A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Saci-Pererê O saci pererê é representado por um menino negro de uma perna só, que vive por ai pulando e fumando seu cachimbo, além disso o Saci sempre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Saci-Pererê O saci pererê é representado por um menino negro de uma perna só, que vive por ai pulando e fumando seu cachimbo, além disso o Saci sempre."— Transcrição da apresentação:

1 Saci-Pererê O saci pererê é representado por um menino negro de uma perna só, que vive por ai pulando e fumando seu cachimbo, além disso o Saci sempre está usando seu gorro vermelho. O saci adora aprontar travessuras, como acordar pessoas, assustar cavalos e queimar comida.pessoas

2 O que é folclore Saiba o que é e leia sobre os principais personagens do folclore brasileiro. Curupira Origem da lenda do Curupira, características principais, defensor das florestas.Lenda do Saci- Pererê Origem da lenda do Saci, características principais, personalidade, lendas da floresta. Trava Línguas Saiba o que são e conheça os mais populares trava línguas do Brasil.Parlendas Saiba o que são parlendas e leia uma coleção das mais famosas. Lenda do Lobisomem Esta lenda ainda esta presente no imaginário folclórico brasileiro. Saiba mais.Lenda da Mula- sem-cabeça Conheça as diversas versões sobre esta lenda e as características deste personagem. Lenda da Iara Saiba mais sobre esta importante lenda indígena do folclore amazônico.Cantigas de Roda - Cirandas Saiba o que são as cantigas de rodas, e leia uma coleção das mais conhecidas. Adivinhas Saiba o que são adivinhas e veja uma coleção das mais conhecidas.Danças Folclóricas História, coreografia e elementos culturais das principais danças do folclore brasileiro. Boitatá Conheça a cobra de fogo que protege as matas e florestas do Brasil.Brincadeiras do Folclore Jogos, brinquedos e principais brincadeiras do folclore brasileiro. Folguedos Festas populares folclóricas que ocorrem em várias regiões do Brasil. O que é folcloreCurupiraLenda do Saci- PererêTrava LínguasParlendasLenda do LobisomemLenda da Mula- sem-cabeçaLenda da IaraCantigas de Roda - CirandasAdivinhasDanças FolclóricasBoitatáBrincadeiras do FolcloreFolguedos 80.

3 Numa noite de lua cheia, um homem foi atacado por um lobo porém ao invés de morrer este homem desenvolveu a capacidade de se transformar em Lobisomem ( Meio Lobo, meio Homem), nas noites de lua cheia, o Lobisomem só pode ser morto por um tiro de bala de prata. O lobisomem não é parte apenas do folclore brasileiro, está lenda está presente em várias partes do mundo.

4 O que é folclore Saiba o que é e leia sobre os principais personagens do folclore brasileiro. Curupira Origem da lenda do Curupira, características principais, defensor das florestas.Lenda do Saci- Pererê Origem da lenda do Saci, características principais, personalidade, lendas da floresta. Trava Línguas Saiba o que são e conheça os mais populares trava línguas do Brasil.Parlendas Saiba o que são parlendas e leia uma coleção das mais famosas. Lenda do Lobisomem Esta lenda ainda esta presente no imaginário folclórico brasileiro. Saiba mais.Lenda da Mula- sem-cabeça Conheça as diversas versões sobre esta lenda e as características deste personagem. Lenda da Iara Saiba mais sobre esta importante lenda indígena do folclore amazônico.Cantigas de Roda - Cirandas Saiba o que são as cantigas de rodas, e leia uma coleção das mais conhecidas. Adivinhas Saiba o que são adivinhas e veja uma coleção das mais conhecidas.Danças Folclóricas História, coreografia e elementos culturais das principais danças do folclore brasileiro. Boitatá Conheça a cobra de fogo que protege as matas e florestas do Brasil.Brincadeiras do Folclore Jogos, brinquedos e principais brincadeiras do folclore brasileiro. Folguedos Festas populares folclóricas que ocorrem em várias regiões do Brasil. O que é folcloreCurupiraLenda do Saci- PererêTrava LínguasParlendasLenda do LobisomemLenda da Mula- sem-cabeçaLenda da IaraCantigas de Roda - CirandasAdivinhasDanças FolclóricasBoitatáBrincadeiras do FolcloreFolguedos 80.

5 Iara é uma lenda brasileira de origem indigena, segundo esse lenda, Iara era uma excelente guerreira e sempre era elogiada por seu pai, seus irmãos tinham ciúmes e então decidiram matá-la. Ela ficou sabendo do plano e matou seus dois irmãos e fugiu, seu pai a capturou e como castigo a jogou no Rio Solimões, os peixes que ali estavam a salvaram e como era noite de lua cheia Iara se transformou em sereia. Com seu belo canto Iara atrai navegadores até o fundo dos rios de onde eles nunca mais conseguem sair, os que escapam ficam loucos pelos encantos da sereia. E somente um ritual realizado por um pajé pode remover esse encanto. Iara é também conhecida como Mãe-D´agua.

6 Saci-Pererê É o personagem folclórico mais conhecido do folclore brasileiro, tanto que tem um dia de comemoração especial, ( 31 de outubro - dia do Saci ). Alguns escritores dizem que essa data foi criada com o objetivo de diminuir a importância da comemoração do Halloween no Brasil. O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso, o comportamento é marca registrada desse personagem folclórico. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas. Diz o mito que ele se desloca dentro de redemoinhos de vento, e para captura-lo é necessário jogar uma peneira sobre ele. Após o feito, deve-se tirar o gorro e prender o saci dentro de uma garrafa. Somente desta forma ele irá obedecer seu proprietário. Mas, de acordo com o mito, o saci não é voltado apenas para brincadeiras. Ele é um importante conhecedor das ervas da floresta, da fabricação de chás e medicamentos feitos com plantas. Ele controla e guarda os segredos e todos estes conhecimentos. Aqueles que penetram nas florestas em busca destas ervas, devem, de acordo com a mitologia, pedir sua autorização. Caso contrário, se transformará em mais uma vítima de suas travessuras. A crença neste personagem ainda é muito forte na região interior do Brasil.

7 Este mito aparece em várias regiões do mundo. Chegou ao Brasil através dos portugueses que colonizaram nosso país, a partir do século XVI. Conta a lenda que a transformação ocorre em noite de Lua cheia em uma encruzilhada. O monstro passa a atacar animais e pessoas para se alimentar de sangue. Volta a forma humana somente com o raiar do Sol. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.

8 Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água, importante lenda indígena do folclore amazônico, a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas. No Brasil, mais exatamente na região amazônica, é conhecida como Iara. Contam os índios da região amazônica que Iara era uma excelente índia guerreira. Os irmãos tinham ciúmes dela, pois o pai a elogiava muito. Certo dia, os irmãos resolveram matar Iara. Porém, ela ouviu o plano e resolveu matar os irmãos, como forma de defesa. Após ter feito isso, Iara fugiu para as matas. Porém, o pai a perseguiu e conseguiu capturá-la. Como punição, Iara foi jogada no rio Solimões (região amazônica). Os peixes que ali estavam a salvaram e, como era noite de lua cheia, ela foi transformada numa linda sereia.

9 É uma espécie de assombração que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e só pensava em fazer coisas ruins, chegando a prejudicar e maltratar a própria mãe. Após sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada.

10 Pisadeira É uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar. Dizem que costuma aparecer quando as pessoas vão dormir de estômago muito cheio.

11 Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.

12 O dia do folclore é comemorado no dia 22 de Agosto. Folclore são as manifestações culturais de um grupo social praticadas há várias gerações. Tudo que aparece sem que ninguém saiba sua origem é considerado folclore, ou seja, é a cultura popular, e cada povo tem a sua. O folclore abrange mitos, lendas, contos populares, brincadeiras, provérbios, adivinhações, orações, maldições, encantamentos, juras, xingamentos, gírias, apelidos de pessoas e de lugares, desafios, saudações, despedidas, trava-línguas. Abrange também festas, encenações, artesanato, medicina popular, danças, música instrumental, canções. Apesar de nada no folclore ter autor, já que é contado pelo povo, este satisfaz as necessidades da comunidade e tem aceitação coletiva. Por meio do folclore o homem expressa suas fantasias, seus medos e desejos. No Brasil o folclore é bastante rico, pois existe a mistura do folclore do índio, do português e do africano. As lendas mais conhecidas do folclore brasileiro são: curupira, mula-sem- cabeça, iara, boto, saci-pererê.

13 João e o pé de Feijão,, Arthur Rackham: Ilustração para a história de João e o pé de feijão, 1918Arthur RackhamJoão e o pé de feijão Folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições, que se transmitem através de lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.gêneroculturacostumestradiçõescrendicessuperstiçõeslendascontosprovérbios cançõesdançasartesanatojogosreligiosidade brincadeirasmitosidiomasdialetos povo,,

14 Boi Tata Mula-sem-c Boitatá: aconhecido como "fogo que corre", o boitatá, no folclore brasileiro, é uma grande cobra de fogo. Este bicho imaginário foi citado pela primeira vez em 1560, num texto do padre jesuíta José de Anchieta. Na língua indígena tupi, "mboi" significa cobra e "tata" fogo.jesuíta A lenda no Norte e Nordeste De acordo com a lenda, o boitatá protege as matas e florestas das pessoas que provocam queimadas. O boitatá vive dentro dos rios e lagos e sai de seu "habitat" para queimar as pessoas que praticam incêndios nas matas. De acordo com esta lenda, o boitatá possui a capacidade de se transformarhabitat

15 nordestinas cofolclóricos cofolclóricos cofolclóricos brOs folguedos são festas de caráter popular cuja principal característica é a presença de música, dança e representação teatral. Grande parte dos folguedos possui origem religiosa e raízes culturais dos povos que formaram nossa cultura (africanos, portugueses, indígenas). Contudo, muitos folguedos foram, com o passar dos anos, incorporando mudanças culturais e adicionando, às festas, novas coreografias e vestimentas (máscaras, colares, turbantes, fitas e roupas coloridas brOs folguedos são festas de caráter popular cuja principal característica é a presença de música, dança e representação teatral. Grande parte dos folguedos possui origem religiosa e raízes culturais dos povos que formaram nossa cultura (africanos, portugueses, indígenas). Contudo, muitos folguedos foram, com o passar dos anos, incorporando mudanças culturais e adicionando, às festas, novas coreografias e vestimentas (máscaras, colares, turbantes, fitas e roupas coloridas

16

17

18


Carregar ppt "Saci-Pererê O saci pererê é representado por um menino negro de uma perna só, que vive por ai pulando e fumando seu cachimbo, além disso o Saci sempre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google