A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como escrever um artigo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como escrever um artigo"— Transcrição da apresentação:

1 Como escrever um artigo
Prof. Rudy de Barros Ahrens

2 Componentes de um artigo
Título Autor e filiação Resumo (Abstract) Palavras-chave (Keywords) 1. Introdução (objetivo e justificativa) 2. Referencial Bibliográfico 3. Metodologia 4.Resultados e Discussões 5. Conclusões Referências (References).

3 Título Deve descrever, de forma lógica, rigorosa, breve e gramaticalmente correta, a essência do artigo. Pode-se optar por títulos com duas partes Exemplo: “Towards new computer programs: a framework for image writing”. Geralmente a última coisa a ser feita

4 Autor e afiliação Indicação do nome do autor (ou autores) e da instituição a que pertence(m). Endereço da Instituição. Deve-se geralmente colocar também o endereço de .

5 Resumo Geralmente, não deve exceder 200 palavras e deve especificar de forma concisa: O que foi realizado pelo autor. Como foi realizado (palhinha da metodologia). Principais resultados alcançados (se tiver números, melhor). Importância e alcance dos resultados. Aplicações da metodologia ou técnica desenvolvida.

6 Observações Resumo não é uma introdução ao artigo, mas sim uma descrição sumária da sua totalidade, na qual se procura realçar os aspectos mencionados. Deve ser discursivo, e não apenas uma lista dos tópicos que o artigo cobre. Deve-se entrar na essência do resumo logo na primeira frase, sem rodeios introdutórios nem recorrendo à fórmula estafada “Neste artigo...”. Algo como “Propomos um novo modelo para…”

7 Observações Não citar referências bibliográficas no resumo.
Um resumo pode vir a ser posteriormente reproduzido em publicações que listam resumos (de grande utilidade para o leitor decidir se está ou não interessado em obter e ler a totalidade do artigo).

8 Palavras-chave Normalmente utilizadas para permitir que o artigo seja posteriormente encontrado em sistemas de pesquisa na Web. Deve-se escolher palavras-chave tão gerais e comuns quanto possível. Um bom critério é selecionar as que seriam usadas para procurar na Web um artigo semelhante ao seu.

9 Introdução Deve dar ao leitor o posicionamento do artigo e a motivação suficiente para a leitura do artigo, esclarecendo: a natureza do problema cuja resolução se descreve no artigo (uma palhinha do problema); Objetivos do trabalho; Justificativa da escolha do tema; as contribuições do trabalho e sua relevância; forma como o artigo está estruturado.

10 Referencial Bibliográfico
Deve descrever as técnicas e metodologias existentes e desenvolvimentos anteriores que sejam essenciais ao entendimento do trabalho; Sempre citando referencial teórico para cada técnica abordada; Geralmente vêm aqui as ferramentas matemáticas, mesmo que já conhecidas, podem ser revisitadas, com citações, claro.

11 Metodologia Quais os métodos utilizados: Empresa População/Amostra
Exploratório descritivo; Qualitativo; Estudo de caso Empresa População/Amostra

12 Resultados e Discussões
Apresentação gráfica dos resultados: Gráficos; Tabelas; Análise dos dados coletados e considerações sobre eles

13 Conclusões Escreva novamente (com outras palavras) o que foi realizado e como foi realizado. O que o trabalho descrito no artigo conseguiu melhorar e qual a sua relevância. Quais são as vantagens e limitações das propostas que o artigo apresenta . Eventuais aplicações dos resultados obtidos (ou da metodologia) Idéias de trabalhos futuro que possam melhorar o seu.

14 Referências Procure usar e seguir o template fornecido geralmente pelo veículo de publicação. Siga rigorosamente as regras para citar outros trabalhos Lembre-se: cada tipo de trabalho pode ter um padrão de citação diferente (artigo, livro, proceedings)


Carregar ppt "Como escrever um artigo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google