A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento Professora: Débora Resende Cordeiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento Professora: Débora Resende Cordeiro."— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento Professora: Débora Resende Cordeiro

2 Regionalização durante a Guerra Fria:  Primeiro Mundo: os países capitalistas desenvolvidos; Industrialização, alta tecnologia, investimento científico, consumismo, economia fortalecida, baixo índice de analfabetismo e desemprego, qualidade de meios de transporte, sociedade economicamente ativa, boa qualidade de vida, população praticamente urbana. Ex.: EUA, França, Inglaterra.  Segundo Mundo: os países socialistas; Economia planificada, economicamente menos fortalecidos, mas em crescimento.  Terceiro Mundo: os países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos; Alta dependência externa, sérios problemas sociais (violência, miséria extrema) e baixo índice de desenvolvimento humano. Essa regionalização durou até o fim da Guerra Fria. Em seguida o mundo passou a ser dividido entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos no sistema capitalista de produção.

3

4 Desenvolvimento  O desenvolvimento corresponde à melhoria dos aspectos socioeconômicos de um dado país.  Ser desenvolvido significa que o país, além de ter uma economia forte, possui altos índices de qualidade de vida de sua população.  Características dos países desenvolvidos: Poder aquisitivo alto; Consumo expressivo; Oportunidade no mercado de trabalho; Melhor divisão de renda; Alfabetização e bons índices educacionais; Crescimento populacional baixo; Boas condições de saúde e saneamento básico, habitações adequadas e boa alimentação; Expressivo processo de industrialização; Setor Terciário moderno e expressivo; Avançado nível tecnológico; Nível alto de urbanização. Exemplos: EUA, Canadá, Inglaterra, França, Holanda, Japão, Austrália, entre outros.

5 Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)  Medida que avalia o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida de um população.  O índice é calculado a partir da taxa de escolaridade, renda per capita e expectativa de vida.  O índice varia de 0 a 1, quanto mais próximo de 1, maior é o nível de desenvolvimento de um país e vice-versa.

6 Produto Interno Bruto (PIB)  PIB é o valor de todos os bens produzidos por um país durante um determinado período.  O PIB é um indicador de nível de desenvolvimento dos países.  O PIB per capita é o produto interno bruto dividido pelo número de habitantes de um país ou região.  Porém, esse índice, mascara as desigualdades de renda de um país, já que esse cálculo indica uma média.

7 Subdesenvolvimento  É caracterizado pela dependência das economias dos países nessas condições em relação aos países que apresentam desenvolvimento.  Os países subdesenvolvidos são considerados pobres, com baixo índice de desenvolvimento econômico e social e têm dependência econômica e tecnológica de outros países.  São países que foram antigas colônias.  Características dos países subdesenvolvidos: Economia baseada no setor primário; Setor secundário dependente dos países desenvolvidos; Setor terciário deficiente; Falta de acesso à educação básica; Distribuição de renda desigual; Sistema de saúde precário; Altas taxas de mortalidade infantil e baixa expectativa de vida;

8 Os países emergentes ou em desenvolvimento  São países já considerados polos regionais entre os países subdesenvolvidos e que, nas últimas décadas, conquistaram grandes taxas de crescimento econômico e importância na economia internacional.  Esse grupo destaca-se pelo aumento de seu PIB e pelo nível de industrialização, com realidade mais próxima dos países desenvolvidos, mas aquém destes.  Características dos países em desenvolvimento: Economia mais segura a investimentos; Indústria mais independente; Grandes mercados consumidores; Ainda apresentam problemas socioeconômicos; Problemas ambientais.  Exemplos: China, Brasil, África do Sul, Rússia.

9

10 G-20  Grupo que reúne os vinte países mais ricos, desenvolvidos e em desenvolvimento.  O objetivo do grupo é promover auxílios econômicos e financeiros e entre os membros e estabelecer políticas internacionais de estímulos econômicos a outras nações.  20 países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia.

11 G-8  São os oito países mais ricos e influentes do mundo.  Fazem parte os Estados Unidos, Japão, Alemanha, Canadá, França, Itália, Reino Unido e Rússia.  A função do G8 é decidir qual ou quais caminhos o mundo deve seguir, pois esses países possuem economias consolidadas e suas forças políticas exercem grande influência nas instituições e organizações, como ONU, FMI, OMC.  A discussão gira em torno do processo de globalização, abertura de mercados, problemas ambientais, ajudas financeiras para economias em crise, entre outros.

12 BRICS  BRICS é um pacto de desenvolvimento composto, atualmente, por cinco países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.  O objetivo do BRICS é a busca de força política e econômica no cenário mundial e, ao mesmo tempo, uma cooperação na situação econômica e no desenvolvimento dos países participantes.  O BRICS possui mais de 21% do PIB mundial, 42% da população mundial, 45% da força de trabalho e o maior poder de consumo do mundo.  Características dos BRICS: Situação econômica e política estável; Produção, exportação, qualidade de vida da população, IDH, PIB e infraestrutura em crescimento; Significativa reserva de recursos naturais; Aumento de investimentos de capitais estrangeiros e instalação de empresas transnacionais.

13 Linha da Pobreza  Tem como objetivo identificar a realidade da população em relação à falta de uma condição de vida digna.  A Linha da Pobreza de um país é construída a partir de algumas informações baseadas em aspectos relacionados às suas áreas sociais e econômicas, como a renda per capita e valores nutricionais.  Os valores variam de acordo com o nível de desenvolvimento dos países: Nos países desenvolvidos, o valor de referência mínimo necessário para a sobrevivência de um indivíduo é de 14,4 dólares; O Banco Mundial atribui o valor de 1,25 dólar por dia para que uma pessoa seja considerada extremamente pobre.


Carregar ppt "Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento Professora: Débora Resende Cordeiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google