A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Folclore Brasileiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Folclore Brasileiro."— Transcrição da apresentação:

1 Folclore Brasileiro

2 O que é Folclore ? Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.

3 Algumas lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil:
Sou uma cobra com cabeça de fogo que protejo as matas e os animais e tenho a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Dizem que a minha origem é indígena . Na região nordeste, sou conhecido como "fogo que corre". Boitatá

4 Boto Eu sou o Boto, dizem por ai que a minha lenda surgiu na região amazônica. Sou representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, levo as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes da madrugada chegar, eu mergulho nas águas do rio e me transformo em um boto cor de rosa.

5 Curupira Eu sou o Curupira e assim como o boitatá, eu também sou um protetor das matas e dos animais silvestres. Sou um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persigo pelas matas todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que sou eu o responsável pelo sumiço.

6 Lobisomem Eu sou o Lobisomem . Dizem que apareço em várias regiões do mundo. Conta a lenda que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, eu ataco todos aqueles que encontro pela frente. Somente um tiro de bala de prata no meu coração seria capaz de mim matar.

7 Mãe D água Sou a mãe d água na mitologia universal sou representada pela sereia. Tenho o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com meu canto atraente, consigo encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.

8 Pisadeira Sou uma velha de chinelos que apareço nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar. Dizem que costumo aparecer quando as pessoas vão dormir de estômago muito cheio.

9 Mula-sem-cabeça Sou a Mula-sem-cabeça. Surgir na região do interior, dizem que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira ela era transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.

10 Saci-Pererê Sou o Saci-Pererê. Sou um menino negro que tem apenas uma perna. Ando sempre com meu cachimbo e com um gorro vermelho que me dá poderes mágicos. Vivo aprontando travessuras e me divirto muito com isso. Adoro espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.

11 Essa foi a nossa aula de hoje
Essa foi a nossa aula de hoje. Vocês gostaram de conhecer um pouco mais sobre as nossas lendas? Agora você vai colorir um pouco com a gente, tchau e até a próxima semana.


Carregar ppt "Folclore Brasileiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google