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PublicouÍsis Sintra Balsemão Alterado mais de 7 anos atrás
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Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira
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Objetivos 1.Esclarecer aspectos referentes ao projeto de pesquisa em curso; 2. Expor aspectos essenciais da metodologia de um projeto de pesquisa oferecendo ferramental para que os alunos proponham sua própria metodologia.
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PESQUISA: TEORIA MÉTODO OPERACIONALIZAÇÃO CRIATIVIDADE (MINAYO, 2002) CIÊNCIA E PESQUISA
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Finalidades da pesquisa Avançar a ciência Apurar a reflexão Informar e encontrar indícios Finalidades da pesquisa aplicada : Reduzir as incertezas Ajudar na decisão
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Projeto: Contextualização do tema da pesquisa; Delimitação do tema e formulação do problema; Justificativa; Objetivos: geral e específicos; Referencial Teórico da área de concentração / assunto / tema; Método; Cronograma Referências Processo e produto
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METODOLOGIA: Estudos dos caminhos para descrever ou explicar a realidade (DEMO, 1986) Caminho do pensamento Métodos e técnicas para pesquisadores Instrumentos operacionais de investigação
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Metodologia Métodos: CAMINHO PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS
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METODOLOGIA O seu método: a espinha dorsal do trabalho científico Está ligado aos objetivos Exige seriedade
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Tópicos essenciais do seu MÉTODO 1.Tipo de pesquisa e abordagem 2.Local ou organização a ser estudado 3. Coleta de dados: variáveis, amostra, instrumentos, procedimentos 4. Tratamento e análise dos dados
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Perguntas a serem respondidas Qual é o seu tipo de pesquisa? Como chegar aos dados? Onde / quem pesquisar? Quantos pesquisar? Como coletar os dados? Como perguntar? Como entender, como agrupar os dados?
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Tópicos essenciais da METODOLOGIA 1.Tipo de pesquisa Exploratória Quando há pouco ou quase nenhum conhecimento sobre o tema. Visam “desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e idéias, com vistas na formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores” (GIL, 1994, p. 44-45). Descritiva Visa expor características de uma população ou fenômeno. Quer saber o que acontece, de que forma, com qual descrição. Objetivo principal: “descrever as características de determinada população ou fenômeno ou estabelecimento de relações entre variáveis” (GIL, 1994, p. 44-45). Explicativa Explicar, compreender e explicar a lógica de ocorrência de um fenômeno. Objetivo: “tem como preocupação central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos” (GIL, 1994, p. 44-45).
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Tópicos essenciais da METODOLOGIA 2. Abordagem da pesquisa Qualitativa: sem uso de técnicas estatísticas Quantitativa: com uso de técnicas estatísticas
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Abordagem da pesquisa 2.1 Qualitativa Investiga questões de uma amostra restrita. Emprega a qualificação: pretende descrever e aprofundar um determinado entendimento. Utiliza instrumentos de pesquisa não estruturados e padronizados A interpretação dos dados surge da percepção do fenômeno num determinado contexto
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Abordagem da pesquisa 2.1 Qualitativa Vantagens: Maior possibilidade de compreensão do contexto e complexidade Os dados são úteis para validar ou interpretar dados quantitativos Desvantagens: Dificuldade no trabalho de campo: tempo na coleta, anotações, conversão em relatórios. Análise dos dados. Possibilidade de haver um reducionismo na interpretação dos dados Necessidade de maturidade do pesquisador
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Abordagem da pesquisa 2.2 Quantitativa Investiga questões pontuais de uma amostra extensa. Emprega a quantificação: pretende medir / numerar unidades homogêneas. Utiliza instrumentos de pesquisa estruturados e padronizados e técnicas estatísticas de análise de dados. Levanta informações representativas e quantificáveis. Tem a intenção de garantir a “precisão” dos resultados e evitar distorções através do cálculo das margens de erro.
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Abordagem da pesquisa 2.2 Quantitativa Vantagens: -Velocidade -Custo -Objetividade e precisão Desvantagens: -Reducionismo da realidade social, -Imprecisão na explicação de fenômenos sociais
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Abordagem da pesquisa Comparando... AbordagemQualitativaQuantitativa VisãoAprofundadaGeral / Panorâmica AmostraNão representativa Representativa Para coleta de dados RoteirosInstrumentos estruturados Para análise de dados Análise de conteúdo Análise estatística
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Métodos 3. Métodos - Estudo de caso: várias técnicas, um caso -Survey: questionários Mais usados em pesquisas do tipo descritivo em administração
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Coleta de dados: primários e secundários 4. Coleta de dados e suas etapas Primeira etapa: Dados Secundários : Já disponíveis Documental-bibligráfico Segunda Etapa: Dados Primários: Que você vai coletar
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Dados primários 4. Coleta de dados primários Técnicas: como: Entrevistas (individual, grupo) Roteiro, questionários, formulários Grupo focal
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Dados primários 4. Coleta de dados primários Quem e quantos Censo: toda a população de indivíduos com algo em comum Amostra: parte significativa da população Probabilística: estatística, diversos tipos não-probabilística: parâmetros
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Dados primários 4. Coleta de dados primários Como Quem e por quê Quantos Onde Quando Por quanto tempo
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Tratamento e análises 5. Tratamento e análise dos dados Transformar dados em informações Tornar inteligível para apresentar e analisar Compilar, resumir dados coletados Quali ou quanti Análise do discurso ou conteúdo Estatística (descritiva ou inferencial, univariada ou multivariada) Softwares específicos
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Pesquisa Documental Pesquisa Bibliográfica Dadossecundários Definição de respondentes Instrumento de coleta de dados Coleta de dados: campo Dados primários Tratamento e Análise dos dados Resultados do Estudo Início: tema, pergunta, local Pré-teste
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Recapitulando Tópicos a cobrir na sua metodologia: 1Tipo e descrição geral da pesquisa (técnicas de pesquisa ou estratégias escolhidas para coletar os dados) 2Caracterização da organização, setor ou área do objeto de estudo 3Instrumento(s) de pesquisa 4População e amostra (ou participantes do estudo) 5Procedimentos de coleta e de análise de dados 6 Etapas da pesquisa – vai ajudar a fazer o cronograma
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Recapitulando Dicas: 1.Cite autores de metodologia 2.Tempo verbal: presente e futuro 3.Exemplos reais: Banco Digital de Monografias – bdm.bce.unb.br 4. Fluxo de atividades
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