A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Prosa Romântica Brasileira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Prosa Romântica Brasileira"— Transcrição da apresentação:

1 A Prosa Romântica Brasileira

2 A PROSA ROMÂNTICA Inexistente durante o período colonial
A produção poética foi mais importante Romances europeus serviram de modelo Primeiros romances brasileiros: O filho do pescador (1843), de Teixeira e Sousa; A Moreninha (1844), de Joaquim Manuel de Macedo. A MORENINHA –considerado o primeiro romance brasileiro por sua qualidade estética superior e por seu grande sucesso entre os contemporâneos.

3 ROMANCE DE FOLHETIM Longa narrativa de caráter popular, cujos capítulos eram publicados semanalmente em um jornal. TEMAS: O amor, A vida da corte, Os ambientes típicos regionais, O índio, O escravo, A natureza tropical....

4 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Responder e atender aos questionamentos sobre a identidade nacional (Redescobrir o Brasil) Presença do flashback, uma volta ao passado para explicar um fato do presente. Sentimentalismo mais visível (histórias de amor que tentam quebrar barreiras, terminando no casamento ou na morte (quando o amor não era possível) Idealização de um amor que quebra barreiras (traz à tona a ideia de que o amor é a única forma das personagens se purificarem). Idealização de um herói ou uma heroína: (coragem, postura idealista e desejo de justiça e moral)

5 TIPOS DE ROMANCES ROMANCES INDIANISTAS – dão continuidade à idealização do índio. (herói representando o Brasil e os brasileiros, sendo corajoso, heróico, forte, idealizado. Há uma valorização da natureza e o espaço onde ocorre a narrativa remete ao natural, à paisagem brasileira.) Iracema, O Guarani e Ubirajara, todos de José de Alencar. ROMANCES REGIONALISTAS – procuram apresentar as características mais típicas das diversas regiões culturais do país. (herói do campo, sertanejo, alguém que pertence à sua terra e é o retrato desta. É bravo e honrado, preza a moral e os costumes de seu ambiente, colocando-se contrário às liberalidades da cidade e dos homens de lá.) Inocência, de Visconde de Taunay; O Tronco do Ipê, Til e O Gaúcho, de José de Alencar; A Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães.

6 TIPOS DE ROMANCES ROMANCES HISTÓRICOS - têm como temática fatos históricos da história do Brasil. É importante saber que romances indianistas também podem ser considerados históricos. As Minas de Prata e A Guerra dos Mascates, ambos de José de Alencar. ROMANCES URBANOS - retratam os costumes da sociedade carioca do Segundo Reinado. (Os heróis e heroínas deste romance faziam ou não parte desta sociedade e tinham que superar várias barreiras para a felicidade e a realização do amor e do casamento) Lucíola, Diva, Senhora, A Viuvinha, todos de José de Alencar; A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo; O Seminarista de Bernardo Guimarâes e Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida.


Carregar ppt "A Prosa Romântica Brasileira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google