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PublicouAna Madureira Jardim Alterado mais de 7 anos atrás
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BANNER? COMO SE FAZ UM Disciplina: Metodologia Científica
Prof. Me. Leandro Silva Moro 1º Período Bacharelado em Enfermagem
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SINTETIZAR INFORMAÇÕES E DADOS RELEVANTES DA PESQUISA
FUNÇÃO DO BANNER SINTETIZAR INFORMAÇÕES E DADOS RELEVANTES DA PESQUISA 2
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ESTRUTURA DO BANNER TÍTULO AUTORES INTRODUÇÃO OBJETIVO
MATERIAIS E MÉTODOS RESULTADOS CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS 3
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OBSERVE A HIERARQUIA 4
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Deve ser sintético e refletir a essência do trabalho!
TÍTULO AUTORES INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS 5
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Citados por extenso, acompanhados de sua vinculação.
TÍTULO AUTORES INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS Citados por extenso, acompanhados de sua vinculação. 6
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Apresenta uma visão geral do trabalho.
TÍTULO AUTORES INTRODUÇÃO OBJETIVO MATERIAIS E MÉTODOS RESULTADOS CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS Apresenta uma visão geral do trabalho. 7
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Expõe claramente a finalidade do trabalho;
TÍTULO AUTORES INTRODUÇÃO OBJETIVO MATERIAIS E MÉTODOS RESULTADOS CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS Expõe claramente a finalidade do trabalho; 8
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Procedimentos de coleta; amostra; e análise dos dados.
TÍTULO AUTORES INTRODUÇÃO OBJETIVO MATERIAIS E MÉTODOS RESULTADOS CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS Procedimentos de coleta; amostra; e análise dos dados. 9
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Apresenta e analisa os dados obtidos.
TÍTULO AUTORES INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS Apresenta e analisa os dados obtidos. 10
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Confirma/refuta os objetivos do trabalho.
TÍTULO AUTORES INTRODUÇÃO OBJETIVO MATERIAIS E MÉTODOS RESULTADOS CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS Confirma/refuta os objetivos do trabalho. 11
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Apresenta os principais documentos mencionados no trabalho.
TÍTULO AUTORES INTRODUÇÃO OBJETIVOS MATERIAIS E MÉTODOS RESULTADOS CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS Apresenta os principais documentos mencionados no trabalho. 12
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QUAL A QUANTIDADE DE TEXTO? 13
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NEM MUITO NEM POUCO... 3
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SOMENTE O NECESSÁRIO 15
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BANNER não é “ARTIGO”! 16
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TEXTO PARA “RESUMO” “Naturalmente, a educação tem de ser tanto informativa quanto diretiva. Não podemos simplesmente ministrar informação sem ao mesmo tempo transmitir aos estudantes algumas ‘aspirações’, ‘ideais’ e ‘objetivos’, a fim de que eles saibam o que fazer com a informação que receberem. Lembremo-nos, porém, que é também muito importante apresentar-lhes não apenas ideais destituídos de alguma informação real sobre a qual agir; à falta dessa informação, não lhes será nem ao menos possível usufruir desses ideais. A informação sem as diretivas, insistem corretamente os estudantes, é ‘seca como pó’. Mas as diretivas, sem a informação, gravadas na memória mercê de frequentes repetições, só produzem orientações intencionais que os incapacitam para as realidades da vida, deixando-os indefesos contra o choque e o cinismo dos anos subsequentes” (HAYAKAWA, 1972, p apud ANDRADE, 2010, p.19). 17
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TEXTO PARA BANNER “Naturalmente, a educação tem de ser tanto informativa quanto diretiva. Não podemos simplesmente ministrar informação sem ao mesmo tempo transmitir aos estudantes algumas ‘aspirações’, ‘ideais’ e ‘objetivos’, a fim de que eles saibam o que fazer com a informação que receberem. Lembremo-nos, porém, que é também muito importante apresentar-lhes não apenas ideais destituídos de alguma informação real sobre a qual agir; à falta dessa informação, não lhes será nem ao menos possível usufruir desses ideais. A informação sem as diretivas, insistem corretamente os estudantes, é ‘seca como pó’. Mas as diretivas, sem a informação, gravadas na memória mercê de frequentes repetições, só produzem orientações intencionais que os incapacitam para as realidades da vida, deixando-os indefesos contra o choque e o cinismo dos anos subsequentes” (HAYAKAWA, 1972, p apud ANDRADE, 2010, p.19). 18
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NÃO ESQUEÇA A REVIZÃO GRAMATICAL
E ORTOGRÁFICA! 19
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NÃO ESQUEÇA A REVISÃO GRAMATICAL
E ORTOGRÁFICA! 20
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USE O SÍMBOLO DE SUA INSTITUIÇÃO 21
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PÔSTER? QUAL O TAMANHO DO TAMANHOS MAIS COMUNS: 90 X 90 90 X 100
Tamanho para a FATRA 22
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CUIDADO COM AS FONTES! 23
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CUIDADO COM A LEGIBILIDADE DOS DADOS! 24
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No mínimo 30 para os tópicos e 72 para o título
QUAL É O TAMANHO DAS FONTES? No mínimo 30 para os tópicos e 72 para o título 25
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Dependendo da quantidade de texto.
JUSTIFICADO OU ALINHADO? Dependendo da quantidade de texto. 26
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USAR FIGURAS DE FUNDO? Cuidado, pois a mesma pode ficar sem resolução
e atrapalhar a visualização dos dados! 27
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O QUE SE VÊ NA TELA DO COMPUTADOR NÃO É O QUE SE VÊ IMPRESSO... 28
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NÃO DEIXE PARA A ÚLTIMA HORA... 29
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PRINCÍPIOS DE COMPOSIÇÃO DO BANNER
Alinhamento; Simetria; Logicidade; Hierarquia; Oposição (?); Regularidade; Contraste; Simplicidade.
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ESTRUTURA DO BANNER TÍTULO e subtítulo (se houver) AUTORES
INSTITUIÇÃO e do primeiro autor INTRODUÇÃO OBJETIVO(S) MATERIAL(IS) E MÉTODO(S) RESULTADOS CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS
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RESOLUÇÃO Fonte: Arquivo pessoal (2009).
Figura 1 – Baixa Resolução de imagem. Figura 2 - Alta Resolução de imagem. Fonte: Arquivo pessoal (2009). Fonte: Arquivo pessoal (2009).
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RESOLUÇÃO Fonte: Arquivo pessoal, 2009. Fonte: Arquivo pessoal, 2009.
Figura 3 – Imagem de Baixa Resolução Ampliada. Figura 4 – Imagem de Alta Resolução Ampliada. Fonte: Arquivo pessoal, 2009. Fonte: Arquivo pessoal, 2009.
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Atente para o contraste!
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Atente para o contraste!
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CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO BANNER
Origem do Banner; Desafio; A eficácia da comunicação; “Na indústria fabricamos cosméticos, na loja vendemos esperança.” Charles Revson, da Revlon; Critérios de Avaliação: resumo e Banner.
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INTERDISCIPLINARIDADE
ENFERMAGEM Estatística BIOLOGIA PSICOLOGIA BIOÉTICA QUÍMICA ? ? ? ?
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AVALIAÇÃO: instrumento de poder?
Você não colocou o pingo do R! Mas, o R não tem pingo...
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AVALIAÇÃO Fonte: Página do Geoblogger 10 (2014).
Figura 5 – Espectro Eletromagnético. Fonte: Página do Geoblogger 10 (2014).
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TER UMA IDEIA!? MUITO TRABALHO Fonte: arquivo pessoal, 2001.
Figura 6 - Monalisa Figura 6 - “Uma ideia”. MUITO TRABALHO Fonte: arquivo pessoal, 2001. Fonte: arquivo pessoal, 2001. 31
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REFLEXÃO Um professor fez uma experiência com seus alunos para ensinar-lhes algumas lições de vida. Colocou diante deles três vasilhas de água com temperaturas diferentes (quente, gelada, morna). Convidou-os então a medir a temperatura da água. Nesse momento um aluno muito observador comentou: Professor, como faremos essa experiência se não há nenhum termômetro para medir a temperatura? Aí é que está o sentido da nossa experiência, respondeu-lhe o professor, o termômetro usado será a mão de cada um. Chamou então um dos alunos e pediu-lhe que colocasse a mão na primeira vasilha (quente), e logo em seguida na terceira (morna). Depois lhe perguntou: Como está a temperatura na terceira? Bem fria, respondeu o aluno. Logo depois, chamou um outro aluno, pediu-lhe que colocasse a mão na água gelada e em seguida na morna e fez a mesma pergunta. Como está a água? A água está bem quente, respondeu o aluno. Então o professor concluiu: a temperatura da água da terceira vasilha (morna) é a mesma, porém as mãos dos alunos vinham de temperaturas diferentes: uma quente e outra gelada. Assim a água que está morna foi sentida por cada um de maneira diferente, segundo o referencial usado. CADA REFERENCIAL QUE ESCOLHEMOS NOS FAZ SENTIR O MUNDO DE UMA FORMA DIFERENTE! 41
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REFERÊNCIAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e documentação - Trabalhos Acadêmicos - Apresentação. Rio de Janeiro, abr p. Disponível em: < >. Acesso em: 10 mar ______. NBR 15437: Informação e documentação - Pôsteres Técnicos e Científicos - Apresentação. Rio de Janeiro, dez p. Disponível em: < Acesso em: 30 jun CIÊNCIA em cena. Ciência Hoje. Disponível em: < Acesso em: 10 ago
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REFERÊNCIAS ESPAÇO de Artes Cedup. Disponível em: < Acesso em: 20 mar ESPECTRO Eletromagnético. Disponível em: < Acesso em: 20 mar GONSALVES, Elisa Pereira. Projeto de Pesquisa: Primeiras questões. In: GONSALVES, Elisa Pereira. Conversas sobre Iniciação à Pesquisa Científica. 3. ed. Campinas: São Paulo. Editora Alínea, cap. 1, p MORETTO, Vasco. Prova: um momento privilegiado de estudos, não um acerto de contas. 9. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, p. O NOSSO sistema educacional em uma imagem. Disponível em: blogdotroll.com .br. Acesso em 11 jan
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Benvindo(a)s ao Reino da Ciência
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BOM TRABALHO!
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