A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo) As células são.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo) As células são."— Transcrição da apresentação:

1

2 CITOLOGIA

3 A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo) As células são as unidades funcionais e estruturais básicas dos seres vivos!

4 A história da Citologia Hans e Zaccharias Janssen- No ano de 1590 inventaram um pequeno aparelho de duas lentes que chamaram de microscópio. Robert Hooke ( )- Em 1665 observou os espaços vazios de uma cortiça, os quais chamou de célula (pequena cela)

5 A história da Citologia Theodor Schwann e Mathias Schleiden (1839) – observa a existência de células nos animais e nos vegetais. Todos os seres vivos são constituídos por células! TEORIA CELULAR

6 TEORIA CELULAR TEORIA CELULAR TODO SER VIVO É CONSTITUÍDO POR CÉLULA TODO METABOLISMO OCORRE EM NÍVEL CELULAR TODO SER VIVO ORIGINA-SE DE CÉLULAS PRÉ-EXISTENTES (BIOGÊNESE) TODA CÉLULA POSSUI MATERIAL GENÉTICO (DNA/RNA)

7 A célula Eucariota B célula Procariota

8

9 CITOLOGIA Microscópio óptico (até 2000 vezes); Microscópio eletrônico (até 100 milhões de vezes);

10

11 Citologia Os seres vivos formados por células podem ser divididos em: –Unicelulares: Seres vivos formados por uma única célula. Ex: bactérias, algas e protozoários.

12 Citologia Seres pluricelulares: seres vivos formados por muitas células. Ex: animais e vegetais.

13 Citologia As células podem ser categorizadas por tamanho: –Microscópicas (< 0,1 mm). –Macroscópicas (> 0,1 mm): podem ser vistas a olho nú.

14 Formas das células Esféricas Fusiformes (alongadas) Discóides Estreladas

15 Tipos de movimentação celular: Ciclose

16 Movimento Ameboide:

17 Estruturas das células Basicamente uma célula é formada por três partes básicas: –Membrana: “capa” que envolve a célula; –Citoplasma: região que fica entre a membrana e o núcleo; –Núcleo: estrutura que controla as atividades celulares.

18 A Membrana Plasmática É uma “capa” dupla que envolve e protege todo o interior da célula. Permeabilidade Seletiva: capacidade de selecionar as substâncias que entram e saem da célula.

19 Parede celulósica É constituída pela celulose. Reduz a perda de água e promove a rigidez das células.

20 Citoplasma Fica entre a membrana e o núcleo; É preenchido pelo citosol ( hialoplasma); É onde encontram-se dispersos os organoides (organelas citoplasmáticas) que garantem o bom funcionamento da célula; Constituído de água e proteínas; Local onde é armazenada e produzida a maioria das substâncias para a atividade celular.

21

22

23 Retículo Endoplasmático Liso Retículo Endoplasmático Rugoso Ribossomos Núcleo Membrana Plasmática Mitocôndria Complexo de Golgi Lisossomos Centríolos

24 Organelas Citoplasmáticas Complexo de Golgi: É formado por pequenas bolsas. Serve para armazenar e descartar substâncias. Mitocôndria: Responsável pela respiração celular e produção de energia. Células que utilizam bastante energia tem muitas mitocôndrias, por exemplo, as células musculares. Apresenta DNA,RNA e ribossomos mitocondriais.Por isso apresentam capacidade de autoduplicação.

25 Lisossomos: São estruturas responsáveis pela digestão da célula. Retículo Endoplasmático: É responsável pelo transporte, distribuição e armazenamento de substâncias. Forma uma rede de canais que ocupam grande parte do Citoplasma.

26 Centríolos : Participam do processo de formação de cílios e flagelos e formação das fibras do fuso na divisão celular (multiplicação das células). Apresentam capacidade de autoduplicação Cloroplastos: São responsáveis pela fotossíntese. É nestas estruturas que encontramos a CLOROFILA (pigmento verde). São encontrados apenas nas células vegetais!

27 Núcleo O Núcleo atua na reprodução celular. Também é portador das características hereditárias e coordena as atividades celulares.

28 Carioteca: membrana dupla e porosa que envolve o Núcleo, permitindo a comunicação com o Citoplasma; Nucleoplasma: massa fluída limitada pela Carioteca que ocupa o interior do núcleo; Cromatina: material constituído por DNA (material genético). Responsável pelas CARACTERÍSTICAS HEREDITÁRIAS. Nucléolo: estrutura que produz proteínas.

29 Diferenças entre células animais e vegetais:

30

31 1.O que é a Citologia? 2.O que diz a Teoria Celular? 3.O que é uma célula? 4.Qual a principal ferramenta utilizada para o estudo das células? 5.O que diferencia um ser unicelular de um multicelular? 6.Por que os seres vivos possuem células de diferentes formatos? 7.Quais são as três partes básicas de uma célula? 8.Qual é a principal característica da Membrana Plasmática? 9.Em quais células podemos encontrar a parede celulósica? 10.Onde encontramos os organóides (organelas citoplasmáticas)? 11.Ao observar uma célula no microscópio pode-se perceber a existência de cloroplastos. Esta célula é: ____________. 12.Por que os cloroplastos são importantes para as plantas? 13.Onde iremos encontrar uma maior quantidade de mitocôndrias: nas células dos nossos músculos ou da nossa pele? Justifique.


Carregar ppt "CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo) As células são."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google