A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência."— Transcrição da apresentação:

1

2 Haddad lança Conferência Nacional de Educação

3 O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência Nacional de Educação (Conae) que será realizada em abril de Durante o encontro será realizado um balanço sobre as ações educacionais dos últimos anos e a discussão de novas perspectivas para o setor.

4 Até lá, serão realizadas conferências preparatórias nos estados e municípios, com a participação dos setores da sociedade civil e dos governos envolvidos com todas as etapas e níveis da educação. A intenção é mobilizar a sociedade e enriquecer o encontro nacional. De acordo com Haddad, as mudanças não ocorrem só com atos administrativos. A participação e a mobilização social já vêm ocorrendo. A realização de três conferências anteriores ajudou, segundo o ministro, a estimular o debate com a sociedade.

5 Historicamente, no Brasil, inúmeros movimentos sociopolíticos contribuíram para a construção de uma concepção ampla de educação, com a articulação entre os níveis e modalidades de educação com os processos educativos ocorridos fora do ambiente escolar, nos diversos momentos e dinâmicas da prática social.

6 A Conferência Nacional da Educação (CONAE) a ser realizada em 2010, precedida por conferências municipais e estaduais, em 2009, será um acontecimento ímpar na história das políticas públicas do setor educacional no Brasil. Sociedade civil, agentes públicos, entidades de classe, estudantes, profissionais da educação e pais/mães (ou responsáveis) de estudantes se reunirão em torno da discussão pela melhoria da qualidade da educação brasileira.

7 A CONAE deverá, portanto, constituir-se em um espaço social de discussão da educação brasileira, articulando os diferentes agentes institucionais, da sociedade civil e dos governos, em prol da construção de um projeto nacional de educação, tendo como tema central: CONSTRUINDO O SISTEMA NACIONAL ARTICULADO DE EDUCAÇÃO: O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, DIRETRIZES E ESTRATÉGIAS DE AÇÃO.

8 O tema central da Conae - Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: Diretrizes e Estratégias de Ação - está relacionado a questões do dia a dia da escola. Além do tema central, serão discutidas questões como financiamento da educação, gestão democrática, avaliação, formação dos professores e visão sistêmica da educação.

9 Além do tema central, a CONAE terá seis Eixos Temáticos. Para cada Eixo, serão organizados vários Colóquios como propósito de garantir aprofundamentos teóricos necessários à análise das propostas, bem como para subsidiar as deliberações da CONAE. EIXOS TEMÁTICOS: I – Papel do Estado na garantia do Direito à Educação de Qualidade : Organização e Regulação da Educação Nacional; II – Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação; III – Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar; IV – Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação; V – Financiamento da Educação e Controle Social; VI – Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade.

10 Na 2ª reunião com o Coordenador Regional da CONAE, o prof. Jader da Coordenadoria Regional 19 – METRO I – no dia 17 de abril, foi proposto o dia 20 de maio como o DIA REGIONAL DE MOBILIZAÇÃO PELA EDUCAÇÃO. Este dia será destinado para a discussão dos eixos temáticos em todos os Municípios. Ainda neste dia, deverão ser redigidos os relatórios elaborados por temas, conforme os eixos temáticos, levando-se em consideração as questões locais de cada Município. Cada Unidade Escolar terá até o dia 26 de maio para entregar os relatórios já digitados e assinados.

11 As Unidades Escolares poderão obter maiores informações quanto aos Eixos Temáticos com os respectivos Colóquios e Regimento Interno da CONAE, através: a) da página eletrônica: b) do endereço eletrônico:


Carregar ppt "Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google