A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CITOPLASMA E SUAS ORGANELAS Setor A Prof: Luís Eduardo de Souza Gazal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CITOPLASMA E SUAS ORGANELAS Setor A Prof: Luís Eduardo de Souza Gazal."— Transcrição da apresentação:

1 CITOPLASMA E SUAS ORGANELAS Setor A Prof: Luís Eduardo de Souza Gazal

2 INTRODUÇÃO O estudo das células só foi possível após o desenvolvimento do microscópio. A primeira célula foi observada por Robert Hooke, em 1665. Microscópio Óptico – aumento de 2.000 vezes Microscópio Eletrônico – aumento de 1.000.000 vezes Microscópio Eletrônico de Varredura – aumento de 100.000.000 vezes

3 OBSERVAÇÃO FEITA POR ROBERT HOOKE NO MICROSCÓPIO

4 CITOPLASMA O citoplasma, hialoplasma ou citosol é composto por água, sais minerais, íons e outras macromoléculas (açúcares, proteínas). Além disso estruturas com diferentes funções estão dispersas pelo citoplasma, as organelas.

5 CITOPLASMA O citoplasma não é estático, ou seja, imóvel. Ele está em constante movimento para que as substâncias necessárias para a atividade celular sejam melhor distribuídas. Este movimento chama-se ciclose.

6 NÚCLEO MOVIMENTO DO CITOPLASMA CICLOSE

7 CITOPLASMA Além da ciclose outro movimento é realizado pelo citoplasma quando a célula se desloca. Certas células têm a capacidade de se movimentar por uma estrutura chamada de pseudópode. Pseudópodes significa “falsos pés”.

8 PSEUDÓPODES

9 CITOPLASMA Ainda no citoplasma existe outra estrutura que ajuda na sustentação da célula e no movimento amebóide (pseudópodes), chamado citoesqueleto. O citoesqueleto é formado por: - Microfilamentos (actina) - Microtúbulos - Filamentos Intermediários

10 MICROSCOPIA ELETRÔNICA DO CITOESQUELETO

11 Microtúbulos Microfilamentos Filamentos Intermediários

12 ORGANELAS As organelas citoplasmáticas têm funções específicas dentro da célula dos diferentes seres vivos. Cada tipo de célula têm as organelas compatíveis com sua atividade.

13 ORGANELAS As organelas são: -Retículo Endoplasmático -Ribossomos -Complexo de Golgi -Lisossomos -Peroxissomos -Mitocôndrias -Cloroplastos -Centríolos -Vacúolos

14 RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO O retículo endoplasmático é uma organela membranosa (lipoprotéica). O retículo endoplasmático pode ser: Rugoso – com a presença de ribossomos a membrana. Liso – sem ribossomos na membrana.

15 RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO O retículo forma um emaranhado de túbulos e assim têm por função o transporte de substâncias. Além disso o retículo pode armazenar substâncias como por exemplo o Ca ++ (Cálcio) O retículo liso sintetiza lipídios, enquanto que o rugoso sintetiza proteínas.

16 RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO LISO E RUGOSO

17 RIBOSSOMOS Os ribossomos não são membranosos mas formados por uma fita de RNA enovelada (RNAr). Os ribossomos têm uma função muito importante para a célula que é a síntese de proteínas. Ele é a única organela presente em todos os tipos celulares.

18 RIBOSSOMOS Os ribossomos são formados por duas subunidades, uma maior e uma menor. Estão separadas no citoplasma e só se unem quando vão realizar a síntese protéica. Os ribossomos ligam os aminoácidos adicionados no processo de tradução. Essa ligação é chamada de ligação peptídica.

19 PROCESSO DE TRADUÇÃO PARA A SÍNTESE PROTÉICA LEITURA DA FITA DE RNAm PELO RIBOSSOMO E ADIÇÃO DE AMINOÁCIDOS PELO RNAt

20 ESTRUTURA DO RNAt VÁRIOS RIBOSSOMOS SINTETIZANDO PROTEÍNAS (POLIRRIBOSSOMOS)

21 COMPLEXO DE GOLGI O Complexo de Golgi tem a aparência de bolsas achatadas e também é membranosa (lipoprotéica). Têm por função a secreção celular. Essa organela produz vesículas que transportam as substâncias produzidas pelas células par ao meio externo.

22

23 COMPLEXO DE GOLGI Uma exemplo de excreção é o suco pancreático que deve ser liberado no intestino, para agir digerindo as macromoléculas dos alimentos. A célula produz as enzimas pelo (R.E.R) que são empacotadas pelo Complexo de Golgi em pequenas vesículas. Estas são exportadas para fora da célula.

24 SECREÇÃO DE SUBSTÂNCIAS PELO COMPLEXO DE GOLGI

25 LISOSSOMOS Os lisossomos são organelas membranosas (lipoprotéicas). Têm por função a digestão celular. São produzidos pelo Complexo de Golgi, formado pequenas vesículas contendo enzimas digestivas.

26 ESTRUTURA DO LISOSSOMO E SUA ORIGEM NO COMPLEXO DE GOLGI UNIÃO DA VESÍCULA DIGESTIVA COM A VESÍCULA ALIMENTAR

27 PEROXISSOMOS São organelas membranosas (lipoprotéica). Têm por função a degradação dos peróxidos formados na célula, pela enzima catalase. Os peróxidos são formados por radicais livres da célula e são prejudiciais caso não sejam degradados.

28 ESTRUTURA DO PEROXISSOMO MICROSCOPIA DO PEROXISSOMO

29 MITOCÔNDRIAS As mitocôndrias são organelas membranosas (lipoprotéica). Têm a função da respiração celular, ou seja, produção de energia. Os processos de produção de energia pela respiração ocorre em etapas e duas delas ocorrem na mitocôndria.

30 ESTRUTURA DA MITOCÔNDRIA

31 MICROSCOPIA ELETRÔNICA DA MITOCÔNDRIA

32 CLOROPLASTOS São organelas membranosas (lipoprotéicas) e são exclusivas dos vegetais. Têm a função de realizar a fotossíntese. Essa organela possui a clorofila, pigmento necessário para o processo da fotossíntese.

33 ESTRUTURA DO CLOROPLASTO

34 MICROSCOPIA ELETRÔNICA DO CLOROPLASTO

35 CENTRÍOLOS Os centríolos não são membranosos mas sim formados por microtúbulos (9 trincas). São organelas exclusivas dos animais e têm a função da divisão celular. Os centríolos são responsáveis também por originar os cílios e os flagelos das células.

36 ESTRUTURA DO CENTRÍOLO

37 MICROSCOPIA ELETRÔNICA DO CENTRÍOLO

38

39 MICROSCOPIA DOS FLAGELOS E CÍLIOS

40 MOVIMENTO DOS CÍLIOS E FLAGELOS

41 PAREDE CELULAR A parede celular está presente nas bactérias, nos fungos e nos vegetais. Além da proteção à célula, ela tem a função da divisão celular no vegetal. Esse divisão ocorre de dentro para fora da célula.

42

43 DIVISÃO CELULAR NO VEGETAL (MICROGRAFIA)

44 VACÚOLOS Os vacúolos são organelas responsáveis pelo armazenamento de substâncias. Além disso em certos organismos pode servir como regulador osmótico.

45 VACÚOLO DE ARMAZENAMENTO DE GORDURA

46 VACÚOLO PÚLSÁTIL (PROTOZOÁRIO)

47 FIM


Carregar ppt "CITOPLASMA E SUAS ORGANELAS Setor A Prof: Luís Eduardo de Souza Gazal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google