A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Censo Escolar 2015 Situação do Aluno (2ª etapa) NRM – Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula CIE – Centro de Informação Educacional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Censo Escolar 2015 Situação do Aluno (2ª etapa) NRM – Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula CIE – Centro de Informação Educacional."— Transcrição da apresentação:

1 Censo Escolar 2015 Situação do Aluno (2ª etapa) NRM – Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula CIE – Centro de Informação Educacional

2 Censo Escolar 2015 - Situação do Aluno (2ª etapa) É composta por: 1.Movimento Escolar do Aluno (transferência, abandono e falecimento) 2.Rendimento Escolar (aprovação, reprovação e concluintes) O Departamento de Informação e Monitoramento - DEINF da Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional – CIMA migrou os dados da Situação dos alunos, informados pelas escolas no Sistema de Cadastro de Alunos (SCA) da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo – SEE/SP para o Sistema Educacenso (http://educacenso.inep.gov.br )http://educacenso.inep.gov.br

3  Educação Infantil ( Ensino Regular e Educação Especial – modalidade substitutiva: A informação sobre rendimento escolar não se aplica a creche e pré- escola É necessário informar apenas a situação de movimento (transferido, deixou de frequentar ou falecido) do aluno Caso nenhuma das opções se aplique à situação do aluno ao término do ano letivo, deve-se informar a opção Sem movimentação Censo Escolar 2015 – Situação do Aluno (2ª etapa)

4  Ensino Fundamental e Ensino Médio (Ensino Regular e Educação Especial – modalidade substitutiva) Para os alunos matriculados no ensino fundamental e médio é obrigatória a informação sobre rendimento e/ou movimento escolar, sendo permitida apenas uma informação para cada matrícula É obrigatória a informação sobre a conclusão (ou a não conclusão) da etapa de ensino dos alunos de séries/anos finais do ensino fundamental (8ª série/9º ano) e do ensino médio (3ª série, 4ª série e etapa não seriada) que tiveram rendimento aprovado Para os aprovados no SCA/GDAE o DEINF já migrou a informação de concluinte Censo Escolar 2015 – Situação do Aluno (2ª etapa)

5  Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional (EF anos iniciais, EF anos finais, EF Projovem Urbano, EM, EJA integrada ao EF – FIC, EJA integrada ao EM) Para alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional é obrigatória a informação sobre rendimento e/ ou movimento escolar, sendo permitido apenas uma informação para cada matrícula Essas modalidades/etapas de ensino apresentam, geralmente, organização e desenvolvimento diferenciado no que se refere a duração do período letivo, portanto o Rendimento deverá ser informado nas matrículas apenas ao final da etapa de ensino Quando não existir a informação de rendimento escolar pelo fato de o ano letivo da etapa a qual estava cursando ainda não ter terminado ou o aluno não ter movimentação (transferido, deixou de frequentar ou falecido), a informação é Curso em andamento Censo Escolar 2015 – Situação do Aluno (2ª etapa)

6  o menu esta dividido em: Situação do Aluno - deverá ser utilizada para as verificações do rendimento/movimento dos alunos Matrícula Inicial - permite ao usuário realizar consultas referentes às informações da Matrícula Inicial (última quarta-feira do mês de maio) Censo Escolar 2015 – Situação do Aluno (2ª etapa)

7  Alunos que não possuem matrícula inicial ( data base do Censo Escolar) no Sistema Educacenso na 1ª etapa do Censo Escolar não terão a situação do aluno informada na 2ª etapa  A escola poderá consulta em: Censo Escolar 2015 – Situação do Aluno (2ª etapa)

8  Em “Listar turmas”: verificar as turmas não informadas ou não fechadas Censo Escolar 2015 – Situação do Aluno (2ª etapa)

9  Alunos Admitidos após da base do Censo Escolar 2015 (27/05/2015): deverão ser ADMITIDOS APÓS na escola e ter a informação sobre rendimento/movimento escolar declarada deste que tenham sido informado na Matrícula Inicial em qualquer escola do país se esta situação está correta no Sistema de Cadastro de Alunos a migração já incluiu o aluno nos Admitidos Após esta relação deve ser conferida detalhadamente (batendo as informações do diário do professor com a opção “Listar alunos admitidos” e as informações do SCA) os procedimentos corretos evitarão que outras escolas de São Paulo ou de outros Estados tenham relatórios de alunos transferidos sem admissão pós censo Censo Escolar 2015 – Situação do Aluno (2ª etapa)

10  Relatórios para verificação/conferência/correção Escola Perfil Gerenciais Gestores

11  Perfil Escola Censo Escolar 2015 – Situação do Aluno (2ª etapa)

12

13  Ler atentamente o Termo de compromisso e clicar na opção De acordo Censo Escolar 2015 – Situação do Aluno (2ª etapa)

14 Escola deverá imprimir o recibo Em caso de correção – clicar em retificar

15  Orientações finais Alunos transferidos do ensino regular para classes da EJA de segundo semestre – incluir o aluno em “Admitidos após” em “Turma Nova”; Alunos transferidos e retornou (pós censo) à escola de origem – informar o rendimento na matrícula da classe/turma da matrícula inicial (1ª etapa); Alunos com rendimento em outro Estado – encaminhar no corpo do e-mail a informação da escola do vínculo e anexar a o diário de classe de Português ou Matemática com frequência dos meses de novembro/dezembro ao técnico responsável pelo atendimento a DE/SME; Alunos com rendimento em escolas do Estado de São Paulo – Diretoria de Ensino deverá encaminhar a documentação diretamente a Diretoria de Ensino responsável pela escola que está impedindo o lançamento do rendimento/movimentação do aluno; Em caso de dúvida entrar em contato com o técnico responsável pelo atendimento a DE/SME. Censo Escolar 2015 – Situação do Aluno (2ª etapa)


Carregar ppt "Censo Escolar 2015 Situação do Aluno (2ª etapa) NRM – Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula CIE – Centro de Informação Educacional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google