A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicanálise “Os sonhos são uma pintura muda,em que a imaginação a portas fechadas,e ás escuras,retrata s vida e a alma de cada um,com as cores das suas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicanálise “Os sonhos são uma pintura muda,em que a imaginação a portas fechadas,e ás escuras,retrata s vida e a alma de cada um,com as cores das suas."— Transcrição da apresentação:

1 Psicanálise “Os sonhos são uma pintura muda,em que a imaginação a portas fechadas,e ás escuras,retrata s vida e a alma de cada um,com as cores das suas ações,dos seus propósitos e dos seus desejos.” Padre Veira, no Sermão de São Francisco Xavier Dormindo

2

3 Psicanálise Objeto de estudo Comportamento Vida psíquica Consciência

4 Psicanálise Freud, pensamentos Está principalmente entre três obras: “de sonhos” “interpretação psicopatológica da vida cotidiana” “três ensaios sobre a teoria da sexualidade”

5 Psicanálise As principais teorias da Psicologia no séc XX Behaviorismo - teoria do estimulo- resposta S-R; Gestalt - o homem na sua totalidade –teoria da forma; Psicanálise – teoria do inconsciente.

6 Instinto sexual e sua importância Freud notou que a maioria dos pacientes que teve desde o início de sua prática clinica,os distúrbios e queixas de natureza hipocondríaca ou histérica.

7 Psicanálise o processo sintomático e terapêutico compreendia : Experiência emocional Recalque e esquecimento Neurose Análise pela livre associação Recordação Transferência Descarga emocional Cura

8 Estrutura tripartite da mente Freud buscou inspiração na cultura Grega,pois a doutrina platônica com certeza o impressionou em seu curso de Fisiologia.As partes da alma de Platão correspondem ao Id,o Superego e da sua teoria das partes dos órgãos da mente.

9 1.O Id,regido pelo “principio do prazer”,tinha a funçao de descarregar as tensões biológicas. 2.O Ego ou o Eu é a consciência,pequena parte da vida psíquica,subtraida pelos os desejos do Id e á repressão do Superego. 3.Superego, que é gradualmente formado no Ego,e se comporta como um vigilante moral.

10 Estrutura tripartite da mente Superego ou censura Desenvolve-se em um período que Freud designa como período de latência,situado entre os 6 ou 7 anos e o inicio da puberdade ou adolescência.

11 Nesse período, forma-se nossa personalidade moral e social (1923 "O Ego e o Id"). O inconsciente, diz Freud, não é o subconsciente. Este é aquele grau da consciência como consciência passiva e consciência vivida não-reflexiva, podendo tomar-se plenamente consciente. Atos falhos ou sintomáticos. Os chamados Atos sintomáticos são para Freud evidência da força e individualismo do inconsciente: e sua manifestação é comum nas pessoas sadias Motivação. Para explicar o comportamento Freud desenvolve a teoria da motivação sexual (sobrevivência da espécie) e do instinto de conservação (sobrevivência individual).

12 Nesse período, forma-se nossa personalidade moral e social (1923 "O Ego e o Id"). Fases do desenvolvimento sexual. Freud descobriu três fases da sexualidade humana que se diferenciam pelos órgãos que sentira prazer e pelos objetos ou seres que dão prazer,que subdivide em: 1) a fase oral, ou fase da libido oral, ou hedonismo bucal, quando o desejo e o prazer localizam-se primordialmente na boca e na ingestão de alimentos e o seio materno, objetos do prazer; (2) a fase anal, ou fase da libido ou hedonismo anal, quando o desejo e o prazer localizara-se primordialmente nas exercesse e as fezes, brincar com massas e com tintas, amassar barro ou argila, comer coisas cremosas, sujar-se são os objetos do prazer; (3) e a fase genital ou fase fálica, ou fase da libido ou hedonismo genital: quando o desejo e o prazer localizara-se primordialmente nos órgãos genitais e nas partes do corpo que excitam tais órgãos. Cont

13 Tipos de personalidade. O tipo genital é a pessoa plenamente desenvolvida e equilibrada Aqueles que algum motivo se detém em seu desenvolvimento emocional, se fixam em qualquer uma das três fases transitórias O tipo oral: (1) Oral receptivo: pessoa dependente, espera que tudo lhe seja dado, sem qualquer reciprocidade; (2) Oral sadístico, não espera que alguém lhe dê voluntariamente qualquer coisa. Decide-se a empregar a força e a astúcia para conseguir o que deseja. Explorador e agressivo. Anal sadístico: impulsivamente avaro, sua segurança reside no isolamento. Ordenadas e metódicas, parcimoniosas e obstinadas

14 Perversão Porém, assim como a loucura é a impossibilidade do Ego para realizar sua dupla função, também a sublimação pode não ser alcançada e, era seu lugar, surgir uma perversão social ou coletiva, urna loucura social ou coletiva

15 Complexos de Édipo No centro do "Id", determinando toda a vida psíquica, encontra-se o que Freud denominou de complexo de Édipo, isto é, o desejo incestuoso pela mãe, e uma rivalidade com o pai. É esse o desejo fundamental que organiza a totalidade da vida psíquica e determina o sentido de nossas vidas

16 Complexo de Electra. O equivalente feminino do Complexo de Édipo é o Complexo de Eletra, cuja lenda fundamental é a de Electra e seu irmão Orestes, filhos de Agamemnon e Clytemnestra.

17 Narcisismo narcisismo, isto é, a bela imagem que possuíamos de nós mesmos como seres conscientes racionais e com a qual, durante Séculos, estivemos encantados.

18 Mecanismos de defesa são processos inconscientes que permitem a mente encontrar uma solução para conflitos não resolvidos ao nível da consciência. A psicanálise supõe a existência de forças mentais que se opõem umas às outras e que batalham entre si.

19 Os mecanismos de defesa mais importante são Repressão, Defesa de reação Projeção, Regressão Substituição. Esses mecanismos são aprendidos na família ou no meio social externo a que a criança e o adolescente estão expostos.

20 Transferência. Freud afirmou que a ligação emocional que o paciente desenvolvia em relação ao analista representava a transferência do relacionamento que o paciente havia tido com seus pais e que o paciente inconscientemente projetava no analista

21 Os sonhos: conteúdo manifesto e conteúdo latente. (Significados conscientes e inconscientes). vida psíquica dá sentido e coloração afetivo-sexual a todos os objetos e a todas pessoas que nos rodeiam e entre os quais vivemos

22 A psicanálise e a psicologia de Schopenhauer, Brentano e Hartmann O pensamento de Schopenhauer contem aspectos do que Freud desenvolveria mais tarde na Psicanálise: o poder dos complexos com origem na inibição sexual, incesto, fixação materna e complexo de Édipo e inclusive o que veio a ser a teoria fundamental do método da livre associação de idéias utilizado por Freud.

23 A psicanálise e a psicologia de Schopenhauer, Brentano e Hartmann Quando se manifesta na forma de uma criatura ela busca se perpetuar por via dos meios de reprodução dessa criatura. Por isso o sexo é básico para a Vontade perpetuar a si própria. Resulta que o impulso sexual é o mais veemente de todos os apetites, o desejo dos desejos, a concentração de toda nossa vontade

24 Conclusão Psicanálise,é o poder com origem na inibição sexual,incesto,fixação materna e complexo de Édipo e inclusive o que veio a ser a teoria fundamental do método da livre associação de idéias.

25 Referências Psicologias, uma introdução ao estudo psicologia, ed.saraiva.


Carregar ppt "Psicanálise “Os sonhos são uma pintura muda,em que a imaginação a portas fechadas,e ás escuras,retrata s vida e a alma de cada um,com as cores das suas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google