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I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher

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Apresentação em tema: "I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher"— Transcrição da apresentação:

1 I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Subprefeituras e Coordenadoria da Mulher

2 Objetivos da reunião Geral Preparar uma agenda para implantação do Centro de Cidadania e do Programa de Formação

3 Específicos - Retomar os objetivos do Centro
- Retomar as competências e papéis - Discutir e consensuar as questões organizativas do processo de implantação do Centro e do Programa de Formação

4 Expectativas Quais as suas expectativas em relação ao trabalho a ser desenvolvido no Centro de Cidadania das Mulheres?

5 Centro Local de Cidadania das Mulheres
Tipos de Equipamentos Casa de Abrigo Centro de Referência Casa Apoio Centro de Atendimento Centro de Convivência Centro Local de Cidadania das Mulheres

6 Casa Abrigo Núcleo de Trabalho: assistencial (com trabalho de ajuda psicológica) - Acolhimento de mulheres vítimas de violência, com risco de vida. Oferece proteção também a seus filhos. Casa Apoio Núcleo de Trabalho: preventivo e assistencial - Atendimento aos diversos casos de violência, com acompanhamento integral - Trabalho de Formação com palestras de caráter preventivo

7 Centro de Referência Núcleo de Trabalho: atendimento e realização de atividades multi-funcionais; com caráter preventivo - Atuação especializada em algum tipo de serviço, que seja uma demanda da região (local) - Atendimento integral e continuado, e articulação de uma rede de serviços Centro de Convivência Núcleo de Trabalho: voltado para a integração psico-social - Espaço de integração que desenvolve atividades culturais, assim como palestras e cursos

8 Centro de Atendimento Núcleo de Trabalho: atendimento direto e especializado, geralmente em violência doméstica e sexual - Orientação e encaminhamento para outros serviços, quando necessário - Organização e realização de palestras e cursos: reflexão sobre questões de gênero e cidadania - Atuação conjunta e articulada com órgãos (municipais ou/e civis) que desenvolvem trabalhos de políticas específicas

9 Centro de Cidadania das Mulheres
Objetivos do Centro de Cidadania das Mulheres A) Dar formação aos gestores e agentes públicos com políticas voltadas para as mulheres na perspectiva de gênero, dos direitos de cidadania e da autonomia; B) Dar formação cidadã às mulheres da região, estimulando a cidadania ativa e o controle cidadão; C) Estimular a capacidade associativa e o trabalho coletivo das mulheres; D) Fortalecer a capacidade institucional do poder público municipal na implementação de políticas de igualdade e autonomia para mulheres; E) Propiciar a gestão integrada pela articulação das políticas e serviços públicos locais, para uma melhoria na qualidade deste atendimento (ações concretas); F) Constituir-se num espaço ou fórum de debates sobre a participação e controle social das mulheres nas políticas públicas

10 “A constituição do Centro de Cidadania para Mulheres deverá estabelecer uma relação de complementaridade com os atuais serviços de combate à violência contra a mulher, em uma perspectiva voltada mais às ações de promoção da cidadania para mulheres, do que para a prestação de serviços e atendimento. Propõe-se, para isso, a participação dos atuais serviços nas atividades gerais de discussão ou divulgação dos Centros.” Projeto págs. 14 e 15 (item IV, 4 do Funcionamento dos Centros)

11 Papel da Coordenadoria da Mulher
Articulação do trabalho: Parceiros internacionais Secretarias envolvidas (programas e projetos sociais) Subprefeituras Sociedade civil Subsidiar a instalação da equipe e elaboração do Plano de Trabalho do Centro Estabelecer relação com especialistas, organizações e movimentos de mulheres, na perspectiva da criação de canais efetivos de discussão

12 Papel da Subprefeitura
Colaborar com a Coordenadoria da Mulher na implementação do projeto Identificar os locais para instalação/reforma dos Centros Garantir os recursos humanos e a manutenção do serviço Implementar a gestão integrada de políticas públicas para as mulheres Elaboração, implantação e execução do plano de trabalho em conjunto com as mulheres Constituir uma rede social de serviços

13 Papel das Secretarias Definição das políticas públicas voltadas para as mulheres; adotando a perspectiva de gênero; Articulação das políticas e serviços municipais de cada pasta na região; Estabelecer mecanismos de trabalho intersetorial.

14 Proposta de Pauta Necessidades para a implantação do Centro

15 Ações necessárias para a implantação do Centro:
I) Definição do (a) gestor(a) e RH do Centro - II) Constituição de um grupo gestor na Subprefeitura

16 III) Ações para implantação da gestão integrada e da rede de serviços públicos
a) Quais são as Coordenadorias que deverão ser integradas ao projeto, indicando pessoas de referência para o trabalho? b) Quais as políticas públicas municipais em vigor que adotam a perspectiva de gênero? (+ Coordenadoria da Mulher) c) Quais programas e projetos locais que estão sendo implementadas com abordagem de gênero ou que estejam voltadas para as mulheres na Subprefeitura?

17 IV) Ações de articulação e potencialização das iniciativas da sociedade civil em seu território que contribuam para a constituição de uma rede social local a) Banco de dados das entidades e grupos de mulheres existentes b) Promoção de encontros com as mulheres para discussão coletiva do projeto c) Estabelecimento de possíveis parcerias nas atividades do Centro

18 V) Política de participação e controle social - nível central
a) II Conferência Municipal das Mulheres (acúmulo) b) Plano Nacional de Políticas para as Mulheres ( ) b) (meta do projeto) - elaboração e implementação de políticas públicas com participação das mulheres c) Política de participação da gestão (Coord.Participação Social)

19 VI) Política de participação e controle social - nível local
a) Resultado das plenárias de participação b) Diretrizes da gestão democrática local c) O projeto prevê a construção coletiva do plano de trabalho do Centro d) outras iniciativas de participação realizadas localmente (....)?

20 VII) Monitoramento e avaliação do projeto
a) Necessidade de uma Avaliação/diagnóstico da situação atual do atendimento às mulheres nos equipamentos públicos locais; b) propomos a elaboração de um perfil dos agentes públicos para identificar a situação atual dos servidores em relação a seu conhecimento, atitudes, experiências e necessidades para o desenvolvimento do trabalho. Necessidade de elaboração de indicadores de avaliação do resultado e do impacto do programa de formação; c) Criar um sistema de informação para o registro das atividades desenvolvidas no Centro e na rede social local.

21 VIII) Formação de gestores, funcionários e agentes públicos a) Definição do público alvo, número de turmas, divididas por categoria funcional ou nível de responsabilidade; b) Identificação de um grupo de multiplicadores; c) Definição das necessidades de formação, com relação às temáticas e conteúdos; d) Definição do calendário de formação

22 Encaminhamentos

23 I) Reforma do Centro - abertura do processo de licitação, com orçamento detalhado - acompanhamento da obra de acordo com a padronização arquitetônica definida -definição do mobiliário necessário - definição de prazo

24 II. Necessidades do Grupo Gestor para implantação do Centro a) agendar uma reunião interna na Subprefeitura com todos(as) envolvidos - constituir o grupo gestor b) definir prioridades de atuação - necessidades de formação dos gestores e funcionários - necessidades para elaboração do Plano de Trabalho do Centro c) agendar retorno com a Coordenadoria da Mulher

25 Avaliação da reunião

26 O que você achou da reunião?
Sugestões


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