A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSETOS, CRUSTÁCEOS, ARACNÍDEOS, QUILÓPODES E DIPLÓPODES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSETOS, CRUSTÁCEOS, ARACNÍDEOS, QUILÓPODES E DIPLÓPODES"— Transcrição da apresentação:

1 INSETOS, CRUSTÁCEOS, ARACNÍDEOS, QUILÓPODES E DIPLÓPODES
ARTRÓPODES INSETOS, CRUSTÁCEOS, ARACNÍDEOS, QUILÓPODES E DIPLÓPODES

2 Características Gerais
Os artrópodes, o grupo mais numeroso de animais, reúnem mais de 1 milhão de espécies catalogados. Eles vivem na água ou em terra firme e são representados por insetos (piolhos, borboletas etc), crustáceos (caranguejos, camarões etc), aracnídeos ( aranhas, escorpiões etc), quilópodes (centopéias etc), diplópodes (piolho-de-cobra etc) e outros grupos, de menor importância.

3 Se você observar atentamente as pernas dos artrópodes, verá que elas têm “juntas” ou articulações. Daí o nome artrópodes. É uma palavra que vem do grego, onde arthron significa “articulação” e podos significa “pé”. Artrópodes, portanto, é o mesmo que “pés articulados”.

4 Os artrópodes são animais triblásticos, protostômios e celomados
Os artrópodes são animais triblásticos, protostômios e celomados. São metamericamente segmentados, bilateralmente e simétricos, com o corpo organizado em cabeça, tórax e abdome ou cefalotórax e abdômen. Apresentam apêndices ou patas articuladas e exoesqueleto quitinoso.

5 Possuem um esqueleto externo, denominado exoesqueleto
Possuem um esqueleto externo, denominado exoesqueleto. É o que se chama de “casca” na lagosta, no siri, no camarão, no caranguejo, na barata etc. O exoesqueleto é resistente e limita o crescimento do animal. Assim, o exoesqueleto “velho” e limitante é trocado por um “novo” e “folgado”, que permite a continuidade do crescimento. Essa troca de exoesqueleto, que pode ocorrer várias vezes durante a vida do animal, é chamada de muda e ecdise. A maioria dos artrópodes passa por 4 a 7 mudas até atingir o estágio adulto.

6 Ecdises:

7 Sistema digestório Completo de boca a ânus.
Na boca encontramos os apêndices bucais que variam de acordo com a alimentação. Os nutrientes são absorvidos pelas células das paredes intestinal e atingem o sangue, de onde se distribuem pelo corpo. Restos alimentares são eliminados pelo ânus.

8 Hábitos alimentares Os artrópodes dividem-se em: carnívoros, herbívoros e aqueles que comem matérias em decomposição. Eles capturam e ingerem seu alimento com a ajuda de apêndices, que são diferentes para cada grupo de artrópodes. As aranhas possuem quelíceras, espécie de unhas com as quais injetam veneno para paralisar suas presas.

9 Os mosquitos possuem um aparelho para picar e chupar o sangue
Os mosquitos possuem um aparelho para picar e chupar o sangue. As borboletas possuem um órgão que se enrola em forma de espiral, que lhes permite sugar o néctar das flores.

10 SISTEMA CIRCULATÓRIO O sistema circulatório dos artrópodes é do tipo aberto ou lacunar. O coração é encontrado na região dorsal, que bombeia o sangue, ou hemolinfa, através das artérias. Estas se abrem em espaços entre os tecidos. Das lacunas a hemolinfa retorna ao coração através das veias. Alguns insetos apresentam corações acessórios, para bombear o sangue para extremidades do corpo, particularmente para as asas.

11 SISTEMA RESPIRATÓRIO O sistema respiratório varia de acordo com o grupo de artrópodes, refletindo a adaptação aos diversos ambientes. - Branquial – encontrado nos crustáceos. - Traqueal – encontrado basicamente nos insetos e alguns aracnídeos. - Filotraqueal - adaptado as regiões aéreas, encontrado nos aracnídeos.

12 SISTEMA EXCRETOR O sistema excretor varia de acordo com o grupo de artrópodes. - glândulas antenais ou verdes – presente nos crustáceos. Estas filtram a hemolinfa e dela remove as excreções, eliminando –as através de um poro que se abre na base da antena. - Túbulos de Malpighi – presentes nos insetos e em alguns aracnídeos. Ocorre a filtração do sangue e as secreções são conduzidas ao intestino e excretadas através das fezes. - Glândulas coxais – presente nos aracnídeos. Localizam – se no cefalotórax e se abrem para o exterior através de poros localizados á base das patas.

13

14 Metamorfose - mosquito da dengue:
2- larva 1- fase adulta 3- larva

15 MORFOLOGIA INTERNA GERAL

16 Caracterís-ticas Insecta (Insetos) Crustácea (Crustáceos) Arachnida
(Aracnídeos) Chilopoda (Quilópodes) Diplopoda (Diplópodes) Habitat Terrestre Aquático Desenvolvi-mento Direto ou indireto Direto (exceto carrapatos) Direto Divisão do corpo Cabeça, tórax e abdome Cefalotórax e abdome Cabeça e tronco Número de pernas 6 10 ou mais 8 Um par por segmento Dois pares por segmento Antenas Um par Dois pares Ausente Respiração Traqueal Branquial Pulmo-traqueal Exemplos Barata, pulga, mosca Siri, lagosta, caranguejo Aranha, Carrapato, escorpião Lacraia Piolho-de-cobra

17 REPRESENTANTES LACRAIA- QUILÓPODES

18 PIOLHO-DE-COBRA- Diplópode

19 Araneideos- aranhas

20 Aranhas de interesse médico:
É indolor e só após 12 a 14 horas surge edema(inchaço), eritema(vermelhão), dor local em queimação com ou sem prurido(coceira), podendo surgir bolha e necrose (morte do tecido). Edema de mãos, face, pés, longe do local da picada, boca seca, urina escura, oligúria (pouca urina), sonolência e mal estar são sinais de gravidade. Aranha-marrom O fato destas aranhas ficarem escondidas nos calçados, roupas e cama facilita o acidente, que é indolor e só após 12 a 14 horas surge edema(inchaço), eritema(vermelhão), dor local em queimação com ou sem prurido(coceira), podendo surgir bolha e necrose (morte do tecido). Edema de mãos, face, pés, longe do local da picada, boca seca, urina escura, oligúria (pouca urina), sonolência e mal estar são sinais de gravidade.

21 3 dias... 4 dias... 5 dias... 6 dias...

22 10 dias após a picada... Tratamento:
O tratamento é baseado na gravidade da lesão, que por sua vez é avaliado conforme os seguintes critérios: no aspecto da lesão, local do corpo onde ocorreu, tempo de evolução entre o acidente e o atendimento, identificação da aranha marrom, idade do paciente, presença de doenças associadas e sintomas presentes.

23 Aranha de Jardim ou Tarântula (Lycosa) Caranguejeira
dor no local da picada semelhante à picada de uma abelha sensação de inchaço dos lábios e garganta vermelhidão Frequência cardíaca acelerada Caranguejeira

24 Viúva-negra A aranha viúva negra possui um veneno que ao picar uma pessoa ou outro animal pode ser fatal. A vítima da picada pode sentir dores musculares, cãibras e distúrbios nervosos.

25 Armadeira A picada resulta em dor violenta no local que se irradia pela região atingida. A vítima apresenta tonturas, queda de pressão, vômito, suor intenso e espasmos.

26 Escorpionideos- escorpiões

27 Acarinos- ácaros e carrapatos

28 Insetos- principais ordens
Ordem Thysanura – traça - Ordem Odonata - Exemplo: as libélulas. - Ordem Blattodea - Exemplo: as baratas. - Ordem Isoptera –Exemplo: os cupins. - Ordem Orthoptera –Exemplo: gafanhotos e grilos. - Ordem Phasmida –Exemplo: os bichos-pau.

29 - Ordem Phthiraptera –Exemplo: os piolhos.
- Ordem Heteroptera –Exemplo: são os percevejos-do-mato e barbeiros. - Ordem Homóptera – Exemplo: as cigarras, pulgões e cigarrinhas. - Ordem Coleóptera –Exemplo: os besouros, joaninhas e carunchos.

30 - Ordem Hymenoptera Exemplo: são as abelhas e formigas.
- Ordem Díptera Exemplo: são as moscas e mosquitos. - Ordem Siphonaptera Exemplo: a pulga e o bicho-do-pé. - Ordem Lepidóptera Exemplo: são as borboletas e mariposas.


Carregar ppt "INSETOS, CRUSTÁCEOS, ARACNÍDEOS, QUILÓPODES E DIPLÓPODES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google