A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BENDEGÓ METEORITO DESCOBERTO NO BRASIL. Bendegó é o maior meteorito brasileiro conhecido até o momento. Foi descoberto em 1784, pelo menino Domingos da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BENDEGÓ METEORITO DESCOBERTO NO BRASIL. Bendegó é o maior meteorito brasileiro conhecido até o momento. Foi descoberto em 1784, pelo menino Domingos da."— Transcrição da apresentação:

1 BENDEGÓ METEORITO DESCOBERTO NO BRASIL

2 Bendegó é o maior meteorito brasileiro conhecido até o momento. Foi descoberto em 1784, pelo menino Domingos da Motta Botelho, sobre uma elevação próxima ao Rio Vaza Barris, no sertão da Bahia. A localização a 48 km da cidade de Monte Santo e a 180 metros do riacho Bendegó, que daria nome ao meteorito.

3 Em 1785 o Capitão-mor de Itapicurú, tentou remover para a capital, Salvador. E de lá, seguir de navio até a capital. Com 30 homens e uma aparelha de 12 juntas de bois atreladas, no transporte o meteorito caiu no rio. Abandonado a façanha de remoção, o fato é comunicado ao Ministro de Estado de Portugal, enviando-lhe alguns fragmentos do material.

4 No transporte cai no Rio

5 Em 1810 foi visitado pelo cientista viajante A. F. Mornay, retirou alguns fragmentos, que juntamente com as observações pessoais foram remetidos para Real Sociedade de Londres. Em 1816 era publicada no “Philosophical Transactions” a carta de Mornay e as análises realizadas por Wollaston. Em 1820 a dupla de naturalistas alemães Spix e Martius, acompanhados do seu descobridor Domingos da Motta Botelho, depois de atearem fogo por 24 horas, conseguiram retirar fragmentos que foram levados para a Europa, o maior deles sendo doado ao Museu de Monique. Em 1883, o Prof. Orville Derby, do Museu Nacional contatou o engenheiro da Estrada de Ferro Inglesa (British Rail Road), na construção Monte Santo a Salvador, a extensão mais próxima do meteorito, cerca de 100 km de distância de difícil acesso. Os custos para remoção estavam acima das possibilidades do Museu. Em 1886, o Imperador D. Pedro II na Academia de Ciências de Paris, quando visitava a França, tomou conhecimento e prontificou-se a providenciar o transporte da peça para o Rio de Janeiro.

6 O Imperador chamou Sr. José Carlos de Carvalho, oficial aposentado que procurou apoio da Sociedade Brasileira de Geografia para o transporte, e que se encarregou da parte financeira do patrocínio,conseguida pela doação do Barão de Guahy, Joaquim Elysio Pereira Marinho. A Comissão do Império para a recuperação do Bendegó, foi formada por José Carlos de Carvalho, os engenheiros Vicente de Carvalho Filho e Humberto Saraiva Antunes, que iniciaram a remoção no dia 07 de setembro de 1887. Em 1888 o relatório de viagem foi publicado em português e francês relatando o transporte do Bendegó.

7 No local da queda do meteorito foi construído o marco D. Pedro II, financiado pelo barão de Guahy. Na ocasião, colocou-se dentro de uma pequena caixa de ferro um exemplar do termo de inauguração do trabalho de remoção e um exemplar do Boletim da Sociedade Brasileira de Geografia, que publicava um memorial sobre o meteorito de Bendegó.

8 Expedição no Local Membros da Comissão ao lado do meteorito e transporte

9 Marco no local do transporte, Estação de Jacuricy, em 16/05/1888 em homenagem D. Pedro II denominado Barão de Guahy

10 Este marco D. Pedro II não mais existe, alguns anos da remoção do meteorito, a região foi assolada por uma longa estiagem (seca), o sertanejo atribuiu supersticiosamente a causa, a remoção da pedra (meteorito) que a seca era castigo por terem permitido a retirada da “pedra”. Derrubaram o marco em busca da pedra “irmã daquela que os doutores levaram”. E ali encontraram a caixa metálica colocada pelos engenheiros com documentos, onde, segundo se diz, na crença popular nordestina havia um papel onde se lia “Jesus, Maria e José”. Provavelmente lido por um crente qualquer antes de destruir.

11 Marco atual Construído em substituição ao que foi derrubado em Jacuricy.

12 Hall Museu Quinta da Boa Vista Duas visões na entrada e as inscrições

13 Alunos visitando o Bendegó

14

15 Albert Einstein e o Bendegó no Rio: Museu de Ciências Naturais

16 A Comissão com o meteorito ao chegar no Rio de Janeiro, foi recebido pela Princesa Isabel. Foi feito um corte no Bendegó para estudo de 60 kg, foi repartida e enviada para 14 museus no mundo. No Arsenal de Marinha no Rio de Janeiro foi feito uma cópia em madeira do meteorito sendo enviada para Paris, na homenagem dos cem anos da Queda da Bastilha, a Revolução Francesa.. Na época, o meteorito de Bendegó, era o maior meteorito exposto em um museu, no mundo. Este modelo hoje se encontra no Museu de História Natural de Paris

17 No Museu Antares de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual de Feira de Santana existe uma réplica de Bendegó * Meteorito em fibra de vidro. * Pedestal em mármore. * Uma coleção de fotos que ilustram os esforços de retirada do local de queda e transporte. * Exposição permanente

18

19 Museu da Quinta da Boa Vista

20 Nova expedição Bendegó, no sertão da Bahia, pela primeira vez com equipamentos geomagnéticos. Observatório Nacional/MCT, no Rio, e o Observatório Antares, da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, organizaram de 6 a 9/06/2003, nova expedição ao local onde foi encontrado o meteorito Bendegó. O lugar do achado não pertence mais a Monte Santo, mas sim a Uauá,com a criação do município. No trabalho foi utilizado o Magnetômetro de Próton, o teodolito e GPS diferencial, além de outros equipamentos. Objetivo é a confecção de um mapa, geomagnético, com supostas anomalias do campo magnético terrestre do lugar. Uauá (10º25’47”S 39º20’24”W, Bahia) Bendegó, termo indígena, caído do céu.

21 Em tempos remotos, vindo dos confins do espaço,um aerólito caiu sobre as terras da Bahia, não há registro da queda. Em 1820 o meteorito passou a chamar-se Bendegó. Trata-se de um aerólito pertencente ao grupo dos octaedritos grosseiro. Quase todo de ferro, pesa 5.400 kg, com densidade de 7,49, com a seguinte composição: Ferro, 9131% - níquel, 6,40% - outros elementos, 2.39% Há fragmentos nos seguintes museus: Munique, 3,675 kg – Londres, 2,491 kg – Viena, 2,317 kg – Berlim, 0,19 kg – Erlanger, 0,18 kg – Copenhague, 0,5 kg -


Carregar ppt "BENDEGÓ METEORITO DESCOBERTO NO BRASIL. Bendegó é o maior meteorito brasileiro conhecido até o momento. Foi descoberto em 1784, pelo menino Domingos da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google