A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BANNER? COMO SE FAZ UM Disciplina: Metodologia Científica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BANNER? COMO SE FAZ UM Disciplina: Metodologia Científica"— Transcrição da apresentação:

1 BANNER? COMO SE FAZ UM Disciplina: Metodologia Científica
Prof. Me. Leandro Silva Moro 1º Período Bacharelado em Enfermagem

2 SINTETIZAR INFORMAÇÕES E DADOS RELEVANTES DA PESQUISA
FUNÇÃO DO BANNER SINTETIZAR INFORMAÇÕES E DADOS RELEVANTES DA PESQUISA 2

3 ESTRUTURA DO BANNER TÍTULO AUTORES INTRODUÇÃO OBJETIVO
MATERIAIS E MÉTODOS RESULTADOS CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS 3

4 OBSERVE A HIERARQUIA 4

5 Deve ser sintético e refletir a essência do trabalho!
TÍTULO AUTORES INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS 5

6 Citados por extenso, acompanhados de sua vinculação.
TÍTULO AUTORES INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS Citados por extenso, acompanhados de sua vinculação. 6

7 Apresenta uma visão geral do trabalho.
TÍTULO AUTORES INTRODUÇÃO OBJETIVO MATERIAIS E MÉTODOS RESULTADOS CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS Apresenta uma visão geral do trabalho. 7

8 Expõe claramente a finalidade do trabalho;
TÍTULO AUTORES INTRODUÇÃO OBJETIVO MATERIAIS E MÉTODOS RESULTADOS CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS Expõe claramente a finalidade do trabalho; 8

9 Procedimentos de coleta; amostra; e análise dos dados.
TÍTULO AUTORES INTRODUÇÃO OBJETIVO MATERIAIS E MÉTODOS RESULTADOS CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS Procedimentos de coleta; amostra; e análise dos dados. 9

10 Apresenta e analisa os dados obtidos.
TÍTULO AUTORES INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS Apresenta e analisa os dados obtidos. 10

11 Confirma/refuta os objetivos do trabalho.
TÍTULO AUTORES INTRODUÇÃO OBJETIVO MATERIAIS E MÉTODOS RESULTADOS CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS Confirma/refuta os objetivos do trabalho. 11

12 Apresenta os principais documentos mencionados no trabalho.
TÍTULO AUTORES INTRODUÇÃO OBJETIVOS MATERIAIS E MÉTODOS RESULTADOS CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS Apresenta os principais documentos mencionados no trabalho. 12

13 QUAL A QUANTIDADE DE TEXTO? 13

14 NEM MUITO NEM POUCO... 3

15 SOMENTE O NECESSÁRIO 15

16 BANNER não é “ARTIGO”! 16

17 TEXTO PARA “RESUMO” “Naturalmente, a educação tem de ser tanto informativa quanto diretiva. Não podemos simplesmente ministrar informação sem ao mesmo tempo transmitir aos estudantes algumas ‘aspirações’, ‘ideais’ e ‘objetivos’, a fim de que eles saibam o que fazer com a informação que receberem. Lembremo-nos, porém, que é também muito importante apresentar-lhes não apenas ideais destituídos de alguma informação real sobre a qual agir; à falta dessa informação, não lhes será nem ao menos possível usufruir desses ideais. A informação sem as diretivas, insistem corretamente os estudantes, é ‘seca como pó’. Mas as diretivas, sem a informação, gravadas na memória mercê de frequentes repetições, só produzem orientações intencionais que os incapacitam para as realidades da vida, deixando-os indefesos contra o choque e o cinismo dos anos subsequentes” (HAYAKAWA, 1972, p apud ANDRADE, 2010, p.19). 17

18 TEXTO PARA BANNER “Naturalmente, a educação tem de ser tanto informativa quanto diretiva. Não podemos simplesmente ministrar informação sem ao mesmo tempo transmitir aos estudantes algumas ‘aspirações’, ‘ideais’ e ‘objetivos’, a fim de que eles saibam o que fazer com a informação que receberem. Lembremo-nos, porém, que é também muito importante apresentar-lhes não apenas ideais destituídos de alguma informação real sobre a qual agir; à falta dessa informação, não lhes será nem ao menos possível usufruir desses ideais. A informação sem as diretivas, insistem corretamente os estudantes, é ‘seca como pó’. Mas as diretivas, sem a informação, gravadas na memória mercê de frequentes repetições, só produzem orientações intencionais que os incapacitam para as realidades da vida, deixando-os indefesos contra o choque e o cinismo dos anos subsequentes” (HAYAKAWA, 1972, p apud ANDRADE, 2010, p.19). 18

19 NÃO ESQUEÇA A REVIZÃO GRAMATICAL
E ORTOGRÁFICA! 19

20 NÃO ESQUEÇA A REVISÃO GRAMATICAL
E ORTOGRÁFICA! 20

21 USE O SÍMBOLO DE SUA INSTITUIÇÃO 21

22 PÔSTER? QUAL O TAMANHO DO TAMANHOS MAIS COMUNS: 90 X 90 90 X 100
Tamanho para a FATRA 22

23 CUIDADO COM AS FONTES! 23

24 CUIDADO COM A LEGIBILIDADE DOS DADOS! 24

25 No mínimo 30 para os tópicos e 72 para o título
QUAL É O TAMANHO DAS FONTES? No mínimo 30 para os tópicos e 72 para o título 25

26 Dependendo da quantidade de texto.
JUSTIFICADO OU ALINHADO? Dependendo da quantidade de texto. 26

27 USAR FIGURAS DE FUNDO? Cuidado, pois a mesma pode ficar sem resolução
e atrapalhar a visualização dos dados! 27

28 O QUE SE VÊ NA TELA DO COMPUTADOR NÃO É O QUE SE VÊ IMPRESSO... 28

29 NÃO DEIXE PARA A ÚLTIMA HORA... 29

30 PRINCÍPIOS DE COMPOSIÇÃO DO BANNER
Alinhamento; Simetria; Logicidade; Hierarquia; Oposição (?); Regularidade; Contraste; Simplicidade.

31 ESTRUTURA DO BANNER TÍTULO e subtítulo (se houver) AUTORES
INSTITUIÇÃO e do primeiro autor INTRODUÇÃO OBJETIVO(S) MATERIAL(IS) E MÉTODO(S) RESULTADOS CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS

32 RESOLUÇÃO Fonte: Arquivo pessoal (2009).
Figura 1 – Baixa Resolução de imagem. Figura 2 - Alta Resolução de imagem. Fonte: Arquivo pessoal (2009). Fonte: Arquivo pessoal (2009).

33 RESOLUÇÃO Fonte: Arquivo pessoal, 2009. Fonte: Arquivo pessoal, 2009.
Figura 3 – Imagem de Baixa Resolução Ampliada. Figura 4 – Imagem de Alta Resolução Ampliada. Fonte: Arquivo pessoal, 2009. Fonte: Arquivo pessoal, 2009.

34 Atente para o contraste!
34

35 Atente para o contraste!
35

36 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO BANNER
Origem do Banner; Desafio; A eficácia da comunicação; “Na indústria fabricamos cosméticos, na loja vendemos esperança.” Charles Revson, da Revlon; Critérios de Avaliação: resumo e Banner.

37 INTERDISCIPLINARIDADE
ENFERMAGEM Estatística BIOLOGIA PSICOLOGIA BIOÉTICA QUÍMICA ? ? ? ?

38 AVALIAÇÃO: instrumento de poder?
Você não colocou o pingo do R! Mas, o R não tem pingo...

39 AVALIAÇÃO Fonte: Página do Geoblogger 10 (2014).
Figura 5 – Espectro Eletromagnético. Fonte: Página do Geoblogger 10 (2014).

40 TER UMA IDEIA!? MUITO TRABALHO Fonte: arquivo pessoal, 2001.
Figura 6 - Monalisa Figura 6 - “Uma ideia”. MUITO TRABALHO Fonte: arquivo pessoal, 2001. Fonte: arquivo pessoal, 2001. 31

41 REFLEXÃO Um professor fez uma experiência com seus alunos para ensinar-lhes algumas lições de vida. Colocou diante deles três vasilhas de água com temperaturas diferentes (quente, gelada, morna). Convidou-os então a medir a temperatura da água. Nesse momento um aluno muito observador comentou: Professor, como faremos essa experiência se não há nenhum termômetro para medir a temperatura? Aí é que está o sentido da nossa experiência, respondeu-lhe o professor, o termômetro usado será a mão de cada um. Chamou então um dos alunos e pediu-lhe que colocasse a mão na primeira vasilha (quente), e logo em seguida na terceira (morna). Depois lhe perguntou: Como está a temperatura na terceira? Bem fria, respondeu o aluno. Logo depois, chamou um outro aluno, pediu-lhe que colocasse a mão na água gelada e em seguida na morna e fez a mesma pergunta. Como está a água? A água está bem quente, respondeu o aluno. Então o professor concluiu: a temperatura da água da terceira vasilha (morna) é a mesma, porém as mãos dos alunos vinham de temperaturas diferentes: uma quente e outra gelada. Assim a água que está morna foi sentida por cada um de maneira diferente, segundo o referencial usado. CADA REFERENCIAL QUE ESCOLHEMOS NOS FAZ SENTIR O MUNDO DE UMA FORMA DIFERENTE! 41

42 REFERÊNCIAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e documentação - Trabalhos Acadêmicos - Apresentação. Rio de Janeiro, abr p. Disponível em: < >. Acesso em: 10 mar ______. NBR 15437: Informação e documentação - Pôsteres Técnicos e Científicos - Apresentação. Rio de Janeiro, dez p. Disponível em: < Acesso em: 30 jun CIÊNCIA em cena. Ciência Hoje. Disponível em: < Acesso em: 10 ago

43 REFERÊNCIAS ESPAÇO de Artes Cedup. Disponível em: < Acesso em: 20 mar ESPECTRO Eletromagnético. Disponível em: < Acesso em: 20 mar GONSALVES, Elisa Pereira. Projeto de Pesquisa: Primeiras questões. In: GONSALVES, Elisa Pereira. Conversas sobre Iniciação à Pesquisa Científica. 3. ed. Campinas: São Paulo. Editora Alínea, cap. 1, p MORETTO, Vasco. Prova: um momento privilegiado de estudos, não um acerto de contas. 9. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, p. O NOSSO sistema educacional em uma imagem. Disponível em: blogdotroll.com .br. Acesso em 11 jan

44 Benvindo(a)s ao Reino da Ciência
44

45 BOM TRABALHO!


Carregar ppt "BANNER? COMO SE FAZ UM Disciplina: Metodologia Científica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google