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GESTÃO DE EQUIPAS Marta Sampaio

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Apresentação em tema: "GESTÃO DE EQUIPAS Marta Sampaio"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DE EQUIPAS Marta Sampaio Marta_sampaio@netcabo.pt

2 2 O QUE É UMA EQUIPA?

3 3 GRUPO Conjunto de pessoas que interagem partilhando uma determinada finalidade e que, em resultado desta, definem e desenvolvem um conjunto de normas e valores partilhados que estruturam a sua acção colectiva, pressupondo a consciência de si próprios como membros do grupo

4 4 GRUPO Não é um mero aglomerado de indivíduos Identidade constituída por um determinado número de membros que se propõem atingir um ou mais objectivos comuns

5 5 GRUPO: Considerações Trabalho colectivo mais eficaz que o individual Grupo estimula a acção Trabalho de grupo compensa o esforço Aumenta a criatividade Correcção recíproca Permite a mudança e a renovação

6 6 É vantajoso que a EQUIPA trabalhe em torno de um objectivo específico? O trabalho de equipa, consiste na realização de trabalho, no seio de um grupo de pessoas, orientadas para atingirem objectivos comuns à equipa Quando trabalhamos em equipa, cada membro é responsável pelo resultado final, o que quer dizer que caso haja ou não sucesso, a responsabilidade é de cada um e de todos

7 7 Pressupostos da Gestão de Equipas de Trabalho Melhoria Organização e Gestão de Equipas  Melhoria Desenvolvimento do espírito de equipa Partilha de problemas / soluções CRIAR UM AMBIENTE PROPÍCIO À MUDANÇA

8 8 EQUIPAS – Para quê? Porque as mais valias do trabalhos em equipa, se baseiam: Na interacção de forma interdependente de um grupo de indivíduos que se junta para atingir objectivos específicos; Na existência por parte dos elementos de um grupo, de um sentimento de pertença ao grupo; Na partilha de elementos, que faz com que os resultados da equipa possam ser superiores ao que cada indivíduo conseguiria obter individualmente 1 + 1 + 1 > 3

9 9 Características fundamentais para o sucesso de equipas de trabalho Liderança Estabelecimento de objectivos precisos, clarificados e definição de processos de acompanhamento Processo de tomada de decisão devidamente fundamentado Capacidade de agir em funções das decisões tomadas Processo de comunicação livre, franco e aberto Domínio das capacidades técnicas necessárias para levar a cabo o objectivo proposto O equilíbrio entre as pessoas preparadas para trabalhar em conjunto, tendo em vista os objectivos da equipa

10 10 Provérbio Popular “Não existe maior injustiça que tratar pessoas diferentes como iguais”

11 11 Racional Emotivo IntrovertidoExtrovertido

12 12 Características de cada Grupo

13 13 AZUIS Altamente Organizados Rigorosos com os outros e consigo próprio Responsáveis Calculistas Acostumados a planear tudo

14 14 VERDES Humanos Interessados nas preocupações dos outros Sensíveis Preocupados com o bom ambiente dentro do grupo

15 15 AMARELOS Criativos Inovadores Divergentes Sociais

16 16 VERMELHOS Gestores Focados nas tarefas Rígidos Reguladores Gostam de controlar as situações Objectivos

17 17 Funções de acordo com a Personalidade - Motivador - Recursos Humanos - Criação - Design - Planeamento Estratégico - Gestão da Qualidade - Gestor - Supervisor/Coordenador

18 18 CRIAÇÃO DE EQUIPAS A importância de cada um dos tipos de pessoas deve ser tida em conta na criação de uma equipa de trabalho. O ideal será ter presente pelo menos uma pessoa de cada tipo.

19 19 Estilos Individuais As equipas baseiam-se numa combinação eficaz de pessoas com estilos e/ou abordagens diversas

20 20 Diferenças Individuais Em cada momento da sua vida, o indivíduo tenta dar sentido ao mundo com que se depara e a si próprio, como ser integrado nesse mundo. É, pois, importante reconhecer que cada pessoa “vê” o mundo de maneira diferente

21 21 Diferenças Individuais Reconhecer que existem diferenças individuais, é importante em dois sentidos: 1) O aumento do auto-conhecimento: conhecendo melhor as suas características próprias poderá melhor entender as suas tendências comportamentais, inclinações, aptidões. 2) O reconhecimento de que os outros têm formas diferentes de sentir, pensar e agir aumentará a sua tolerância e procura de formas de lidar produtivamente com estas diferenças, tornando-as úteis no trabalho.

22 22 Diferenças Individuais  Porque interpreta cada indivíduo a realidade de uma forma diferente? porque cada pessoa percebe o mundo de forma diferente  Porque é que cada pessoa percebe o mundo de forma diferente? porque a interpretação das experiências sensoriais varia de indivíduo para indivíduo, pois é influenciada por factores internos, tais como: fisiológicos emocionais cognitivos de personalidade

23 23 Diferenças Individuais Diferentes interpretações da realidade Diferentes percepções Diferentes comportamentos

24 24 Diferenças Individuais no âmbito profissional Competências individuais: aquilo que o indivíduo é capaz de compreender ou realizar Expectativas: crenças em relação às consequências de determinados actos ou situações Valores subjectivos: os valores sociais e culturais, que a pessoa interioriza como sendo mais os importantes para si

25 25 A PIRÂMIDE DAS NECESSIDADES Fisiológicas Segurança Amor e Pertença Auto-Estima Auto Realização

26 26  “Quando as pessoas se sentiam insatisfeitas com o seu trabalho, preocupavam-se com o ambiente em que estavam a trabalhar.”  Quando as pessoas se sentiam bem no trabalho, preocupavam-se com o trabalho que estavam a realizar.” “O oposto de satisfação no trabalho não é a insatisfação, mas a ausência de satisfação, assim como o oposto de insatisfação no trabalho não é a satisfação mas a ausência de insatisfação.” MOTIVAÇÃO

27 27 Conclusões Finais

28 28 Dizem que o bom chefe de equipa é aquele que consegue obter o máximo dos seus membros. No entanto, dirigir uma equipa nem sempre é um mar de rosas, até porque o factor humano tem um peso determinante dentro da mesma. CONCLUSÕES FINAIS

29 29 CONCLUSÕES FINAIS Para uma boa gestão de equipas é fundamental ter consciência das características particulares de cada elemento da equipa.

30 30 CONCLUSÕES FINAIS Somente assim será possível aproveitar ao máximo as potencialidades de cada elemento e/ou colmatar as suas dificuldades.


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