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Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.

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1 Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira

2 Objetivos 1.Esclarecer aspectos referentes ao projeto de pesquisa em curso; 2. Expor aspectos essenciais da metodologia de um projeto de pesquisa oferecendo ferramental para que os alunos proponham sua própria metodologia.

3  PESQUISA:  TEORIA  MÉTODO  OPERACIONALIZAÇÃO  CRIATIVIDADE (MINAYO, 2002) CIÊNCIA E PESQUISA

4 Finalidades da pesquisa Avançar a ciência Apurar a reflexão Informar e encontrar indícios Finalidades da pesquisa aplicada : Reduzir as incertezas Ajudar na decisão

5  Projeto:  Contextualização do tema da pesquisa;  Delimitação do tema e formulação do problema;  Justificativa;  Objetivos: geral e específicos;  Referencial Teórico da área de concentração / assunto / tema;  Método;  Cronograma  Referências Processo e produto

6  METODOLOGIA:  Estudos dos caminhos para descrever ou explicar a realidade (DEMO, 1986)  Caminho do pensamento  Métodos e técnicas para pesquisadores  Instrumentos operacionais de investigação

7 Metodologia  Métodos: CAMINHO PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS

8 METODOLOGIA  O seu método: a espinha dorsal do trabalho científico  Está ligado aos objetivos  Exige seriedade

9 Tópicos essenciais do seu MÉTODO 1.Tipo de pesquisa e abordagem 2.Local ou organização a ser estudado 3. Coleta de dados: variáveis, amostra, instrumentos, procedimentos 4. Tratamento e análise dos dados

10 Perguntas a serem respondidas  Qual é o seu tipo de pesquisa?  Como chegar aos dados?  Onde / quem pesquisar?  Quantos pesquisar?  Como coletar os dados?  Como perguntar?  Como entender, como agrupar os dados?

11 Tópicos essenciais da METODOLOGIA 1.Tipo de pesquisa  Exploratória  Quando há pouco ou quase nenhum conhecimento sobre o tema. Visam “desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e idéias, com vistas na formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores” (GIL, 1994, p. 44-45).  Descritiva  Visa expor características de uma população ou fenômeno. Quer saber o que acontece, de que forma, com qual descrição. Objetivo principal: “descrever as características de determinada população ou fenômeno ou estabelecimento de relações entre variáveis” (GIL, 1994, p. 44-45). Explicativa  Explicar, compreender e explicar a lógica de ocorrência de um fenômeno. Objetivo: “tem como preocupação central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos” (GIL, 1994, p. 44-45).

12 Tópicos essenciais da METODOLOGIA 2. Abordagem da pesquisa Qualitativa: sem uso de técnicas estatísticas Quantitativa: com uso de técnicas estatísticas

13 Abordagem da pesquisa  2.1 Qualitativa Investiga questões de uma amostra restrita. Emprega a qualificação: pretende descrever e aprofundar um determinado entendimento. Utiliza instrumentos de pesquisa não estruturados e padronizados A interpretação dos dados surge da percepção do fenômeno num determinado contexto

14 Abordagem da pesquisa  2.1 Qualitativa Vantagens:  Maior possibilidade de compreensão do contexto e complexidade  Os dados são úteis para validar ou interpretar dados quantitativos Desvantagens:  Dificuldade no trabalho de campo: tempo na coleta, anotações, conversão em relatórios.  Análise dos dados. Possibilidade de haver um reducionismo na interpretação dos dados  Necessidade de maturidade do pesquisador

15 Abordagem da pesquisa  2.2 Quantitativa Investiga questões pontuais de uma amostra extensa. Emprega a quantificação: pretende medir / numerar unidades homogêneas. Utiliza instrumentos de pesquisa estruturados e padronizados e técnicas estatísticas de análise de dados. Levanta informações representativas e quantificáveis. Tem a intenção de garantir a “precisão” dos resultados e evitar distorções através do cálculo das margens de erro.

16 Abordagem da pesquisa  2.2 Quantitativa Vantagens: -Velocidade -Custo -Objetividade e precisão Desvantagens: -Reducionismo da realidade social, -Imprecisão na explicação de fenômenos sociais

17 Abordagem da pesquisa Comparando... AbordagemQualitativaQuantitativa VisãoAprofundadaGeral / Panorâmica AmostraNão representativa Representativa Para coleta de dados RoteirosInstrumentos estruturados Para análise de dados Análise de conteúdo Análise estatística

18 Métodos 3. Métodos - Estudo de caso: várias técnicas, um caso -Survey: questionários Mais usados em pesquisas do tipo descritivo em administração

19 Coleta de dados: primários e secundários 4. Coleta de dados e suas etapas  Primeira etapa: Dados Secundários :  Já disponíveis  Documental-bibligráfico  Segunda Etapa: Dados Primários:  Que você vai coletar

20 Dados primários 4. Coleta de dados primários  Técnicas: como:  Entrevistas (individual, grupo)  Roteiro, questionários, formulários  Grupo focal

21 Dados primários 4. Coleta de dados primários  Quem e quantos  Censo: toda a população de indivíduos com algo em comum  Amostra: parte significativa da população  Probabilística: estatística, diversos tipos  não-probabilística: parâmetros

22 Dados primários 4. Coleta de dados primários  Como  Quem e por quê  Quantos  Onde  Quando  Por quanto tempo

23 Tratamento e análises 5. Tratamento e análise dos dados  Transformar dados em informações  Tornar inteligível para apresentar e analisar  Compilar, resumir dados coletados  Quali ou quanti  Análise do discurso ou conteúdo  Estatística (descritiva ou inferencial, univariada ou multivariada)  Softwares específicos

24 Pesquisa Documental Pesquisa Bibliográfica Dadossecundários Definição de respondentes Instrumento de coleta de dados Coleta de dados: campo Dados primários Tratamento e Análise dos dados Resultados do Estudo Início: tema, pergunta, local Pré-teste

25 Recapitulando Tópicos a cobrir na sua metodologia: 1Tipo e descrição geral da pesquisa (técnicas de pesquisa ou estratégias escolhidas para coletar os dados) 2Caracterização da organização, setor ou área do objeto de estudo 3Instrumento(s) de pesquisa 4População e amostra (ou participantes do estudo) 5Procedimentos de coleta e de análise de dados 6 Etapas da pesquisa – vai ajudar a fazer o cronograma

26 Recapitulando Dicas: 1.Cite autores de metodologia 2.Tempo verbal: presente e futuro 3.Exemplos reais: Banco Digital de Monografias – bdm.bce.unb.br 4. Fluxo de atividades


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