A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ""— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42 FASES Podemos dividir as obras de Machado de Assis em duas fases: Na primeira fase (fase romântica) os personagens de suas obras possuem características românticas, sendo o amor e os relacionamentos amorosos os principais temas de seus livros. Desta fase podemos destacar as seguintes obras:  Ressurreição (1872), seu primeiro livro;  A Mão e a Luva (1874);  Helena (1876); e  Iaiá Garcia (1878).

43

44 FASES Na Segunda Fase ( fase realista ), Machado de Assis abre espaços para as questões psicológicas dos personagens. É a fase em que o autor retrata muito bem as características do realismo literário. Machado de Assis faz uma análise profunda e realista do ser humano, destacando suas vontades, necessidades, defeitos e qualidades. Nesta fase destaca-se as seguintes obras: Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881); Quincas Borba (1892); Dom Casmurro (1900); e Memorial de Aires (1908).

45

46

47 Esquema narrativo A construção narrativa é feita para causar estranhamento. Apesar da aparência de simplicidade, a estrutura não é simples. A apresentação da advertência no início do livro, explicando que o texto foi encontrado no meio de cadernos manuscritos, torna o Conselheiro Aires, que é personagem, num autor suposto. Mas Aires não é o narrador: quem narra é o narrador onisciente. A voz machadiana, que conversa com o leitor, se sobrepõe à do Conselheiro. O esquema narrativo é complexo, pois há um narrador em terceira pessoa que também dialoga em primeira pessoa com o leitor.

48 Alegoria do Brasil O livro é uma alegoria daquele momento histórico brasileiro, de transição entre Monarquia e República. Os gêmeos (o monarquista conservador Pedro e o liberal republicano Paulo) são opostos na essência, mas são tão idênticos fisicamente a ponto de Flora não conseguir distingui-los. A crítica de Machado está aí: no Brasil, não se consegue perceber a diferença entre Monarquia e República — diferentes no discurso, mas semelhantes em suas práticas políticas.

49 O simbolismo dos gêmeos Pedro vem de São Pedro, que na tradição bíblica se vincula ao conservadorismo: faz Medicina, carreira que figura como conservadora na literatura da época, tem um retrato do imperador francês Luís XVI e defende a monarquia. Paulo remonta a São Paulo, faz Direito, carreira tida como liberal no período, tem uma gravura de Robespierre e defende a república. Mas há uma inversão importante ao final da narrativa. Com a proclamação da República, pressupõe-se que Pedro, sempre a favor da monarquia, se tornaria um crítico do novo regime, e que Paulo continuaria defendendo-o. Mas não é o que ocorre. Por isso, ao invés de caracterizá-los meramente como conservador e liberal, podemos usar as expressões situacionista e oposicionista.

50 A figura do Conselheiro Aires O personagem, que aparece mais do que os gêmeos Pedro e Paulo juntos, pode ser interpretado como o retrato da elite brasileira: uma elite inteligente, calculista e, acima de tudo, em cima do muro. Aires adota uma postura de não confrontar em momento algum, como pode ser observado em duas situações descritas no livro. Numa delas, entre os capítulos 52 e 54, Flora pede ajuda dele porque seu pai é chamado para assumir uma província do Interior, mas ela não quer sair do Rio. Ele diz uma coisa e faz outra, só para evitar o confronto. Em outro momento, no último capítulo do livro, quando um deputado acusa os dois irmãos de brigarem por herança, Aires sabe que as desavenças vinham desde a época uterina, mas não intervém, justamente para evitar o debate. O Conselheiro representa um tipo de elite que não se indispõe com ninguém, em momento algum. Machado critica essa figura da elite volúvel e que não adota posições fortes para não entrar em conflito.

51 Tabuleta do Custódio Nos capítulos 62 e 63, a República foi recém promulgada e Custódio está em um dilema sobre o que escrever na tabuleta nova de sua confeitaria, que durante 40 anos se chamou Confeitaria do Império. Com argumentos hilariantes, o confeiteiro demonstra estar mais preocupado com interesses pessoais do que com convicções políticas.


Carregar ppt ""

Apresentações semelhantes


Anúncios Google