A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GEOMETRIA DINÂMICA UMA NOVA ABORDAGEM PARA O APRENDIZADO DA GEOMETRIA SÃO LEOPOLDO, 2016 UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS UNIDADE ACADÊMICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GEOMETRIA DINÂMICA UMA NOVA ABORDAGEM PARA O APRENDIZADO DA GEOMETRIA SÃO LEOPOLDO, 2016 UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS UNIDADE ACADÊMICA."— Transcrição da apresentação:

1 GEOMETRIA DINÂMICA UMA NOVA ABORDAGEM PARA O APRENDIZADO DA GEOMETRIA SÃO LEOPOLDO, 2016 UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BRUNA AVILA JANINE DIOGO LISIANE LEMOS

2 GEOMETRIA DINÂMICA UMA NOVA ABORDAGEM PARA O APRENDIZADO DA GEOMETRIA  Maria Alice Gravina  Instituto de Matemática da UFRGS  Artigo publicado nos Anais do VII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p1-13, Belo Horizonte, Brasil, nov, 1996)

3 Introdução  Intrigados com o alto índice de reprovação dos alunos ingressantes do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS, na disciplina de Geometria Euclidiana, fizeram com que estes fossem analisados.  Constataram que eles não atingiram no decorrer de seu ensino e aprendizagem, os níveis mentais superiores de dedução e rigor, apresentando pouca compreensão dos objetos geométricos, não conseguindo estruturar uma demonstração.

4 Geometria Dinâmica  Apresentam sessão de trabalhos realizados com os alunos onde, a partir da experimentação, o ensino de geometria se dá na forma de conjecturas feitas corrigidas e refinadas a partir do feedbak oferecido pelo ambiente.  O artigo se detém em duas questões: os processos de formação do conceito de objeto geométrico e de transição entre o experimental e o abstrato.  Softwares com recurso de desenho e movimento podem ser ferramentas ideais para a superação de dificuldades, por exemplo, Cabri-Geometre e Geoplan. Ensinando geometria através de uma exploração experimental viável em ambientes informatizados.

5 Teoria proposta por Fischbein (1993), onde o objeto geométrico é tratado como tendo duas componentes:  1) conceitual – através da linguagem escrita e falada, com maior ou menor grau de formalismo.  2) figural – imagem mental que associamos ao conceito, e no caso da geometria, tem característica de poder ser manipulada através de movimentos como translação, rotação etc.

6 Exemplo de item de resultado quantitativo, de questionário aplicado aos alunos ingressantes no curso em 1995 * Observa-se desequilíbrio entre componentes conceitual e figural do objeto geométrico. Pode ser trabalhado com 7º, 8º e 9º ano

7 Análise  Princípios de Geometria Dinâmica São ferramentas de construção: desenhos de objetos geométricos são feitos a partir das propriedades que o definem. Quando movimentados, garantes as relação geométricas atribuídas. Recurso didático importante, pois possuiu harmonia entre aspectos conceituais e conceituais.

8 No artigo, foi realizado o relato de atividades usando a geometria dinâmica através de observações qualitativas. Tratando problemas que o enunciado não há indicação de resposta, desencadeia um processo desafiador e interessante para o ensino e a aprendizagem. Nesta proposta o professor interagiu com os alunos, como questionador e mediador, procurando situá-los, sempre que necessário, mas os alunos que chegavam as conjecturas.

9 Conclusões  Os programas de geometria são ferramentas poderosas na superação de obstáculos referente a aprendizagem. Os alunos experimentam, criam estratégias, fazem conjecturas, argumentam e deduzem propriedades matemáticas.


Carregar ppt "GEOMETRIA DINÂMICA UMA NOVA ABORDAGEM PARA O APRENDIZADO DA GEOMETRIA SÃO LEOPOLDO, 2016 UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS UNIDADE ACADÊMICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google