A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEMINÁRIO EMERGÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS E DIREITOS HUMANOS: NOVOS PARADIGMAS DA PREVENÇÃO DE DESASTRES SISTEMA NACIONAL DE DEFESA CIVIL: desafios para novos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEMINÁRIO EMERGÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS E DIREITOS HUMANOS: NOVOS PARADIGMAS DA PREVENÇÃO DE DESASTRES SISTEMA NACIONAL DE DEFESA CIVIL: desafios para novos."— Transcrição da apresentação:

1 SEMINÁRIO EMERGÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS E DIREITOS HUMANOS: NOVOS PARADIGMAS DA PREVENÇÃO DE DESASTRES SISTEMA NACIONAL DE DEFESA CIVIL: desafios para novos tempos.(?)

2

3 1ªConferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária BRASÍLIA/DF - 23 A 25 DE MARÇO DE 2010 Avaliação e definição de diretrizes para a reorganização do Sistema Nacional de Defesa Civil, com foco nos princípios de prevenção e participação social no planejamento,gestão e operacionalização das ações de defesa civil. 35.319 pessoas 518 etapas municipais e intermunicipais 19 etapas estaduais 1179 municipios 1500 delegados Mais de 8000 propostas CONFERÊNCIA EM NÚMEROS:

4 CAMPANHA CIDADES MAIS SEGURAS 2010-2011 Fortalecer una cultura de prevenção de riscos de desastres, em detrimento de uma cultura de desastres. A primeira comtempla uma visão mais ampliada das casusas e consequências,vulnerabilidades e ameaças, prevenção e preparação, identificação e mapeamento de riscos;a segunda limita-se a uma abordagem passiva, notadamente de resposta aos desastres e assistência aos afetados.

5 VII FÓRUM NACIONAL DEFESA CIVIL PONTA PORÃ/MS - 23 A 25 DE SETEMBRO DE 2010

6 SEMANA NACIONAL DE REDUÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES Desenvolvimento de atividades em todo o país com o objetivo de discutir o tema “cidades mais seguras ” e contribuir para a formação de cidadãos conscientes dos riscos existentes e da importância de ações para a redução dos desastres. Esta ação vai ao encontro as diretrizes da EIRD, e também das diretrizes apontadas na 1ª CNDC. EM TODO PAÍS - 3 A 9 DE OUTUBRO DE 2010

7 ENCONTRO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA 8 A 10 de Novembro DE 2010 - JABOATÃO DOS GUARARAPES/PE Juntamente com a UNICEFE teve o objetivo de construir orientações que visam garantir a proteção integral a crianças, mulheres, idoosos e pessoas com deficiência em situação de riscos e de desastre.

8 PROJETO DE PROMOÇÃO DA CULTURA DE PROTEÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES PARA A COMUNICAÇÃO DE RISCO; DESENVOLVIMENTO DE UMA PESQUISA TÉCNICO CIENTÍFICA SOBRE PERCEPÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES; PRODUÇÃO DE CONTEÚDO NA ÁREA DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE DESASTRE.

9 CAPACITAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E PERCEPÇÃO DE RISCOS DE O curso é promover a cultura de riscos no Brasil, fomentando a capacitação de multiplicadores para a autação no processo de gestão de risco com atenção à realidade cultural das comunidades.

10 CADERNO ESPECIAL: PERCEBENDO RISCOS, REDUZINDO PERDAS Publicação mensal em caderno especial,em revista de caráter científico na área ambiental, para formadores de opinião, com tiragem de 30.000 exemplares. Serão 16 edições (maio de 2010 a agosto de 2011).O projeto tem potencial de atingir até 240 mil pessoas.

11 BANCO DE DADOS DE OCORRÊNCIA DE DESASTRES Elaboração de um informe nacional de ocorrência de desastres e elaboração de publicação anual sobre os desastres no Brasil.

12 CURSO DE GESTÃO INTEGRADA EM DEFESA CIVIL. Reforçar a responsabilidade e protagonismo dos gestores de defesa civil no que se refere a agora chamada Gestão Integrada de Riscos e de Desastre. Ênfase em uma cultura de prevenção de riscos em detrimento apenas das ações de resposta, sem deixar de contemplá-las.

13 CURSOS EAD – ENSINO À DISTÂNCIA O objetivo dos cursos é promover a cultura de riscos no Brasil e garantir o acesso à informação de qualidade para o processo de gestão de risco e de desastre no país. GESTÃO DE RISCOS E DE DESASTRES:CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ;e DEFESA CIVIL PARA A IMPRENSA: CONSTRUINDO UMA COMUNICAÇÃO DE RISCO

14 GRUPO DE APOIO PARA DESASTRES APOIAR OS ÓRGÃOS DO SINDEC NA COORDENAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES DE RESPOSTA AOS DESASTRES EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL E TAMBÉM NOS PAÍSES QUE SOLICITAREM A ASSISTÊNCIA.

15 REDES SOCIAIS - COMUNIDADE ALERTA 199

16 Daniela da Cunha Lopes Secretaria Nacional de Defesa Civil Diretora do Departamento de Minimização de Desastres Secretaria Nacional de Defesa Civil Esplanada dos Ministérios - Bloco E - 7º piso Brasília/DF - Brasil - CEP: 70067-901 –Telefone: 61 3414-5672/5742 daniela.lopes@integracao.gov.br


Carregar ppt "SEMINÁRIO EMERGÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS E DIREITOS HUMANOS: NOVOS PARADIGMAS DA PREVENÇÃO DE DESASTRES SISTEMA NACIONAL DE DEFESA CIVIL: desafios para novos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google