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A CULTURA ORGANIZACIONAL
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CULTURA ORGANIZACIONAL
CONCEITO DE CULTURA ORGANIZACIONAL A cultura organizacional é o sistema de valores, crenças, normas e hábitos compartilhados, que rege a interação dos elementos de uma organização.
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A cultura reflete as visões comuns sobre
“o modo como as coisas são feitas por aqui”, e o ambiente interno e particular de cada organização.
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Por que a Cultura precisa ser melhor entendida?
Schein aponta três razões porque a cultura deve ser melhor entendida: a cultura organizacional é real e impacta na vida das pessoas, a performance das pessoas e da organização não pode ser entendida sem considerar a cultura e o conceito de cultura organizacional tem sido confundido com outros conceitos, tais como clima, ideologia, filosofia e estilo gerencial.
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Os macacos e as bananas Duração: 01:50
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A questão é fazer as perguntas fundamentais: por que é assim
A questão é fazer as perguntas fundamentais: por que é assim? Para que serve isso? Poderia ser de outra forma? Cuidado! Lembrem-se dos macacos, que concentrados no cuidado com a escada/o banho, acabaram por esquecer das bananas...
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Para gerenciar a cultura, administradores, nós, todos devemos primeiro entendê-la, e para compreender a cultura é por meio da análise dos símbolos, rituais e ideologias
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RITUAIS – são as ações costumeiras e repetidas dentro de uma organização
IDEOLOGIAS – são crenças, princípios morais e valores que provêem a base para a tomada de decisão organizacional SIMBOLOS - são nomes, logomarcas e características físicas usadas para conduzir a imagem de uma organização.
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A ORGANIZAÇÃO TÊM UMA CULTURA
A ORGANIZAÇÃO É UM SISTEMA COMPOSTO DE SUBSISTEMAS (funciona de forma integrada). O subsistema humano e cultural é formado por dois elementos: Elemento informal – conjunto de indivíduos que compõem a organização e suas respectivas subculturas –visões de mundo Elemento formal – cultura oficial – regras, padrões, valores e formas de comportamento propagadas pelos dirigentes pelos meios de comunicação oficiais.
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CULTURA OFICIAL REGRAS ORGANIZACIONAIS
Chamar o chefe de senhor. Utilizar-se um vocabulário formal Vestir roupas formais como Terno e Gravata Não haver flexibilidade no horário ou no trabalho. Cumprir horário rígido, “bater o ponto”.
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Outras organizações podem conceder horário flexível, permitir que as pessoas trabalhem com roupas informais, chamem o chefe de “você”, contem anedotas, e façam brincadeiras.
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O que você pode dizer faz parte da
E na sua empresa.... O que você pode dizer faz parte da CULTURA ORGANIZACIONAL?
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CULTURA ORGANIZACIONAL SEGUNDO SCHEIN
A Cultura é percebida por meio da linguagem, dos símbolos e das imagens, das histórias e dos mitos, dos rituais e das cerimônias, dos hábitos e os valores que permeiam essa organização, além dos objetos visíveis e físicos da mesma, tais como a arquitetura, os móveis, o espaço físico, etc.
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EDGAR SCHEIN A origem dos elementos que compõem a cultura está na luta pela sobrevivência da mesma. Uma organização como organismo luta para fugir da morte.
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ADAPTAR-SE AO MEIO AMBIENTE
Para desenvolver-se e sobreviver, o grupo tem dois grandes problemas a solucionar: ADAPTAR-SE AO MEIO AMBIENTE desenvolvendo novas estratégias, conquistando novos mercados e relacionando-se com fornecedores e clientes.
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MANTER SUA COERÊNCIA INTERNA
Para desenvolver-se e sobreviver, o grupo tem dois grandes problemas a solucionar: MANTER SUA COERÊNCIA INTERNA o grupo busca manter o seu equilíbrio interno como sistema –equilíbrio entre diferenciação e a integração de seus subsistemas.
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A preocupação do dirigente deve ser de integrar os grupos e desenvolver a cultura valores e padrões em comum Os membros devem trabalhar em conjunto e comunicar-se, integrando as estratégias e os objetivos. Ter visão global do sistema para evitar a consolidação dos feudos, falta de comunicação e coerência entre as partes do sistema.
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EXPERIÊNCIAS POSITIVAS E NEGATIVAS
A partir do aprendizado por ensaio e erro, o grupo seleciona e conserva as formas de comportamento, os valores e as regras que foram percebidas como responsáveis por seu sucesso e desenvolvimento. Esses padrões culturais são um conjunto de premissas básicas (conceitos, princípios, soluções, formas de comportamento) que foram estabelecidas e descobertas nesse processo de aprendizagem de solução de problemas de adaptação externa e de integração interna.
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SOBREVIVÊNCIA DA CULTURA
Desde que a organização tenha uma cultura forte e a sua liderança permaneça estável, a cultura conseguirá sobreviver mesmo que existam elevadas taxas de substituição nos escalões inferiores ou entre os membros de pouca influência na estrutura.
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O PAPEL DA LIDERANÇA NA MUDANÇA CULTURAL
As soluções, os princípios, as formas de comportamento e os padrões representativos da visão de mundo dos dirigentes são difundidos na organização por meio de: Treinamentos Publicações (revistas e jornais internos, comunicados e regulamentos) Discursos oficiais do diretor e dos gerentes.
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PAPEL DOS DIRIGENTES FRENTE AOS PROBLEMAS
Uma das funções cruciais da liderança é: PROVER DIRETRIZES, REGRAS E ESTRATÉGIAS (quando o modo habitual de fazer as coisas não funcione ou quando mudanças drásticas no ambiente exijam novas respostas). PROPORCIONAR SEGURANÇA AO GRUPO
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