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RESUMO Busco nesta pesquisa explorar os sentidos da palavra parrhesia, que aparece sete vezes no Evangelho de João, investigando se seus significados são.

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1 RESUMO Busco nesta pesquisa explorar os sentidos da palavra parrhesia, que aparece sete vezes no Evangelho de João, investigando se seus significados são similares ou muito distintos daqueles que Foucault encontrou em suas análises de textos filosóficos gregos antigos. Em uma definição simples, parrhesia poderia ser caracterizada como “prática do dizer a verdade”, “liberdade da palavra” ou “franqueza no falar”. A palavra designava um individuo na sua relação com outro, especialmente entre uma pessoa que possuía um status superior e outra que ocupava uma posição inferior na escala social. Palavras-chave: Michel Foucault; Parrhesia ; Evangelho de João. METODOLOGIA Alguns cursos de Foucault são fundamentais, como A hermenêutica do sujeito (1982), O governo de si e dos outros (1983) e A coragem da verdade (1984); utilizo também os livros Introdução ao Novo Testamento, de Helmut Koester, A comunidade do discípulo amado, de Raymond Brown, entre outros. Através deste material-base, procuro analisar os significados da palavra parrhesia no evangelho de João, sendo que este último é a fonte primária da minha pesquisa. RESULTADOS E CONCLUSÕES - Na cultura grega havia dois sentidos de parrhesia: inicialmente, um sentido político e, posteriormente, um sentido moral; -Veremos que, ao longo da história, os sentidos da palavra parrhesia variam de acordo com o contexto em que está inserida, logo, há uma diferença entre o significado do termo na filosofia grega antiga e as diversas designações que a palavra teve na literatura cristã primitiva. Com o trabalho em andamento, observamos previamente uma transformação do eixo da parrhesia, indo do campo político para o campo moral; depois, podemos encontrá-la também em diferentes situações do cristianismo primitivo. Percebemos que, quando o cristianismo deixou de ser perseguido e se tornou a religião oficial do Império Romano, os cristãos não mais precisavam ser ousados para defender a sua fé; assim, os mártires cristãos, que antes enfrentavam tudo e todos para defenderem sua crença, depois da oficialização de sua religião, passaram a perseguir o ideal de humildade e obediência para com a religião. BIBLIOGRAFIA A BÍBLIA TEB. São Paulo: Paulinas;Loyola, 1996. ALTER, R. & KERMODE, F. Guia literário da Bíblia. São Paulo: Unesp, 1998. BROWN, R. Introdução ao Novo Testamento. São Paulo: Paulinas, 2004. ____. A comunidade do discípulo amado. São Paulo: Paulus, 1999. FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982). São Paulo: Martins Fontes, 2010. FOUCAULT, M. Governo de si e dos outros: curso dado no Collège de France (1982-1983). São Paulo: Martins Fontes, 2010. FOUCAULT, M. A coragem da verdade: curso dado no Collège de France (1983-1984). São Paulo: Martins Fontes, 2011. KOESTER, H. Introdução ao novo testamento: 2. história e literatura do cristianismo primitivo. São Paulo: Paulus, 2005. MEEKS, W. A. Os primeiros cristãos urbanos: o mundo social do apóstolo Paulo. São Paulo: Paulus, 1997 SGUINIFICADO DA PALAVRA PARRHESIA NO EVANGELHO DE JOÃO CAROLINE CAMILA BATILANE (UEL)


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