A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Centro Espírita Amor e Sabedoria Por: Virginia Pontelo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Centro Espírita Amor e Sabedoria Por: Virginia Pontelo."— Transcrição da apresentação:

1 Centro Espírita Amor e Sabedoria Por: Virginia Pontelo

2 “Eu vos disse tais coisas para terdes paz em mim. No mundo tereis tribulações, mas tende coragem: eu venci o mundo!” Jo,16:33 “Felizes os aflitos, porque serão consolados.” Mt, 5:5

3 AFLIÇÃO Profundo sentimento moral produzido por uma circunstância penosa. Estado de grande desalento, de profunda tristeza, mágoa ou desgosto. Grande inquietação, preocupação, ansiedade, angústia. Padecimento físico, tortura. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa

4 AFLIÇÕES – Visão Espírita Oportunidades de reajuste perante a Lei de Deus, portanto, é necessário compreendê- las e aceitá-las como lições valiosas. Cada criatura tem a aflição que lhe é própria.

5 SOFRIMENTO É o padecimento de uma dor física, moral, emocional ou psicológica. Está intrinsecamente relacionado ao processo de evolução do Espírito enquanto prevalecer a natureza animal sobre a natureza espiritual do ser.

6 Sofrimentos Humanos  O que causa o sofrimento é o desejo.  Mas o que seria da vida sem desejos, sem a motivação do crescimento?  O homem não teria chegado aonde chegou não fosse seu desejo pelo saber, pelo progresso – com todas as suas conseqüências positivas e negativas.

7 Razões pelas quais nós sofremos  Desejo fora de hora  Hábito de estar sempre querendo antecipar o futuro  Hábito de estar relembrando o passado

8 Se estivermos presentes, vivendo completamente o momento presente, não haveria “querer” e “não querer”. Estar-se-ia em plenitude!

9 Frases de Divaldo Ninguém poderá carregar os fardos de suas dores. Eduque-se com o sofrimento. Ninguém entenderá os problemas complexos de sua existência. Exercite o silêncio. Ninguém seguirá com você, indefinidamente. Acostume- se com a solidão.

10 Frases de Divaldo Ninguém acreditará que suas aflições sejam maiores do que as do vizinho. Liberte-se delas, com o trabalho da auto- iluminação.

11 Três tipos básicos de sofrimento 1. Ignorância 2. Apego 3. Aversão

12 1. Ignorância É como uma cegueira mental. Apesar de acumularmos muitos conhecimentos úteis durante nossa vida, não conseguimos aprender o mais importante dos conhecimentos: saber lidar com a impermanência dos estados de prazer, alegria e felicidade.

13 2. Apego Tentamos segurar as sensações prazerosas e evitar que elas terminem. Chamamos de apego esta ilusão de acharmos que temos controle sobre a duração da felicidade. Mas não temos controle algum sobre isto.

14 3. Aversão Sentir aversão por alguma coisa ou por alguém gera sofrimento. Ódio e raiva são emoções negativas que trazem muitas inquietações.

15 Doutrinas dogmáticas Doutrina Espírita Deus vingativoDeus castigaPecado originalCulpaPenas eternasTrabalho=castigoSacrifíciosPromessas e negociatas com os DeusesAscetismo e clausura Celibato imposto Deus PaiDeus amaA cada um segundo suas obrasResponsabilidadeConsequências justasTrabalho=bênção“Misericórdia quero, não sacrifícios”Necessidade e merecimentos Vivei como vivem os homens de seu tempo Sexualidade responsável

16 Doutrinas dogmáticas Doutrina Espírita Mediunidade=bruxaria, loucuraMédium=endemoniado, loucoHierarquiaObediência cegaAscetismosJejunsRestrições alimentaresBatismo, iniciaçãoConfissão Mediunidade=ferramentaMédium=trabalhadorFraternidadeLiberdadeAltruísmoTemperançaConforme a constituiçãoTransformação moralLei de Deus está na consciência

17 Sem a Doutrina Com a Doutrina AnsiedadeCiúmeTraiçãoInvejaCompetiçãoFilhos difíceisProblemasProvasSexo pode?Programação espiritualConfiançaLibertação, perdãoPiedadeResignação, colaboraçãoEnorme recompensaDesafiosOportunidadesSim. Com amor e responsabilidade

18 Lei cármica Carma não é punição, é uma lei de causa e efeito. O carma não é um destino imutável. É impermanente, manipulável, transformável e pode ser extinto ou diminuído.

19 Quando tomamos o leme de nossa vida nas próprias mãos e deixamos de ser escravos de algo ou de alguém. A alegria começa quando somos responsavelmente livres para sermos nós mesmos.

20 Seja Feliz Ao praticar a bondade, a amabilidade, a paciência, tornamos nossos relacionamentos mais naturais, espontâneos e verdadeiros.

21 Seja Feliz Por meio das virtudes, edificamos um mundo mais humano e aprendemos a eliminar tanto o nosso sofrimento como o dos outros, e desta maneira, somos mais felizes.

22 Seja Feliz Vamos tomando consciência da dor dos outros à nossa volta. Assim, podemos ajudá-los a terem consciência de como podem amenizar e aceitar a dor. Daí surge a virtude da compaixão que é uma grande chave para nossa libertação.

23 Seja Feliz A compaixão é essencial para nos livrarmos de nossas ansiedades e aversões. Não é sentir dó ou piedade. Abrimos nosso coração para a compreensão e aceitação.

24 Alegria dos missionários de Jesus Raul TeixeiraIrmã Dulce Divaldo Franco

25 Não está escrito: “Vós sois Deuses”? Podereis fazer tudo que eu faço e muito mais, se o quiserdes.

26 Vós sois o sal da Terra... O fermento da massa... A luz do mundo...

27 Brilhe a vossa luz!... E resplandeçam as vossas boas obras diante dos homens, para que eles glorifiquem a Deus!

28 Referências "Análise Bioenergética e Espiritualidade: Eis a questão“ Leonila Maria Meinerz, Maria Coely de Matos, Maria Isabel de Oliveira, Maryalle Rabelo Pires Martins, Telma Drumond Carvalho. FRANCO, Divaldo Pereira. Episódios Diários. Pelo Espírito Joanna de Ângelis. LEAL. Capítulo 40. http://pt.slideshare.net/nazarenofeitosa/jesus-e-a-alegria-de-viver-nazareno-feitosa-v6


Carregar ppt "Centro Espírita Amor e Sabedoria Por: Virginia Pontelo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google