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GESTÃO DE EQUIPAS Marta Sampaio Marta_sampaio@netcabo.pt
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2 O QUE É UMA EQUIPA?
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3 GRUPO Conjunto de pessoas que interagem partilhando uma determinada finalidade e que, em resultado desta, definem e desenvolvem um conjunto de normas e valores partilhados que estruturam a sua acção colectiva, pressupondo a consciência de si próprios como membros do grupo
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4 GRUPO Não é um mero aglomerado de indivíduos Identidade constituída por um determinado número de membros que se propõem atingir um ou mais objectivos comuns
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5 GRUPO: Considerações Trabalho colectivo mais eficaz que o individual Grupo estimula a acção Trabalho de grupo compensa o esforço Aumenta a criatividade Correcção recíproca Permite a mudança e a renovação
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6 É vantajoso que a EQUIPA trabalhe em torno de um objectivo específico? O trabalho de equipa, consiste na realização de trabalho, no seio de um grupo de pessoas, orientadas para atingirem objectivos comuns à equipa Quando trabalhamos em equipa, cada membro é responsável pelo resultado final, o que quer dizer que caso haja ou não sucesso, a responsabilidade é de cada um e de todos
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7 Pressupostos da Gestão de Equipas de Trabalho Melhoria Organização e Gestão de Equipas Melhoria Desenvolvimento do espírito de equipa Partilha de problemas / soluções CRIAR UM AMBIENTE PROPÍCIO À MUDANÇA
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8 EQUIPAS – Para quê? Porque as mais valias do trabalhos em equipa, se baseiam: Na interacção de forma interdependente de um grupo de indivíduos que se junta para atingir objectivos específicos; Na existência por parte dos elementos de um grupo, de um sentimento de pertença ao grupo; Na partilha de elementos, que faz com que os resultados da equipa possam ser superiores ao que cada indivíduo conseguiria obter individualmente 1 + 1 + 1 > 3
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9 Características fundamentais para o sucesso de equipas de trabalho Liderança Estabelecimento de objectivos precisos, clarificados e definição de processos de acompanhamento Processo de tomada de decisão devidamente fundamentado Capacidade de agir em funções das decisões tomadas Processo de comunicação livre, franco e aberto Domínio das capacidades técnicas necessárias para levar a cabo o objectivo proposto O equilíbrio entre as pessoas preparadas para trabalhar em conjunto, tendo em vista os objectivos da equipa
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10 Provérbio Popular “Não existe maior injustiça que tratar pessoas diferentes como iguais”
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11 Racional Emotivo IntrovertidoExtrovertido
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12 Características de cada Grupo
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13 AZUIS Altamente Organizados Rigorosos com os outros e consigo próprio Responsáveis Calculistas Acostumados a planear tudo
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14 VERDES Humanos Interessados nas preocupações dos outros Sensíveis Preocupados com o bom ambiente dentro do grupo
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15 AMARELOS Criativos Inovadores Divergentes Sociais
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16 VERMELHOS Gestores Focados nas tarefas Rígidos Reguladores Gostam de controlar as situações Objectivos
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17 Funções de acordo com a Personalidade - Motivador - Recursos Humanos - Criação - Design - Planeamento Estratégico - Gestão da Qualidade - Gestor - Supervisor/Coordenador
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18 CRIAÇÃO DE EQUIPAS A importância de cada um dos tipos de pessoas deve ser tida em conta na criação de uma equipa de trabalho. O ideal será ter presente pelo menos uma pessoa de cada tipo.
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19 Estilos Individuais As equipas baseiam-se numa combinação eficaz de pessoas com estilos e/ou abordagens diversas
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20 Diferenças Individuais Em cada momento da sua vida, o indivíduo tenta dar sentido ao mundo com que se depara e a si próprio, como ser integrado nesse mundo. É, pois, importante reconhecer que cada pessoa “vê” o mundo de maneira diferente
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21 Diferenças Individuais Reconhecer que existem diferenças individuais, é importante em dois sentidos: 1) O aumento do auto-conhecimento: conhecendo melhor as suas características próprias poderá melhor entender as suas tendências comportamentais, inclinações, aptidões. 2) O reconhecimento de que os outros têm formas diferentes de sentir, pensar e agir aumentará a sua tolerância e procura de formas de lidar produtivamente com estas diferenças, tornando-as úteis no trabalho.
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22 Diferenças Individuais Porque interpreta cada indivíduo a realidade de uma forma diferente? porque cada pessoa percebe o mundo de forma diferente Porque é que cada pessoa percebe o mundo de forma diferente? porque a interpretação das experiências sensoriais varia de indivíduo para indivíduo, pois é influenciada por factores internos, tais como: fisiológicos emocionais cognitivos de personalidade
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23 Diferenças Individuais Diferentes interpretações da realidade Diferentes percepções Diferentes comportamentos
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24 Diferenças Individuais no âmbito profissional Competências individuais: aquilo que o indivíduo é capaz de compreender ou realizar Expectativas: crenças em relação às consequências de determinados actos ou situações Valores subjectivos: os valores sociais e culturais, que a pessoa interioriza como sendo mais os importantes para si
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25 A PIRÂMIDE DAS NECESSIDADES Fisiológicas Segurança Amor e Pertença Auto-Estima Auto Realização
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26 “Quando as pessoas se sentiam insatisfeitas com o seu trabalho, preocupavam-se com o ambiente em que estavam a trabalhar.” Quando as pessoas se sentiam bem no trabalho, preocupavam-se com o trabalho que estavam a realizar.” “O oposto de satisfação no trabalho não é a insatisfação, mas a ausência de satisfação, assim como o oposto de insatisfação no trabalho não é a satisfação mas a ausência de insatisfação.” MOTIVAÇÃO
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27 Conclusões Finais
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28 Dizem que o bom chefe de equipa é aquele que consegue obter o máximo dos seus membros. No entanto, dirigir uma equipa nem sempre é um mar de rosas, até porque o factor humano tem um peso determinante dentro da mesma. CONCLUSÕES FINAIS
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29 CONCLUSÕES FINAIS Para uma boa gestão de equipas é fundamental ter consciência das características particulares de cada elemento da equipa.
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30 CONCLUSÕES FINAIS Somente assim será possível aproveitar ao máximo as potencialidades de cada elemento e/ou colmatar as suas dificuldades.
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