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Fundamentos de Empreendedorismo

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Apresentação em tema: "Fundamentos de Empreendedorismo"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos de Empreendedorismo

2 Significado O que é Empreendedorismo?
Qual a importância de seu estudo? Quem é empreendedor?

3 Conceito O empreendedorismo se constitui em um conjunto de comportamentos e de hábitos que podem ser adquiridos, praticados e reforçados nos indivíduos, ao submetê-los a um programa de capacitação adequado de forma a torná-los capazes de gerir e aproveitar oportunidades, melhorar processos e inventar negócios

4 Conceito Segundo DOLABELA o termo “empreendedorismo” é uma livre tradução da palavra entrepreneurship, utilizado para designar os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades e o seu universo de atuação. O termo designa uma área de grande abrangência, além da criação de empresas: a geração do auto-emprego, empreendedorismo comunitário, e funcional.

5 Conceito Dolabela o empreendedor é alguém que define por si mesmo o que vai fazer e em que contexto será feito. Ao definir o que vai fazer, ele leva em conta seus sonhos, desejos, preferências, o estilo de vida que quer ter. Desta forma, consegue dedicar-se intensamente, já que seu trabalho se confunde com o prazer.

6 Conceito Peter Drucker
São empreendedores aqueles que criam algo novo, algo diferente; eles mudam ou transformam valores. O espírito empreendedor é uma característica distinta, seja de um indivíduo, ou de uma instituição. Não é um traço de personalidade, mas sim um comportamento e suas bases são o conceito e a teoria, e não a intuição.

7 Significado Uma pessoa que cria uma empresa, qualquer que seja ela
Uma pessoa que compra uma empresa já estabelecida e introduz inovações, assumindo riscos e agregando valor Um funcionário que identifica ou cria um novo negócio, introduz inovações em sua organização, gerando vantagem competitiva e valor para os acionistas

8 Empreendedorismo Por necessidade Por oportunidade

9 Taxa de extinção de negócios Mortalidade empresarial
1º ano varia entre 30% e 61% 2º ano varia entre 40% e 68% 3º ano varia entre 55% e 73%

10 Causas de morte prematura
Desconhecimento do mercado Falta de capital de giro Concorrência mais ágil e preços melhores Desconhecimento técnico Modismo Saque de dinheiro para despesas pessoais Descontroles contábeis e administrativos Baixa qualificação de mão-de-obra Nível de dívidas bancárias insustentável

11 Mudanças que favorecem o empreendedorismo
Papel da mulher empreendedora – maior índice de criadores de empresas Reconhecimento oficial de que micro e pequenos novos negócios são produtores de trabalho, exportações e inovações Reconhecimento de que empreendedorismo – estudo, pesquisa, ensino e promoção é um fenômeno internacional

12 Mudanças que favorecem o empreendedorismo
Institucionalização da “família de duas rendas” A evolução da TI como fator positivo na redução de custos e outras barreiras para quem quer iniciar negócio próprio.

13 O Processo Empreendedor Jeffry Timmons

14 Empresário

15 Oportunidades

16 Oportunidades

17 Oportunidades

18 Oportunidades Ser compatível com as características do empreendedor (personalidade, garra, liderança, sonhos,etc.); Ser controlada com as forças e fraquezas individuais (conhecimento do setor, experiência, requisitosxtecnológicos,etc.) Avaliar as ameaças externas que incidem sobre a oportunidade

19 Erros a evitar Paixão pelo produto ou serviço Paranóia (não posso mostrar a idéia porque pode ser roubada) Perfeccionismo (ainda não está pronto) Momento inoportuno (tarde demais ou ainda é cedo)

20 Erros a evitar Preço baixo como estratégia de entrada no mercado Desejo ou necessidade de lucro rápido

21 Mito 1 - Empreendedores não são feitos, nascem.
Realidade - A capacidade criativa de identificar e aproveitar uma oportunidade vem depois de alguns anos de experiência que conduz a um reconhecimento de padrões. O empreendedor é feito através da acumulação das habilidades, know- how, experiência e contatos em um período de anos.

22 Mito 2 - Qualquer um pode começar um negócio
Realidade - Os empreendedores que reconhecem a diferença entre idéia e oportunidade e pensam grande o suficiente, têm maiores chances de sucesso. A parte mais fácil é começar. Difícil é sobreviver. Talvez somente 1 entre 10 a 20 novas empresas que sobrevivem 5 anos ou mais, conseguem obter ganhos de capital.

23 Mito 3 - Empreendedores são jogadores
Realidade - Empreendedores de sucesso assumem riscos calculados, minimizam riscos, tentam influenciar a sorte.

24 Mito 4 - Empreendedores querem o espetáculo só para si
Realidade - O empreendedor individual geralmente ganha a vida. É difícil ter um negócio de alto potencial sozinho. Os empreendedores de sucesso constróem uma equipe. Acham que 100% de nada é nada. Eles trabalham para aumentar o bolo, ao invés de tirar a maior parte dele.

25 Mito 5 - Empreendedores são os seus próprios chefes e completamente independentes.
Realidade - Está longe de ser independente e serve muitos senhores (sócios, investidores, clientes, fornecedores, empregados, credores, família).

26 Mito 6 - Empreendedores trabalham mais tempo e mais duro do que gerentes em grandes empresas.
Realidade - Não há evidências nas pesquisas, cujos resultados às vezes dizem que sim, às vezes que não.

27 Mito 7 - Empreendedores experimentam grande stress e pagam alto preço empreendedores preferem não aposentar-se em uma razão de 3 por 1 com os empregados Realidade - É verdade, mas não mais que em outras profissões. Mas eles acham o seu trabalho mais gratificante. São mais ricos e não querem aposentar-se (Os empreendedores preferem não aposentar- se em uma razão de 3 por 1 com os empregados)‏

28 Mito 8 - Começar um negócio é arriscado e freqüentemente acaba em falência.
Realidade - Os empreendedores talentosos e experientes (que sabem identificar e agarrar oportunidades e atrair os recursos financeiros e outros) freqüentemente alcançam o sucesso.

29 Mito 9 - O dinheiro é o mais importante ingrediente para começar-se o negócio.
Realidade - Se as outras partes e talentos existirem, o dinheiro virá. Não quer dizer que se o empreendedor tem dinheiro vá ter sucesso. O dinheiro é um dos ingredientes menos importantes. Mesmo depois de ter feito alguns milhões de dólares, um empreendedor irá trabalhar incessantemente em uma nova visão para construir outra empresa.

30 Mito 10 - Empreendedores devem ser jovens e com energia
Realidade - Idade não é barreira. A idade média de empreendedores de sucesso (Higher potential business) é perto dos 35, mas há numerosos exemplos de empreendedores de 60 anos de idade. O que é importante: know-how, experiência e relações.

31 Mito 11 - Empreendedores são motivados pela busca do todo poderoso R$.
Realidade - Empreendedores de sucesso buscam construir empresas onde possam realizar ganhos de capital a longo prazo. Não procuram satisfação imediata de grandes salários e aparência. Buscam realização pessoal, controle dos seus próprios destinos e realização dos seus sonhos. Dinheiro é visto como um meio.

32 Mito 12 - Empreendedores buscam poder e controle sobre terceiros.
Realidade - O poder é antes um subproduto do que uma força motivadora. O empreendedor busca responsabilidade, realização e resultados.

33 Mito 13 - Se o empreendedor é talentoso, o sucesso vai acontecer em um ou dois anos.
Realidade - Raramente um negócio tem solidez em menos de 3 ou 4 anos. Máxima entre os capitalistas de risco: “o limão amadurece em 2,5 anos, mas as pérolas levam 7 ou 8”.

34 Mito 14 - Qualquer empreendedor com uma boa idéia pode levantar capital.
Realidade - Nos USA somente 1 a 3 em cada 100 conseguem capital.

35 Mito 15 - Se um empreendedor tem capital inicial suficiente, não pode perder a chance.
Realidade - O oposto é freqüentemente verdade, isto é, muito dinheiro no princípio cria euforia e a “síndrome de criança mimada”.

36 empreendedores, quem são eles?
o empreendedor tem um “modelo” que o influencia tem iniciativa, autonomia, autoconfiança, otimismo, energia, necessidade de realização o fracasso é visto como um resultado luta contra padrões impostos; diferencia-se; tem a capacidade de ocupar um intervalo não ocupado por outros no mercado rede de relações bem definida e gerenciada

37 empreendedores, quem são eles?
conhecimento do negócio cultiva a imaginação e aprende a definir visões traduz os seus pensamentos em ações alta tolerância à ambigüidade e incerteza comprometimento; ele crê no que faz; orientado para resultados O empreendedor é alguém que não está satisfeito com o estado das coisas e deseja construir o novo


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