A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo."— Transcrição da apresentação:

1 Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo

2 A PROSA R OMÂNTICA NO B RASIL Prof. André Araújo

3 U M POUCO DE H ISTÓRIA No Brasil, o desenvolvimento da prosa romântica é paralelo ao desenvolvimento da imprensa no país, que foi introduzida em 1808. Antes da vinda da Corte ao Rio de Janeiro, Portugal não permitia o desenvolvimento e a introdução da imprensa aqui no Brasil.

4 A atividade passou a ser desenvolvida somente com a vinda da Corte portuguesa ao Brasil, em 1808, que exigiu o desenvolvimento da colônia para atender ao seu modo de vida.

5 Com o desenvolvimento da imprensa, criou-se um público leitor que impulsionou um grande número de publicações em folhetins, formato que permitiu o surgimento e desenvolvimento da prosa romântica, que, ao lado da poesia, formaram toda a produção literária romântica. É importante colocar que, pelo fato da produção em prosa ter surgido no Romantismo, o nome romance é comumente associado ao movimento, muitas vezes sendo sinônimo de folhetim e de histórias românticas. No entanto, nem todo o romance é romântico/do Romantismo, uma vez que romance é apenas uma palavra que designa um gênero literário narrativo em prosa que teve vários desdobramentos ao longo do temo, como o romance realista e o romance naturalista.

6 ATÉ AQUI, DÚVIDAS?

7 A primeira obra de prosa romântica no Brasil é A moreninha, livro de Joaquim Manuel de Macedo Na época do Romantismo brasileiro, os romances seguiam os elementos das publicações europeias, que conservavam as características de folhetim, apresentando histórias na ordem cronológica com início, meio e fim.

8 CARACTERÍSTICAS Era comum a presença do flashback, uma volta ao passado para explicar um fato do presente. O sentimentalismo era mais visível, uma vez que toda prosa romântica tem histórias de amor que tentam quebrar barreiras, terminando no casamento ou na morte (quando o amor não era possível).

9 Essa idealização de um amor que quebra barreiras traz à tona a ideia de que o amor é a única forma das personagens se purificarem.

10 T IPOS DE ROMANCE R OMÂNTICO Romance indianista O romance indianista traz à tona a vida, cultura, crença e costumes indígenas. O índio surge como herói, representando o Brasil e os brasileiros, sendo corajoso, heroico, forte, idealizado. Há uma valorização da natureza e o espaço onde ocorre a narrativa remete ao natural, à paisagem brasileira.

11

12 Romance Urbano Os romances urbanos são os mais lidos até hoje. Em sua grande maioria, este tipo no Romantismo narrava uma história que geralmente ocorria nas capitais, na alta sociedade. Funcionava como crítica aos costumes, mostrando a sociedade e os interesses desta em uma determinada época. Os heróis e heroínas deste romance faziam ou não parte desta alta sociedade e tinham que superar várias barreiras para a felicidade e a realização do amor e do casamento (que redimia as personagens de todo o mal e imoralidade que elas pudessem ter), tal como nos outros tipos de romances românticos.

13

14 Romance histórico O romance histórico traz o retrato de costumes de uma época passada, sendo um relato que muitas vezes mistura ficção e realidade.

15 Romance regionalista Por fim, temos o romance regionalista, passado em ambiente rural, mostrando costumes, valores e cultura típica de uma região. Este tipo de romance trazia um maior conhecimento do Brasil sobre si próprio, uma vez que voltava seu olhar pra regiões diferentes do Brasil, trazendo à tona sua diversidade. Neste cenário rural há um herói do campo, sertanejo, alguém que pertence à sua terra e é o retrato desta. É bravo e honrado, preza a moral e os costumes de seu ambiente, colocando-se contrário às liberalidades da cidade e dos homens de lá. É importante ressaltar que não há tensão social no romance romântico regionalista, sendo este apenas um retrato regional de costumes, sem críticas.

16

17 BIBLIOGRAFIA: CAMPEDELLI, Samira Yousseff. Literatura – história & texto – vol. 2. 8.ed. São Paulo: Saraiva, 2003. CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Literatura Brasileira: ensino médio. 2.ed. reformulada. São Paulo: Atual, 2000. CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens – vol. 2. 5.ed. São Paulo: Atual, 2000. Sites: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/romantismo-no- brasil-caracteristicas-e-autores.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Prosa_Rom%C3%A2ntica_no_Brasil http://www.algosobre.com.br/resumos-literarios/o-cabeleira.html http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_com pletas/i/inocencia

18 Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo


Carregar ppt "Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google