A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Olhando o mundo em que vivemos, muitas vezes temos a sensação de estar num mar agitado e perturbado. Onde está Deus nos momentos de sofrimento e dificuldade?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Olhando o mundo em que vivemos, muitas vezes temos a sensação de estar num mar agitado e perturbado. Onde está Deus nos momentos de sofrimento e dificuldade?"— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Olhando o mundo em que vivemos, muitas vezes temos a sensação de estar num mar agitado e perturbado. Onde está Deus nos momentos de sofrimento e dificuldade? As Leituras bíblicas dizem-nos que Deus está sempre presente e atento na "barca" da nossa vida, mesmo quando parece estar "dormindo".

4 Na 1.ª Leitura, temos a experiência de Job. (Job 38, 1.8-11) Job foi um homem bom e justo, que de repente foi atingido pela desgraça, que lhe rouba a riqueza, a família e a saúde. Job questiona o sofrimento do justo inocente e o papel de Deus nele. - O texto é uma Resposta de Deus ao desespero de Job: Destaca a soberania de Deus sobre as forças que geram o mal, simbolizados pelo mar.

5 * Job entendeu que Deus está sempre presente na vida humana, mesmo nas armadilhas da história. Resta entregar-se em suas mãos e confiar nele. O Evangelho dirá que Jesus "domina até as ondas do mar e elas lhe obedecem..." Na 2.ª Leitura São Paulo afirma que o nosso Deus não é um Deus indiferente, que deixa os homens abandonados à sua sorte. O seu amor sustenta a vida e a missão dos cristãos... (2 Cor 5,14-17)

6 - Os Apóstolos apavorados… acordam-n’O… - Jesus está presente no barco dos discípulos, acalma a tempestade e questiona-os: "Porque estais com medo, homens de pouca fé?" - E eles: "Quem é este homem a quem até o vento e o mar obedecem?" No Evangelho, temos a experiência dos Apóstolos: Jesus está na barca dos discípulos e acalma a TEMPESTADE. (Mc 4, 35-41) - É noite… Jesus está cansado… dorme… Surge a tempestade…

7 * Detalhes a aprofundar: - " Mar " e " noite ": uma realidade de medo, sem perspectivas... - O " barco ": é a comunidade de Jesus que navega pela história. - Jesus está no "barco", mas é conduzido pelos discípulos... - Para a "outra margem", ao encontro dos pagãos... - Jesus "dorme": sua aparente ausência ao longo da "viagem". - A "tempestade": as dificuldades que o mundo opõe à missão... - Jesus, com o poder de Deus, domina o mar e as forças hostis.

8 - "Quem é este homem?" É uma Catequese sobre a caminhada dos discípulos em missão no mundo, escrita numa época em que a Igreja enfrentava sérias "tempestades". Para enfrentá-las, os discípulos não devem temer, porque não estão sozinhos... Os discípulos reconhecem que Jesus é o Deus presente no meio dos homens, e a quem são convidados a aderir, confiar e obedecer com total entrega.

9 + Nós também às vezes no mar agitado da vida nos sentimos sós e incapazes de reagir. - Na Barca da nossa vida: desanimados… preocupados… "Deus se esqueceu de mim!" - Na Barca da nossa família: com problemas familiares: Cristo está presente nela? Ele tem um lugar nela? - Na Barca da Igreja: Preocupados com as seitas, os escândalos... Cristo garante-nos: "Estarei convosco até ao fim dos tempos…" "As portas do inferno não prevalecerão contra ela".

10 Eles só se lembram dele quando se encontram numa situação desesperadora. * Quantos só pensam em Deus, na hora de "tempestade"! + No final da narrativa, os discípulos perguntam-se: "Quem é este homem, a quem até o vento e mar obedecem?" Na Bíblia, aparece que só Deus tem o poder de dominar as ondas do mar. + Jesus censura a falta de fé dos apóstolos: "Por que duvidastes, homens de pouca fé?"

11 Marcos deseja mostrar no Evangelho "Quem é Jesus". Aqui responde com uma Profissão de fé na divindade de Cristo. Jesus manifesta-se com poder divino. Podemos confiar n’Ele! Renovemos também a nossa fé em Jesus e teremos novo vigor para enfrentar as tempestades da vida. Original: Pe. Antônio G. Dalla Costa CS Adaptação: Pe. Manuel José Torres Lima - 21.06.2009


Carregar ppt "Olhando o mundo em que vivemos, muitas vezes temos a sensação de estar num mar agitado e perturbado. Onde está Deus nos momentos de sofrimento e dificuldade?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google