A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRONOMES É a classe de palavras que substitui o substantivo (nome). Tem a finalidade de indicar a pessoa do discurso ou situar no tempo e espaço, sem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRONOMES É a classe de palavras que substitui o substantivo (nome). Tem a finalidade de indicar a pessoa do discurso ou situar no tempo e espaço, sem."— Transcrição da apresentação:

1 PRONOMES É a classe de palavras que substitui o substantivo (nome). Tem a finalidade de indicar a pessoa do discurso ou situar no tempo e espaço, sem utilizar o seu nome.

2 Tipos de pronomes: Pronomes indefinidos variáveis
Pronomes indefinidos invariáveis Pronomes adjetivos Pronomes substantivos

3 Pronomes indefinidos variáveis
Podem ser flexionados em relação ao número (singular e plural) e ao gênero (masculino e feminino). Todo adolescente gosta de tênis e camiseta. Pronome SUBSTANTIVO NO SINGULAR Todos os adolescentes gostam de tênis e camiseta.

4 Pronomes indefinidos invariáveis
Não podem ser flexionados em relação ao número (singular e plural) e ao gênero ( masculino e feminino) Ex: Ninguém foi ao show do Wesley Safadão. Pronome

5 De acordo com a relação estabelecida com outros componentes da frase, os pronomes podem ser classificados como adjetivos e substantivos. Pronomes adjetivos: acompanham o substantivo, funcionando como adjetivo. Pronomes substantivos: substituem o substantivo.

6 Ex: Algum adolescente foi ao show do Wesley Safadão
Ex: Algum adolescente foi ao show do Wesley Safadão? Não, porque ninguém tinha autorização para viajar para Salvador e assistir ao show.

7 Emprego dos pronomes indefinidos
Certo, certa, certos, certas: dependendo da posição que ocupam, essas palavras mudam de classe gramatical. Certo dia, a garota encontrou a pessoa certa. Pronome indefinido Adjetivo

8 b) Algum, alguma, alguns, algumas: dependendo da posição que ocupam, podem ter valor afirmativo ou negativo. Algum presidente salvará o povo da corrupção. Valor positivo: um presidente Presidente algum salvou o povo da corrupção. Valor negativo: nenhum homem

9 c) Todo, toda, todos, todas: conforme o contexto, esses pronomes têm sentidos diferentes. Quando estão no singular e acompanhados de artigo ou após substantivo, têm sentido de globalidade ou universalidade. Nesse caso, o pronome é um adjetivo, porque se refere a um substantivo e delimita-o. Todo o quarto estava desarrumado. O quarto inteiro estava desarrumado. O quarto todo estava desarrumado.

10 No plural, indicam a soma, a totalidade de um conjunto
No plural, indicam a soma, a totalidade de um conjunto. Todos os homens lutaram contra a ditadura. A totalidade dos homens lutou contra a ditadura. d) Cada: assinala um elemento pertencente a um conjunto. O médico pediu que cada paciente aguardasse sua vez atendido. Intensifica o sentido do substantivo ao qual se refere. Ela é uma excelente costureira. Faz cada roupa!

11 Pronomes interrogativos
São usados na formulação de perguntas, sejam elas diretas ou indiretas. Assim como os pronomes indefinidos, referem-se à 3ª pessoa do discurso de modo impreciso. São pronomes interrogativos: que, quem, qual (e variações), quanto (e variações).

12 Exemplos Por exemplo: Quem fez o almoço?/ Diga-me quem fez o almoço.Qual das bonecas preferes? / Não sei qual das bonecas preferes.Quantos passageiros desembarcaram? / Pergunte quantos passageiros desembarcaram.


Carregar ppt "PRONOMES É a classe de palavras que substitui o substantivo (nome). Tem a finalidade de indicar a pessoa do discurso ou situar no tempo e espaço, sem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google