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Aplicando Pessoas Prof. Adm. Leandro Somma.

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1 Aplicando Pessoas Prof. Adm. Leandro Somma

2 O que deve ser observado na aplicação de Pessoas?
Cultura organizacional Componentes. Socialização organizacional Métodos de socialização.

3 CULTURA ORGANIZACIONAL

4 “Hammer, Michael e Champy
Para pensar “O verdadeiro poder da tecnologia não está em fazer antigos processos funcionarem melhor, mas em permitir que as organizações rompam com as antigas regras e criem novas formas de trabalho”. “Hammer, Michael e Champy

5 Se a cultura de sua empresa é assim...então você tem um grande problema!

6 Cultura Organizacional
A liderança exercida é de certa forma, o reflexo da cultura da organização, ou melhor dizendo, o reflexo dos efeitos dessa cultura na organização como um todo. Cultura Organizacional é um sistema de significados aceitos pública e coletivamente por um dado grupo, num dado tempo.

7 Por que é difícil mudar a Cultura?
Porque a cultura organizacional tem um guardião ...

8 Guardião da cultura: a teia
ESTRUTURAS ROTINAS E RITUAIS SÍMBOLOS HISTÓRIAS E MITOS TIPOS DE LIDERANÇA MECANISMOS E SISTEMAS DE CONTROLE O paradigma cultural da nossa organização ... não um gorila mas uma teia complicadíssima que cria um paradigma à prova de mudança!

9 Manifestação da Cultura Organizacional
O nível dos artefatos e das criações: arquitetura, layout; Modelos de comportamentos visíveis e invisíveis; Maneira como as pessoas se vestem, o corte dos cabelos; Nível dos valores em geral, valores manifestos; Código de ética, carta de princípios, filosofia da empresa; Declaração da missão, visão e dos valores da empresa; Nível dos pressupostos inconscientes: determinados comportamentos que ao se mostrarem adequados na solução de problemas vão se transformando em pressupostos inconscientes.

10 Fatores que influenciam a Cultura Organizacional
Seus fundadores Seu ramo de atividade Dirigentes atuais A área geográfica na qual a empresa atua Etc

11 Mudanças que tem afetado a Cultura Organizacional
Intenso uso de Automatização – aumento da produtividade, redução de custos, aumento da eficiência; A Terceirização – atividades acidentais, ou seja, aquelas que não correspondem à sua atividade principal; As Fusões, as alianças estratégicas; Downsizing – redução de níveis hierárquicos

12 É preciso romper as amarras!

13 Dimensão: Cultura Organizacional
Principais Pontos fortes Recomendações 1 Ambiente descontraído que estimula a inovação Que esses pontos sejam reconhecidos, valorizados e conservados por todos os integrantes. 2 Orgulho em trabalhar na empresa / reconhecimento do objetivo social 3 Comprometimento 4 Liberdade para se expressar 5 Bom astral das pessoas, tolerância, solidariedade 6 Capacidade de trabalhar sob pressão 7  Abertura para novas idéias

14 Dimensão: Cultura Organizacional
Principais Pontos de melhoria Recomendações 1 Divulgação ampla da identidade e missão da empresa. Produção de textos explicativos por cada setor, divulgados amplamente. 2 Conhecimento do que faz cada setor (departamentalização). Incentivo ao compartilhamento de conhecimentos.  Semana do conhecimento, Portas abertas internas, rodízio nos setores. 3 Reconhecer o tempo como recurso importante para a inovação e para realização das tarefas. Respeitar o tempo necessário para cada tarefa. Deixar claro o que é urgente e importante. 4 Incentivar e capacitar a participação de todos nas atividades (honestidade intelectual). Regras claras que facilitem esse ponto. 5 Reconhecimento sistemático de resultados de toda a organização. Destacar todos os avanços e sucessos das atividades rotineiras até os grandes projetos. 6 Preocupação com equilíbrio vida pessoal e profissional. Atividades culturais e de saúde laboral (ergonomia). 7 Continuidade das ações e feedback.  Divulgação sistemática de resultados.

15 Como se aprende a cultura organizacional
Histórias Acertos e erros Rituais e cerimônias Reforçam aspectos da cultura Símbolos materiais Comunicação não verbal Linguagem Específica de cada organização

16 Socialização organizacional Conceito
A socialização organizacional é o modo como a organização integra seus funcionários à sua cultura, ao seu contexto e ao seu sistema para que esses se comportem de maneira adequada às expectativas da organização. A socialização representa uma importante fase da iniciação do funcionário para moldar um futuro bom relacionamento entre o indivíduo e a organização.

17 Socialização organizacional Métodos
Processo seletivo: conhece futuro ambiente de trabalho, informações sobre funcionamento da empresa e comportamentos adequados. Conteúdo do cargo: Descrição do que deve ser feito e do grau de expectativa que se espera obter. Supervisor como tutor: ponto de ligação com a organização e outros funcionários. Grupo de trabalho: forte influência sobre as crenças e atitudes dos indivíduos. Programa de integração: programa formal e intensivo de treinamento inicial, de forma a familiarizar os novos membros da organização.

18 Um bom programa de socialização deve ter:
Assuntos Organizacionais Missão e objetivos Políticas e diretrizes Estrutura organizacional e suas unidades Produtos e serviços oferecidos Regras e procedimentos internos Procedimentos de segurança no trabalho Arranjo físico e instalações

19 Um bom programa de socialização deve ter:
Benefícios oferecidos Horário de trabalho, de descanso e refeições Dias de pagamentos e adiantamentos Programa de benefícios sociais

20 Um bom programa de socialização deve ter:
Relacionamento Apresentação aos supervisores e aos colegas de trabalho

21 Um bom programa de socialização deve ter:
Deveres do novo participante Responsabilidades básicas Visão geral do cargo Tarefas Objetivos do cargo Metas e resultados a alcançar

22 Socialização organizacional Vantagens
Reduzir a ansiedade das pessoas Reduzir a rotatividade Economizar tempo Para desenvolver expectativas realísticas

23 Qual a verdadeira importância da Socialização Organizacional?


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