A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cidade pequena, mas tão pequena que dizer pequena era muito e podia ser considerado um elogio, os habitantes não passavam de um mil ou pouco mais; era.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cidade pequena, mas tão pequena que dizer pequena era muito e podia ser considerado um elogio, os habitantes não passavam de um mil ou pouco mais; era."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Cidade pequena, mas tão pequena que dizer pequena era muito e podia ser considerado um elogio, os habitantes não passavam de um mil ou pouco mais; era um lugar tão parado e calmo que se chamava Remanso, lá o muito que acontecia era a chegada do padre Serafim aos domingos para celebrar uma missa e de vez em quando um casamento ou um batizado, mais batizados que casamentos.

4 Naquela grota do mundo as coisas modernas demoravam muito para chegar e a vida era sempre no mesmo ritmo de uma canção bem lenta; os moradores se dividiam em proprietários de fazendas e trabalhadores das fazendas, mas eram todos muito parecidos, porque fazendeiros e colonos se vestiam com a mesma simplicidade com calças de brim e camisas de algodão xadrês.

5 Entre as mulheres era o mesmo jeito simples, se vestiam com vestidos de chita e chinelos xagrim e um lenço florido na cabeça completava a indumentária; para a missa de domingo homens e mulheres vestiam uma roupa melhor e era só; se divertiam ocasionalmente com uma festa de casamento, de batizado e um baile de vez em quando no aniversário de alguém, no toque de um sanfoneiro e era tudo.

6 Mas mesmo naquele lugar parado, o tempo passa e traz mudanças e uma delas foi a visita de viajantes chamados cometas, com suas canastras cheias de tecidos, calçados e muitas coisas mais e era muito bom, porque traziam noticias do mundo lá fora, mas o problema era a falta de acomodações na cidadezinha e foi ai que Jonas Caçador abriu uma pensão em sua casa.

7 Jonas colocou uma placa de madeira na frente da casa onde se lia: Hotel do Jonas e os cometas se hospedavam lá e adoravam a comida de Sá Miloca; os cometas falavam do hotel em suas viagens e logo apareceu um médico e um advogado, o que foi ótimo, porque Remanso era desprovido desses luxos, mas aquele hotelzinho tinha outra utilidade, porque se tornou o ponto de encontro da comunidade.

8 Ali os homens conversavam, discutiam o preço do café e tomavam uma cerveja no barzinho do hotel, enquanto as mulheres fofocavam na cozinha de Sá Miloca e todos se divertiam; algum tempo depois um cometa trouxe um radio e foi um espanto, as pessoas se admiravam com aquela caixa que dava noticias e tocava músicas e como só o dono do hotel comprou um, todos se reuniam lá para ouvir as novidades.

9 As recatadas jovens de Remanso mudaram de comportamento para seguir as atrizes das rádios novelas e muda daqui e dali e as famílias passaram a não gostar das mudanças e quando Lia filha de um fazendeiro disse na cozinha do hotel que Tonho de Dica era muito bonito, Sá Miloca respondeu: que é isso menina, Tonho é casado e a moderna jovem disse: eu não tenho ciúme da mulher dele.

10 Em pouco tempo a cidade inteira comentava a conversa da jovem Lia e quando o pai da moça soube do assunto, foi até o hotel e quebrou o radio em pedaços e disse: chega de novidades, vamos voltar para os modos antigos e viver em paz como a gente vivia, lugar de moça de família é na cozinha aprendendo a ser dona de casa e assunto encerrado; sem o radio para ensinar coisas novas, Remanso voltou a ter paz.

11 CRÉDITOS TEXTO DE VÓ FIA FORMATAÇÃO DE VÓ FIA MÚSICA-INDIA NEPOMUCENO MINAS GERAIS BRASIL

12 Hoje é quinta-feira, 23 de junho de 2016 e no momento são20:45


Carregar ppt "Cidade pequena, mas tão pequena que dizer pequena era muito e podia ser considerado um elogio, os habitantes não passavam de um mil ou pouco mais; era."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google