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Aula 5 DESENVOLVIMENTO Atualidades - Prof. Savio Gonçalves.

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1 Aula 5 DESENVOLVIMENTO Atualidades - Prof. Savio Gonçalves

2 Análise da semana CONTEXTO EM MINUTOS

3 A Guerra Fria Período de conflitos indiretos e disputa estratégica entre EUA e URSS De 1945 (Segunda Guerra) até 1991 (Nascimento da Rússia) Liberalismo X Comunismo Capitalismo X Socialismo Primeiro Mundo Segundo Mundo Terceiro Mundo

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5 Os países subdesenvolvidos Década de 60 Fome, guerras e ditaduras no terceiro mundo Subdesenvolvimento como consequência do baixo consumo A questão da colonização dos países ◦Povoamento ◦Exploração Teorias diversas

6 Divisão do mundo desenvolvido e subdesenvolvido

7 Causas e teorias Teoria Liberal Eficiência produtiva Equilíbrio econômico Ciclo de prosperidade Especialização Multiplicação da capacidade produtiva Concorrência de mercado Liberdade econômica

8 Causas e teorias Teoria Neoliberal O desenvolvimento é uma fase do processo de desenvolvimento É gradual, e ocorre em etapas Sem orientações claras do acontecimento

9 Causas e teorias Teoria Estruturalista O desenvolvimento é uma consequência de diversos fatores que se completam, tendo como espelho a situação mundial Análise da realidade interna de cada país Dinâmica histórica de exploração Países ricos são ricos por causa dos pobres explorados Análise de fatores: fome, desequilíbrio demográfico, industrialização dependente, urbanização irregular, perversões na distribuição de renda

10 Classificação histórica 1)Países subdesenvolvidos formados a partir da colonização pela expansão do capitalismo comercial (século XV ao XVIII). São os países da América Latina e alguns da África Negra, fornecedores de escravos às outras colônias (Moçambique, Angola, Guiné). 2)Países formados pela expansão neocolonialista ou imperialista européia do século XIX. São os países da África, colonizados, sobretudo na segunda metade do século passado, após a Conferência de Berlim (1894-95), que partilhou o continente africano e asiático em zonas coloniais e de influência entre as potencias industrializadas da Europa. 3)Países antigos oriundos da partilha dos velhos impérios pelos europeus ou de sua ocupação durante o colonialismo ou imperialismo. É o caso de países da Ásia e do norte da África que foram conquistados pelos europeus nos séculos XVIII e XIX: Índia, países do Oriente Médio, da Indochina, China, etc. Esses podem ter sofrido o imperialismo de colonização formal (domínio direto ex. Índia) ou informal (protetorados do Laos, Camboja, Vietnã e partilha da China em zonas comerciais).

11 Classificação econômica 1)Países subdesenvolvidos exportadores de matérias primas. São aqueles que exportam apenas seus recursos naturais ou agrícolas sem qualquer industrialização relevante para o mercado internacional. Ex: Arábia Saudita, Kuwait, Namíbia, Bolívia. 2)Países subdesenvolvidos durante o processo de substituição de importações. São aqueles que aproveitaram a ruptura da normalidade do comércio internacional durante as duas guerras mundiais e no período de Grande Depressão dos anos 30 para substituir as importações (bens de consumo por bens de produção) e industrializaram-se medianamente. Ex: Brasil, Argentina, México, Egito, República Sul- Africana. 3)Países subdesenvolvidos industrializados após 1960. São aqueles cuja industrialização baseou-se na exploração da mão de obra barata, na importação total do aparato produtivo e da tecnologia e criação de zonas especiais de produção ou plataformas de produção para exportação para as multinacionais. 4)Os países subdesenvolvidos possuem economias periféricas dentro do sistema econômico internacional. Isso é determinado pela dominação financeira dos países ricos sobre os pobres, que o que produzir quanto produzir, onde produzir, onde vender e o que fazer com o resultado da venda, que no caso, é sempre pagar juros, royalties, patentes os países ricos. O resultado é a espoliação do mundo pobre, sustentado pela baixa produtividade determinada pelas péssimas condições de vida.

12 Indicadores sociais 1)Desnutrição – 70% dos habitantes do 3º mundo consomem menos de 2.400 calorias diárias determinadas pela FAO com mínimo para uma boa nutrição. (Um quarto da população mundial (1,2) bilhão) passa fome. 2)Analfabetismo – Mais de 30% das crianças entre 6 e 11 anos estão fora da escola e 90% delas estão no Terceiro Mundo. Isso demonstra que nem a mínima educação é oferecida à maior parte da população humana. 3)Mortalidade infantil – Os índices de mortalidade infantil vão de 33% a 145%, contra os que vão de 3% a 9% no Primeiro Mundo, medidos com base no primeiro ano de vida das crianças. Esses índices são a síntese das condições de alimentação, higiene e saúde de uma população. A maior causa da mortalidade infantil é a fome, seguida por doenças por ela causadas e as facilmente evitáveis.

13 Indicadores sociais 4) Concentração de renda – Nos países pobres, os índices de concentração de renda são monstruosos e são obstáculos para a criação de um mercado interno promissor. Isso seria o primeiro passo para quebrar a dependência das economias subdesenvolvidas com relação ao mercado internacional. Além de que outros desafios seriam mais facilmente superados se isso ocorresse como criação de um capital nacional para investimentos, melhorias sociais, educacionais e desenvolvimento de tecnologia própria, que também são necessárias à quebra da dominação externa sobre as economias subdesenvolvidas. 5)Produto Interno Bruto (PIB) - É a soma de bens e serviços produzidos por uma nação no decorrer de um ano. Ajuda a medir a capacidade de produção de um país: quanto maior o PIB, mais rica é a nação. 6)Produto Nacional Bruto (PNB) - É a soma de bens e serviços produzidos por uma nação no decorrer de um ano, mais o capital nacional que está no exterior, de cujo valor é subtraído o capital que foi enviado para fora do país nesse período. Normalmente, os países pobres possuem um PIB maior que o PNB.

14 Indicadores sociais 7)Renda per capita - É o PIB de um país dividido pelo número de seus habitantes. Não configura a realidade porque é uma estimativa média da renda anual de cada habitante. 8)Expectativa de vida - É a estimativa do tempo de vida que os habitantes de um país deverão ter. Quanto melhores as condições sociais, maior a esperança ou expectativa de vida. Também é um valor médio. 9)Escolaridade - Mede o grau de instrução da população, Quanto mais tempo de estudo, melhores os indicadores sociais do país.

15 O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) E considerado o indicador socioeconômico mais amplo e mais completo porque leva em conta três aspectos: a expectativa de vida, o grau de escolaridade e a renda per capita. O IDH é uma média dos valores que correspondem ao conjunto desses três aspectos, e varia de O a l. Quanto mais próximo de l, melhor o IDH de uma nação. Analisando e comparando esses indicadores, é possível classificar os países em ricos ou pobres, desenvolvidos ou subdesenvolvidos, com elevado, médio ou baixo IDH. Podemos constatar que as menores rendas per capitas, os menores PIB’s e os mais baixos índices de desenvolvimento humano estão em países subdesenvolvidos. Por outro lado, as nações europeias, o Japão e os Estados Unidos, países desenvolvidos, apresentam situações inversas.

16 Países emergentes Definição inexistente Padrão de vida entre baixo e médio IDH entre médio e alto Renda per capita entre 5 e 8 mil dólares Setor industrial em desenvolvimento Crescimento de infraestrutura (portos/ferrovias/hidrovias/rodovias) Atração de capital externo para investimentos Aumento de multinacionais/transnacionais Geração de empregos Formação de capital elevada Diminuição da pobreza e aumento da classe média Êxodo rural

17 Classes sociais Status social similar segundo critérios específicos Pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) ◦E: Até 2 Salários Mínimos ◦D: De 2 a 4 Salários Mínimos ◦C: De 4 a 10 Salários Mínimos ◦B: De 10 a 20 Salários Mínimos ◦A: 20 ou mais Salários Mínimos

18 Classes sociais Status social similar segundo critérios específicos Pela SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos) ◦Extremamente pobre: até R$ 324,00 ◦Pobre: até R$ 648,00 ◦Vulnerável: até R$ 1.164,00 ◦Baixa classe média: até R$1.764,00 ◦Média classe média: até R$ 2.564,00 ◦Alta classe média: até R$ 4.076,00 ◦Baixa classe alta: até R$ 9.920,00 ◦Alta classe alta: acima de R$ 9.920,00

19 Classes sociais Pela Target Consultoria Mundial ◦Classe A1: famílias com renda mensal maior que R$ 14.400 (€ 4.429) ◦Classe A2: maior que R$ 8.100 (€ 2.491) ◦Classe B: maior que R$ 4.600 (€ 1.415) ◦Classe C: maior que R$ 2.300 (€ 707) ◦Classe D: maior que R$ 1.400 (€ 430) ◦Classe E: maior que R$ 950 (€ 292) ◦Classe F: maior que R$ 400 (€ 123) ◦Classe H: Bolsa Família Média de 2013 = R$ 97,00 (€ 30)

20 Classes sociais Pela FGV (2014) ◦Classe A: acima de 20 salários mínimos (R$ 14.500 +) ◦Classe B: 10 a 20 salários mínimos (R$ 7.250 – R$ 14.499,99) ◦Classe C: 4 a 10 salários mínimos (R$ 2.900 – 7.249,99) ◦Classe D: 2 a 4 salários mínimos (R$ 1.450 – R$ 2.899,99) ◦Classe E: Até 2 salários mínimos (até 1.499,99)

21 Classes sociais nos EUA ◦Classe Alta (Upper Class): US$ 200.000,00 anuais ◦Classe Média-alta (Upper-middle class): de US$ 62.500,00 até US$ 150.000,00 anuais ◦Classe Média (Middle Class): de US$ 32.000,00 até US$ 62.500,00 anuais ◦Classe Média Baixa (Lower-middle Class): de US$ 15.000,00 até US$ 32.000,00 ◦Classe Baixa (Lower Class): renda inferior a US$ 15.000,00 anuais

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23 Questão 1 - Fundamental Infelizmente o Planeta é afetado por vários problemas ambientais, muitos deles provocados por diversas ações humanas. Esses problemas afetam a fauna, flora, solo, águas, ar etc. Em relação aos principais problemas ambientais, analisar a sentença abaixo: I. Poluição do ar por gases poluentes gerados, principalmente, pela queima de combustíveis fósseis (carvão mineral, gasolina e diesel) e indústrias (1ª parte). II. Poluição de rios, lagos, mares e oceanos provocados por despejos de esgotos e lixo, acidentes ambientais (vazamento de petróleo) etc. (2ª parte). A sentença está: A) Correta somente em sua 1ª parte. B) Correta somente em sua 2ª parte. C) Totalmente correta. D) Totalmente incorreta.

24 Questão 2 - Fundamental O tsunami é um fenômeno da natureza causado por erupções vulcânicas, terremotos submarinos e movimentações entre as zonas de convergência (fronteiras entre as placas tectônicas) no fundo dos oceanos, esses comportamentos geram uma série de ondas fortes caracterizadas por intensa velocidade e altura acentuada. O último tsunami ocorrido no Japão danificou a usina de: A) Usina nuclear de Hamaoka; B) Usina nuclear de Fukushima; C) Usina nuclear de Kariwa; D) Usina nuclear de Maki.

25 Questão 3 - Fundamental Todos abaixo foram presidentes do Brasil, exceto: A) Marco Maciel; B) Getúlio Vargas; C) Café filho; D) João Goulart.

26 Questão 4 – Médio (Uberaba) “Vivemos hoje uma grave crise mundial de valores. É difícil para a grande maioria da humanidade saber o que é correto e o que não é”. (BOFF, 2009, p. 27) As seguintes afirmativas são reflexos da crise mundial de valores, EXCETO: A) uma permanente tensão nas relações sociais que tende a se organizar mais em torno do direito e da justiça do que de interesses particulares. B) uma lógica dominante da economia e do mercado regida pela competição. C) uma insegurança muito grande na vida das pessoas. D) uma lógica que cria exclusão e não cooperação.

27 Questão 5 – Médio (Uberaba) Considerando discussões atuais sobre os temas meio ambiente, cidadania e globalização, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa CORRETA. A) Ao implantar uma nova indústria no mercado estrangeiro, inicialmente existe uma sobrecarga de impostos que se dilui posteriormente. B) A globalização ou mundialização do mercado tem como objetivo principal criar novos postos de trabalho. C) A preferência dada ao uso de energia nuclear se justifica pelo risco zero apresentado às gerações futuras. D) Existem diversas linhas de análise do fenômeno da globalização apresentando visões bastante diferenciadas acerca de seus impactos na vida econômica, política, social e cultural do mundo contemporâneo.

28 Questão 6 – Médio (Uberaba) A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos, EXCETO: A) a cidadania. B) a soberania. C) os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. D) o unipartidarismo político.

29 Questão 7 – Superior (Uberaba) “Seria bom se tudo fosse um sonho e quando eu acordasse estivesse tudo lindo e pronto.” (Gabriel,o Pensador) Poucos, hoje em dia, conseguem uma explicação única ou definitiva para o fenômeno da violência contemporânea em suas múltiplas expressões e sua complexidade. São fatores envolvidos no fenômeno da violência em nosso país, EXCETO: A) a corrupção e o mau exemplo de elites que desrespeitam o patrimônio público e escapam, frequentemente, da punição. B) a má qualidade do atendimento na saúde e na educação, que, mesmo se universalizando, ainda não consegue cumprir com sua promessa de uma vida melhor para os jovens. C) a estrutura de nossa organização econômica que contribui para promover uma distribuição de renda justa. D) o crescimento desordenado das cidades, sem a presença dos equipamentos públicos necessários.

30 Questão 8 – Superior (Uberaba) “A destruição do equilíbrio ambiental, em nome do que chamamos de progresso, poderá custar muito caro para a qualidade de vida e para a sobrevivência da espécie. Nesse sentido, somos os únicos responsáveis pelo ambiente que deixaremos para as próximas gerações”. (GARCIA, 2009, p.109) Essa responsabilidade, sendo intransferível, impõe as seguintes orientações e princípios, EXCETO: A) a certeza de que os recursos da natureza são infinitos, isto é, podem acabar mais cedo do que imaginamos. B) a mudança de atitude em relação ao ambiente em que vivemos. C) a produção econômica e tecnológica deve observar os limites da Terra, sem violentar o ambiente. D) o respeito a todos os seres vivos, animais e vegetais, em sua diversidade.

31 Questão 9 – Superior (Uberaba) “A eleição presidencial de 2006 revelou-se um dos mais complexos e interessantes episódios da história política brasileira deste período de reconstrução democrática. Como numa montanha russa, o presidente Lula, em menos de um ano, passou de carta fora do baralho de 2005 para o candidato imbatível de 2006, daí para o desapontamento do primeiro turno e, finalmente, para a consagração no segundo turno. Da morte política à ressurreição gloriosa e daí ao purgatório e à penitência, e então à consagração, a sorte de Lula mostrou-se incrivelmente volátil [...]” (OLIVEIRA, 2006, p.76). Essa montanha russa que o presidente Lula viveu deveu-se A) à derrota no Congresso na manutenção do CPMF. B) às constantes viagens e abandono do governo. C) aos escândalos dos políticos do PT em 2005. D) aos superfaturamentos das obras do PAC.


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