribuição de toda a instalação elétrica; Recebe os condutores do."— Transcrição da apresentação:

1 QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO Aula 3

2 QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO É o local onde se concentra a distribuição de toda a instalação elétrica; Recebe os condutores do ramal de alimentação que vem do medidor Partem os condutores para alimentar os circuitos terminais que alimentam as cargas (lâmpadas, tomadas, chuveiros,...)

3 E SPAÇO R ESERVA Quantidade de circuitos disponível - N Espaço mínimo destinado a reserva (em número de circuitos) Até 62 7 a a 304 N > 300,15N Deve-se prever espaço reserva para instalações futuras conforme tabela a seguir:

4 P ARTES COMPONENTES DE UM QD Dispositivos de proteção: disjuntores termomagnéticos, disjuntores DR, dispositivo de proteção contra surto (DPS); Barramento de interligação das fases ; Barramento de neutro ; Barramento de proteção (terra) ; Estrutura: metal ou PVC

5 ADVERTÊNCIA 1. Quando um disjuntor atua, desligando algum circuito ou a instalação inteira, a causa pode ser uma sobrecarga ou curto-circuito. Por isso nunca troque os disjuntores por outros de maior corrente simplesmente sem antes trocar a seção dos condutores por outros de maior seção (bitola) 2. Nunca desative a chave automática de proteção contra choques elétricos (disjuntor DR) – risco de choques elétricos.

6 TIPOS DE QUADROS DE DISTRIBUIÇÃO Monofásico Bifásico Trifásico

7 MONOFÁSICOMONOFÁSICO

8 BIFÁSICOBIFÁSICO

9 TRIFÁSICOTRIFÁSICO

10 T IPOS DE C IRCUITOS Circuito de distribuição; Circuitos terminais. Circuitos de Distribuição – atende a várias cargas, sai do QM e vai até o QD; Circuitos Terminais – partem do QD e atendem diretamente: lâmpadas, TUG´s e TUE´s.

11 C IRCUITOS T ERMINAIS

12 DR Dispositivo de proteção da corrente diferencial-residual (DR) é utilizado somente para proteção à corrente de fuga (30mA, 300mA ou 500mA); A capacidade de corrente desse dispositivo refere-se a corrente máxima que suporta seus contatos. Ex.: Se um DTM for 50A, então DR = 63A Se um DTM for 70A, então DR = 80A

13 REPRESENTAÇÃO DE ESQUEMAS MULTIFILARES OU UNIFILARES DOS QUADROS DE DISTRIBUIÇÃO Após a divisão da instalação em circuitos terminais e feito o Quadro de Distribuição de Cargas d everá ser elaborado os desenhos esquemáticos Desenhos Esquemáticos: Esquema Multifilar ou Esquema Unifilar

14 E SQUEM A UNIFILA R

15 OBSERVAÇÕES Até 16mm² todos os condutores fase, neutro e proteção têm a mesma seção; Deve ser respeitado o número mínimo de circuitos reserva de acordo com a quantidade de circuitos do QD. REPRESENTAÇÃO DA FIAÇÃO E ELETRODUTO Diâmetro do eletroduto Material do eletroduto Classe de isolação do condutor Seção do condutor de proteção Seção do condutor neutro Seção do condutor fase Número de fases


Carregar ppt "QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO Aula 3. QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO É o local onde se concentra a distribuição de toda a instalação elétrica; Recebe os condutores do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google