A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GERÊNCIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA MUNICIPAL – NTM Joinville.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GERÊNCIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA MUNICIPAL – NTM Joinville."— Transcrição da apresentação:

1 GERÊNCIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA MUNICIPAL – NTM Joinville

2 Andreza Faria Malewschik PROFESSOR RESPONSÁVEL

3 6 º Ano TURMAS

4 Sistema de Numeração História Sistema de Numeração Egípcio Sistema de Numeração Romano Sistema de Numeração Indo-Arábico TEMA/CONTEÚDO

5 Cumprir a matriz curricular da rede municipal de ensino. Compreender a origem dos números, sua evolução e utilidade para os nossos dias. JUSTIFICATIVA

6 TI OBJETIVO GERAL Conhecer a história da matemática e a evolução dos números; Compreender os sistemas de numeração egípcios, romanos e indo-arábicos.

7 Relacionar os sistemas de numeração egípcio, romano e indo-arábico; Identificar as características dos sistemas de numeração egípcios e romanos; Representar os números indo-arábicos utilizando os símbolos os sistemas de numeração egípcio e romano; Utilizar os símbolos do sistema de numeração romano na representação dos séculos; Montar seu próprio sistema de numeração, utilizando recursos Power point, Paint, etc. TI OBJETIVOS ESPECÍFICOS

8 TI DESENVOLVIMENTO ETAPAS/ AULAS DESCRIÇÃO ETAPA 1 Responder as questões Responder as questões: Quem inventou a matemática? Por quê? Como seria nosso mundo sem a matemática? O que você conseguiria fazer? Você conhece alguma história de como se iniciou a matemática? Escreva sobre ela. O que você conhece sobre os números egípcios, romanos e indo- arábicos? por chat Discussão das respostas: por chat Vídeo: Vídeo: A história dos números Vídeo 1: http://www.youtube.com/watch?v=TF8W0B3Pai8 Vídeo 2: http://www.youtube.com/watch?v=uguJRmQhbIs http://www.youtube.com/watch?v=TF8W0B3Pai8 http://www.youtube.com/watch?v=uguJRmQhbIs Exercícios do livro

9 TI DESENVOLVIMENTO ETAPAS/AULASDESCRIÇÃO ETAPA 2 Vídeo: Vídeo: A história dos números http://www.youtube.com/watch?v=ntylzQWvzCA parte sobre os números egípcios http://www.youtube.com/watch?v=ntylzQWvzCA Sistema de Numeração Egípcio – pontuar as características, os símbolos e os valores Exercícios do livro Exercícios do livro.

10 TI DESENVOLVIMENTO ETAPAS/AULASDESCRIÇÃO ETAPA 3 Correção da atividade Vídeo: Vídeo: A história dos números http://www.youtube.com/watch?v=ntylzQWvzCA parte sobre os números romanos http://www.youtube.com/watch?v=ntylzQWvzCA Números romanos – pontuar as características, os símbolos e os valores Exercício do livro.

11 TI DESENVOLVIMENTO ETAPAS/AULASDESCRIÇÃO ETAPA 4 Correção da atividade Números romanos e os séculos Exercício extra

12 TI DESENVOLVIMENTO ETAPAS/AULASDESCRIÇÃO ETAPA 5 Correção da atividade Vídeo: Vídeo: A história dos números http://www.youtube.com/watch?v=ntylzQWvzCA parte sobre os números indo-arábicos http://www.youtube.com/watch?v=ntylzQWvzCA Sistema de Numeração Indo-arábico– pontuar as características, os símbolos e os valores Exercício do livro. Responder as questões: Se você tivesse que criar um sistema de numeração como ele seria?

13 TI DESENVOLVIMENTO ETAPAS/AULASDESCRIÇÃO ETAPA 6 Vídeo: Vídeo: A história dos números http://www.youtube.com/watch?v=ntylzQWvzCA revisar todo o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=ntylzQWvzCA Organizar equipesmontar um sistema Power point Organizar equipes de 2 alunos e montar um sistema de numeração próprio, no Power point: característica, símbolos e valores.

14 TI DESENVOLVIMENTO ETAPAS/AULASDESCRIÇÃO ETAPA 7 Apresentação Apresentação do material elaborado Revisão Revisão do conteúdoAvaliação

15 Atividades e Tarefas Realizadas Apresentação do Sistema de Numeração Construído Avaliação Escrita Atividade de Recuperação AVALIAÇÃO

16 Vídeos: 1. A História dos Números para Séries Iniciais http://www.youtube.com/watch?v=TF8W0B3Pai8 2. A Historia dos Números das Pedrinhas ao Computador http://www.youtube.com/watch?v=uguJRmQhbIs 3. A História dos Números nas Civilizações http://www.youtube.com/watch?v=ntylzQWvzCA Chat para discussão sobre as questões apresentadas. Power Point e Paint: para construção do seu sistema de numeração. http://www.youtube.com/watch?v=TF8W0B3Pai8 http://www.youtube.com/watch?v=uguJRmQhbIs http://www.youtube.com/watch?v=ntylzQWvzCA RECURSOS

17 Conhecer a história dos números. Compreender das caracteristicas dos sistema de numeração egípcio, romano e indo-arábico. RESULTADOS ESPERADOS

18 1.A História dos Números para Séries Iniciais http://www.youtube.com/watch?v=TF8W0B3Pai8 2. A Historia dos Números das Pedrinhas ao Computador http://www.youtube.com/watch?v=uguJRmQhbIs 3. A História dos Números nas Civilizações http://www.youtube.com/watch?v=ntylzQWvzCA 4. SOUZA, Joamir Roberto de. Vontade de Saber Matemática. 6º ano. São Paulo: FTD, 2009. http://www.youtube.com/watch?v=TF8W0B3Pai8 http://www.youtube.com/watch?v=uguJRmQhbIs http://www.youtube.com/watch?v=ntylzQWvzCA REFERÊNCIAS


Carregar ppt "GERÊNCIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA MUNICIPAL – NTM Joinville."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google