A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História do Paraná Aula 1 – A origem do Estado do Paraná

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História do Paraná Aula 1 – A origem do Estado do Paraná"— Transcrição da apresentação:

1 História do Paraná Aula 1 – A origem do Estado do Paraná

2 Paraná! O nome do estado é derivado do tupi pa'ra = "mar" mais nã = "semelhante, parecido". Paraná é, portanto, "semelhante ao mar, rio grande, parecido com o mar", naturalmente pelo seu tamanho O nome do estado é derivado do tupi pa'ra = "mar" mais nã = "semelhante, parecido". Paraná é, portanto, "semelhante ao mar, rio grande, parecido com o mar", naturalmente pelo seu tamanho

3 Tudo começou com a vinda de europeus em busca de ouro, quando o encontraram o Estado que até então era chamado de província pois pertencia a São Paulo. Tudo começou com a vinda de europeus em busca de ouro, quando o encontraram o Estado que até então era chamado de província pois pertencia a São Paulo. A vila de Paranaguá, criada por uma carta régia de 1648, formou com o seu sertão - os chamados campos de Curitiba, a quase mil metros de altitude - uma só comunidade. Prevaleceu em Paranaguá o cultivo das terras e, nos campos, a criação de gado. Pouco a pouco, Curitiba, elevada a vila em 1693,transformou-se no principal núcleo da comunidade paranaense, e para isso foi fator decisivo a grande estrada do gado que se estabeleceu entre o Rio Grande do Sul e Sorocaba. A vila de Paranaguá, criada por uma carta régia de 1648, formou com o seu sertão - os chamados campos de Curitiba, a quase mil metros de altitude - uma só comunidade. Prevaleceu em Paranaguá o cultivo das terras e, nos campos, a criação de gado. Pouco a pouco, Curitiba, elevada a vila em 1693,transformou-se no principal núcleo da comunidade paranaense, e para isso foi fator decisivo a grande estrada do gado que se estabeleceu entre o Rio Grande do Sul e Sorocaba.

4 Paranaguá

5

6 A palavra Paranaguá quer dizer grande mar redondo, devido a bacia de Paranaguá. A palavra Paranaguá quer dizer grande mar redondo, devido a bacia de Paranaguá.

7 Devido a descoberta de ouro na cidade, os europeus (portugueses e espanhóis) ali se instalaram. A partir de 1578 se tem indícios de uma vila na região que recebia o nome de Nossa Senhora do Rócio, que posteriormente em 29 de julho de 1648 passou a se chamar Paranaguá. Devido a descoberta de ouro na cidade, os europeus (portugueses e espanhóis) ali se instalaram. A partir de 1578 se tem indícios de uma vila na região que recebia o nome de Nossa Senhora do Rócio, que posteriormente em 29 de julho de 1648 passou a se chamar Paranaguá.

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18 Pesquisa! Procure informações das cidades de Antonina e Morretes e depois escreva qual a sua importância para o Estado do Paraná. Procure informações das cidades de Antonina e Morretes e depois escreva qual a sua importância para o Estado do Paraná.


Carregar ppt "História do Paraná Aula 1 – A origem do Estado do Paraná"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google