A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O desejo de ocupar a grande área inexplorada do Paraná era antigo. Já no século de XIX,políticos e intelectuais defendiam necessidade de se promover a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O desejo de ocupar a grande área inexplorada do Paraná era antigo. Já no século de XIX,políticos e intelectuais defendiam necessidade de se promover a."— Transcrição da apresentação:

1

2 O desejo de ocupar a grande área inexplorada do Paraná era antigo. Já no século de XIX,políticos e intelectuais defendiam necessidade de se promover a colonização,seja pela ação governamental,seja por empresas particulares. Houve varias tentativas de colonização. A maioria tinha a mesma concepção de colônia:entregar um lote a de terra para cada família construir sua própria casa também oferecer ajuda para a compra de sementes e utensílios. As empresas particulares tinham objetivo de obter lucro, com a venda te terra roxa e fértil, em locais de difícil acesso. Muita gente de varias regiões do Brasil foi para o norte do Paraná em busca de enriquecimento rápido e da igualdade de oportunidades.

3 Relembrando Colonização Paranaense Tradicional Norte Sudoeste

4 Frente Tradicional Ocorreu no início do século XVIII,acompanhando o processo de desenvolvimento do Paraná,ocorrendo no litoral e campos gerais,os personagens envolvidos foram os portugueses e espanhóis,devido as Sesmarias e Tratado de Tordesilhas. As principais cidades foram:Paranaguá(1ªcapital), Curitiba, Ponta Grossa

5 Região Norte Os primeiros grupos especialmente de mineiros e paulistas ocuparam os vales dos rios Paranapanema, cinzas, ribeirão e jataí. Vieram trazendo mudas,que forma plantadas em grandes propriedades.nasciam as primeiras fazendas de café. A partir da segunda metade do século XX a expansão da fronteira e a ocupação continuarão em direção as bacias dos rios Paranapanema, Tibagi Ivaí tomando rumo do noroeste do estado.Mineiros,Paulistas,Nordestinos,Brasileiros e Imigrantes de vários países vieram a essa regiões. As estradas de ferro e de rodagem, lado a lado, passaram a ligar o norte do Paraná estado de são Paulo. A fronteira se expandiu e surgiram novas cidades como Londrina,Apucarana,Arapongas,Cambe e Rolandia.A região ganhou nomes e apelidos : Norte Novo,terra dos pés vermelhos.

6 A região do Norte do Paraná se divide em: Norte velho: dos rios Paranapanema, Cinzas, Ribeirão e Jataí surgiram às cidades Tomasina, santo Antonio da platina, Wenceslau Brás e São Jose da Boa vista, todas do Celso XIX Norte Novo: rios Paranapanema, Tibagi e Ivaí tomando rumo do noroeste do estado surgindo as cidades de Londrina,Apucarana,Arapongas,Cambe e Roland ia Norte Novíssimo:Ivaí,Piquiri e Pirapó surgindo as cidades de Paranavaí,Umuarama,Cianorte e Maringá

7 Região Sudeste Quando os militares fundaram a colônia de foz do Iguaçu, encontraram uma população de argentinos, paraguaios e alguns brasileiros, mais tarde chegaram os catarinenses e gaúchos. Povoamento da década de 40 e 50 do século XX grande parte da colonização foi planejada pelas companhias particulares, constituindo-se núcleos habitacionais como Toledo, Marechal C. Rondon, cascavel. Apesar de ter ficado longo tempo isolado do resto do Paraná, o oeste teve um surto rápido de desenvolvimentos. Essa região é situada entre os vales dos rios Chopin, Iguaçu e Paraná, região inóspita e distante


Carregar ppt "O desejo de ocupar a grande área inexplorada do Paraná era antigo. Já no século de XIX,políticos e intelectuais defendiam necessidade de se promover a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google