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SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇAO DE MINAS GERAIS SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE CORONEL FABRICIANO PROJETO DE ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE.

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1 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇAO DE MINAS GERAIS SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE CORONEL FABRICIANO PROJETO DE ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE

2 PAUTA 14h – Abertura 14h10 – Informações gerais sobre o Projeto de Elevação da Escolaridade – TELECURSO MINAS GERAIS 15h – Esclarecimentos 16h – Cronograma de ações

3 NADA É PERMANENTE, EXCETO A MUDANÇA. Heráclito

4 EMBASAMENTO LEGAL Artigo 24, inciso V da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9.394/96) respalda legalmente uma proposta pedagógica de aceleração, quando estabelece que um dos critérios da verificação do rendimento escolar seja a aceleração de estudos para alunos com atraso escolar. Art. 69 – Resol. 2197/2012 – VIII – possibilitar a aceleração de estudos para os alunos com distorção idade-ano, aos alunos com frequência insuficiente.

5 QUEM SÃO OS ALUNOS PÚBLICO ALVO DA ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE
Jovens de 14 a 17 anos que ainda não concluíram o Ensino Fundamental e que sejam alfabetizados possuindo habilidades básicas de leitura e escrita. Somente alunos do 6º ao 9º ano com distorção CRITÉRIOS: - Estar alfabetizado, com habilidades básicas de leitura e escrita; - Estar matriculado do 6º ao 9º ano na rede estadual; - Se estiver no 6º e 7º anos, deverá possuir no mínimo 14 anos de idade até 30/06/2016; - Se estiver no 8º ano, possuir no mínimo 15 anos de idade até 30/06/2016; - Se estiver no 9º ano, possuir no mínimo 16 anos até 30/06/2016;

6 PROJETO DE ELEVAÇÃO DE ESCOLARIDADE
Turmas de elevação de escolaridade Ação que prevê a organização de turmas a partir de metodologia específica (Telessalas) e de tempos e espaços escolares diferenciados para atendimento dos jovens que se encontram em distorção idade/ano de escolaridade no Ensino Fundamental.

7 Na sala de aula da Metodologia Telessala™ o estudante:
É construtor de seu conhecimento; Participa de uma rede colaborativa de aprendizagem; Constrói vínculos significativos; Vivencia novas situações de aprendizagem a partir de sua experiência de vida; Interage com o conhecimento científico, tecnológico e cultural de forma dinâmica, reflexiva, crítica e contextualizada; Desenvolve a argumentação e fortalece sua leitura e escrita;

8 Utiliza as diversas linguagens artísticas;
Vivencia a cultura e reconhece nela os valores e identidades de sua história; Participa de atividades de investigação e pesquisa; Aplica novos conhecimentos às situações cotidianas; Incorpora novas atitudes de cidadania.

9 TURMAS DE ELEVAÇÃO DE ESCOLARIDADE
AÇÕES: Formação e acompanhamento pedagógico dos profissionais que atuarão no projeto. Desenvolvimento de metodologia específica que possibilite a conclusão do Ensino Fundamental em tempo diferenciado por jovens em distorção idade/ano de escolaridade. Infraestrutura: sala de aula e material audiovisual (Datashow ou TV com DVD) e materiais complementares. Avaliação: As avaliações deverão seguir os padrões desenvolvidos na metodologia observando sempre os aspectos formativos com o objetivo de desenvolver o estudante em todas suas dimensões e não penalizá-lo. Profissionais: Professores, supervisores, equipe multidisciplinar, coordenadores regionais e coordenadores locais.

10 TURMAS DE ELEVAÇÃO DE ESCOLARIDADE
Atribuições do Professor Conhecer a proposta e comprometer-se com os resultados pedagógicos; Participar das formações pedagógicas e das reuniões de planejamento; Organizar e planejar aulas, de acordo com a realidade da turma; Estimular a iniciativa, a criatividade e a cooperação dos estudantes; Introduzir, no cotidiano escolar, assuntos de interesse e significância para os estudantes e utilizar técnicas que dinamizem as atividades na turma. Avaliar sistematicamente os estudantes e o trabalho da turma; Oferecer novas oportunidades de aprendizagem para os estudantes que apresentem dificuldades; Fornecer as informações necessárias ao bom andamento do trabalho, com fidedignidade e em tempo hábil;

11 Organização dos Polos de Formação
SRE BELO HORIZONTE Metropolitanas A, B e C e Divinópolis GOVERNADOR VALADARES Governador Valadares e Coronel Fabriciano JUIZ DE FORA Juiz de Fora e Barbacena MONTES CLAROS Montes Claros e Januária TEÓFILO OTONI Teófilo Otoni, Almenara e Araçuaí UBERLÂNDIA Uberlândia e Uberaba

12 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
Turmas de elevação de escolaridade Formação de profissionais 03 encontros anuais nos Polos de Formação Logística: SRE com apoio da SEE Desenvolvimento da formação: FRM Acompanhamento dos Professores Supervisores: pedagógico, presencial e geral. Equipe multidisciplinar: específico e à distância. FRM: pedagógico, presencial e amostral. Acompanhamento Institucional 06 analistas educacionais do órgão central/ DIEF (coordenadores gerais) 15 analistas educacionais das SRE (coordenadores locais) Gestão de dados Sistema de Gestão Pedagógica desenvolvido, organizado e mantido pela FRM que abrigará cadastro dos educadores, localização das turmas, resultados dos estudantes, etc.

13 Metodologia Telessala™
TELECURSO Metodologia Telessala™

14 Proposta de educação básica
Política pública Tecnologia recomendada pelo MEC

15 Telecurso: uma tecnologia educacional

16 Currículo Práticas sociais, culturais e mundo do trabalho
Competências e habilidades para a vida Aprendizagem contextualizada O cientifico, o lúdico e o poético Eixos estruturantes

17 EIXOS ESTRUTURANTES MÓDULO 1 O ser humano e sua expressão – quem sou eu? MÓDULO 2 O ser humano interagindo com o espaço – onde estou? MÓDULO 3 O ser humano em ação – para onde vou? MÓDULO 4 O ser humano e sua participação social – qual a minha missão no mundo?

18 CRONOGRAMA DE AÇÕES Designação dos professores: 21/03 a 23/03
Abertura do empenho para capacitação em Governador Valadares: 28/03 a 30/03 Capacitação em Governador Valadares: 05/04 a 07/04


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