A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Com a crescente internacionalização do processo de produção industrial ao longo da segunda metade do século XX, a antiga divisão internacional do trabalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Com a crescente internacionalização do processo de produção industrial ao longo da segunda metade do século XX, a antiga divisão internacional do trabalho."— Transcrição da apresentação:

1

2 Com a crescente internacionalização do processo de produção industrial ao longo da segunda metade do século XX, a antiga divisão internacional do trabalho – que classificava o mundo em países industrializados e países fornecedores de matérias-primas – deixou de retratar a realidade econômica mundial. Isso aconteceu porque, graças à ação das empresas multinacionais, a atividade industrial se dispersou pelo planeta, o que determinou que se estruturasse, no mundo, uma nova divisão internacional do trabalho, definida pelo grau de especialização da atividade industrial.

3 NOVA DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO Nesse contexto, verifica-se a existência dos seguintes grupos de países no mundo: PAÍSES ALTAMENTE INDUSTRIALIZADOS Cuja produção envolve o uso de tecnologia bastante avançada e com alto grau de nacionalização. É o caso das tradicionais potências industriais da Europa (Alemanha, França, Reino Unido, Itália...), dos Estados Unidos, do Canadá e do Japão

4 NOVA DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO Nesse contexto, verifica-se a existência dos seguintes grupos de países no mundo: PAÍSES DE INDUSTRIALIZAÇÃO PARCIAL/TARDIA Nos quais usa tecnologia pouco sofisticada e cm baixo grau de nacionalização. É o que ocorre, na América Latina, com o Brasil, o México e a Argentina.

5 NOVA DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO Nesse contexto, verifica-se a existência dos seguintes grupos de países no mundo: PAÍSES DE INDUSTRIALIZAÇÃO... Caracterizada pela presença de zonas de processamento de exportações, caso dos tigres Asiáticos (Coréia do Sul, Taiwan, Hong Kong e Cingapura)

6 A EXPANSÃO DA AÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS INTERNACIONAIS FMI -Sede em Washington; -Organização de cooperação monetária internacional; -Objetivo: intensificar o comércio entre os países (por meio de financiamentos) e tentar corrigir (pela concessão de empréstimos) possíveis distorções na economia dos países membros, causadas por desequilíbrios em suas contas externas. Os recursos do FMI originam-se basicamente das contribuições recebidas dos países membros, que participam das decisões políticas na proporção direta de suas contribuições. Isso quer dizer que os países que contribuem mais para a organização – as grandes potências – são os que decidem sobre o que fazer com os recursos e, principalmente, sobre as regras a serem seguidas para que se recebam tais recursos.

7 O processo decisório do FMI sobre a concessão de financiamento e empréstimos explica por que às vezes essa organização é acusada de ser um instrumento de pressão das grandes potências sobre os países que necessitam de recursos

8 O FMI contribuiu muito para intensificar o processo de globalização da economia no pós- guerra. Isso porque, entre as exigências da organização para conceder financiamentos ou empréstimos, destacavam-se as que impunham, aos países que recorriam ao fundo, a abertura de suas economias ao capital internacional e a ampliação de suas exportações, mesmo sacrificando a produção para consumo interno.

9 A EXPANSÃO DA AÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS INTERNACIONAIS BIRD -Sede em Washington. -Objetivos: Concessão de empréstimos aos países que necessitam de recursos financeiros para expandir sua economia. -As grandes potências detêm o controle dessa organização financeira internacional.

10 BANCO MUNDIAL E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO O BIRD funcionou, a exemplo do FMI, como um dos polos de incremento ao processo de globalização da economia capitalista, pois seus empréstimos são acompanhados de uma série de exigências relativas à modificação da estrutura econômica dos países por ele beneficiados. E tais exigências são sempre articuladas com os interesses das grandes empresas multinacionais.

11


Carregar ppt "Com a crescente internacionalização do processo de produção industrial ao longo da segunda metade do século XX, a antiga divisão internacional do trabalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google