A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Festa de São Pedro e São Paulo Ligue o som... Celebramos hoje a festa de dois grandes Apóstolos da Igreja primitiva: São Pedro e São Paulo. - Diferentes:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Festa de São Pedro e São Paulo Ligue o som... Celebramos hoje a festa de dois grandes Apóstolos da Igreja primitiva: São Pedro e São Paulo. - Diferentes:"— Transcrição da apresentação:

1

2 Festa de São Pedro e São Paulo Ligue o som...

3 Celebramos hoje a festa de dois grandes Apóstolos da Igreja primitiva: São Pedro e São Paulo. - Diferentes: na vocação, no caráter, no estudo, na missão... - Unidos: no Amor e na Fé a Cristo e à Igreja...

4 PAULO não o conheceu pessoalmente. Inicialmente até o perseguiu! Um dia, iluminado por uma luz do alto, compreendeu que Jesus era o Messias. Então mudou radicalmente sua vida... Mesmo divergindo em algumas questões, viveram com alegria a comunhão na diversidade... PEDRO conhece Cristo às margens do lago, e o segue desde o começo durante toda a vida apostólica.

5 As Leituras bíblicas falam desses dois Apóstolos: Na 1ª Leitura, SÃO PEDRO está preso, com data marcada para morrer, guardado por 16 soldados. A Comunidade reza... Deus intervém em seu favor. (At 12, 1-11) A libertação de Pedro é histórica, mas muitos pormenores foram introduzidos apenas para dar mais vivacidade à narrativa. O texto mostra duas coisas: - Deus escuta a Oração da Comunidade e - não abandona seus discípulos nos momentos de perseguição e oposição.

6 Faz um balanço de sua vida. Compara-se a um atleta: "Combati o bom combate, terminei a minha carreira, conservei a minha fé..." Agora velho e cansado pelo trabalho e pelas lutas, confia no Senhor, justo Juiz e aguarda o prêmio merecido... (2 Tm 4, ) * O texto mostra o grande entusiasmo de Paulo como "Discípulo e Missionário de Cristo". Na 2ª Leitura, SÃO PAULO está preso... poucos meses antes de morrer. Escreve a Timóteo, companheiro no trabalho missionário.

7 No Evangelho temos Jesus com os apóstolos. (Mt, 16,13-19) - A 1ª parte, de caráter cristológico, centra-se em JESUS e na definição de sua identidade: "Quem sou eu?" - A 2ª parte, de caráter eclesiológico, centra na IGREJA, que Jesus convoca ao redor de Pedro: "Sobre essa Pedra edificarei a minha Igreja".

8 1. Quem é Jesus? Na perspectiva dos "homens", Jesus é apenas um homem bom e justo, que se esforçou por ser um sinal vivo de Deus, como tantos outros antes dele. * Não entenderam a novidade do Messias, nem a profundidade do mistério de Jesus.

9 Na opinião dos discípulos Jesus, vai muito além. Pedro resume o sentir da Comunidade na expressão: "Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo". Para os membros da Comunidade, Jesus não é apenas o Messias esperado: é também o "Filho de Deus".

10 E vós quem dizeis que eu sou? É uma pergunta que deve ecoar sempre em nossos ouvidos em nosso coração. Não basta respostas recebidas na catequese ou nos tratados de teologia. Devemos interrogar o nosso coração e tentar perceber qual é o lugar que Cristo ocupa na nossa existência... - Assumimos seus valores nas opções, que fazemos ou não fazemos? Quem é Cristo para mim?

11 2. O que é a Igreja? O texto responde de forma clara: - É a Comunidade dos discípulos que reconhecem Jesus como "o messias, o Filho de Deus". - É uma comunidade organizada, onde existem pessoas que presidem e desempenham serviços.

12 A ela Cristo conferiu poderes de "ligar e desligar" e a garantia de que nem "as portas do inferno terão vez contra ela". Jesus não fundou muitas igrejas... A verdadeira IGREJA, fundada por CRISTO, foi confiada a Pedro e seus sucessores. Por isso, no dia de hoje, celebramos também o DIA DO PAPA. O Papa é Sinal de unidade, aquele que confirma a fé de seus irmãos. O Papa continua sendo o chefe visível da Igreja na terra.

13 Sua missão é espinhosa, sobretudo hoje: - pelas mudanças rápidas e violentas. - pelas contestações dentro e fora da Igreja... Rezemos para que Deus lhe dê - muita LUZ para apontar sempre o melhor caminho para a Igreja... - e muita FORÇA para enfrentar com otimismo e alegria as contestações do mundo moderno...

14 Relembrando hoje o ardor missionário de São Pedro e São Paulo, demonstramos o mesmo entusiasmo de "Discípulos e Missionários de Cristo "? Relembrando o Nascimento da Igreja, aceitamos uma Igreja REVELADA, fundada por Cristo, ou preferimos uma "igreja" mais cômoda, CRIADA pelos homens? Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS


Carregar ppt "Festa de São Pedro e São Paulo Ligue o som... Celebramos hoje a festa de dois grandes Apóstolos da Igreja primitiva: São Pedro e São Paulo. - Diferentes:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google