A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1. Uma possível solução para os problemas da metrópole. Portugal estava enfrentando sérias crises financeiras principalmente porque os Holandeses levaram.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1. Uma possível solução para os problemas da metrópole. Portugal estava enfrentando sérias crises financeiras principalmente porque os Holandeses levaram."— Transcrição da apresentação:

1

2 1. Uma possível solução para os problemas da metrópole. Portugal estava enfrentando sérias crises financeiras principalmente porque os Holandeses levaram com eles ao serem expulso do Brasil, as técnicas de produção de açúcar para a região do caribe. A descoberta de jazidas de ouro em 1690 na região que ficou conhecida como Minas Gerais, Goiás e Cuiabá surgiu como solução para muitos dos problemas da metrópole.

3 Para resolver os vários problemas que havia nas colônias o rei D. João IV criou o CONSELHO ULTRAMARINO: Órgão administrativo que deveria resolver os problemas que surgissem nas terras de ultramar: Índia, Brasil, Guiné, Ilhas de São Tomé, Cabo Verde e demais dependência. Com isso aumentou a centralização do poder real e diminuiu o poder das autoridades locais da colônia.

4 Com a intenção de resolver a crise, Portugal assinou o TRATADO DE METHUEN com a Inglaterra. Levou esse nome devido ao negociador John Methuen. O acordo estabelecia a facilidades de entrada de vinhos portugueses no mercado inglês e tecidos ingleses no mercado português. Quem levou a pior foram os portugueses porque a saída de tecido era bem maior que a saída de vinho.

5 A corrida do ouro. As primeiras jazidas de ouro foram encontradas no Rio das Velhas, próximo à atual cidade de Sabará, por bandeirantes paulistas. A notícia se espalhou rapidamente. Tratava-se do OURO de ALUVIÃO, que era retirado dos rios. As áreas que mais produziram ouro estavam em torno do Rio da Velhas, do Ribeirão do Carmo, Rio das Mortes, Ribeirão do Inferno e Jequitinhonha.

6 Começou então a corrida do ouro e em média chegava seis mil pessoas por ano no Brasil e homens de outras partes do Brasil também se dirigiam a região onde havia ouro. Houve o aumento do comércio de escravos neste período. Os garimpeiros se alimentavam de acordo com o ensinamento dos índios, mel caça, pesca. Como aumentava o numero da garimpeiro todos os dias este tipo de alimentação passou a ser insuficiente.

7 Alguns passaram a cultivar a terra e a plantar milho, mandioca, feijão e cana, além de criadores de animais domésticos como galinhas, porcos, ovelhas,gado etc. Mesmo assim faltava muito alimento e por esse motivo vinha alimento através do Rio São Francisco de várias regiões do Brasil. Para chegar às minas era possível só a pé e levavam cerca de oito dias. O TROPEIRO vestia-se de chapéu e botas e conduzia animais carregados de mercadorias para abastecer os diversos núcleos mineradores.

8 4. Conflitos em Torno das Minas e reorganização administrativa. Havia vários conflitos. As vezes eram lutas entre colonos ou entre autoridades da metrópole ou entre ambos. Além disso havia conflitos com os povos indígenas, formação de quilombos ente outros.

9 Emboaba é uma palavra na língua Tupi e foi usada pelos bandeirantes paulista para se referir aos que vinham de outras regiões. Os bandeirantes por terem encontrado primeiro as jazidas de ouro não queriam intrusos em seu garimpos e a guerra se estendeu de 1707 a 1709 com mortes de ambos os lados e acabou sem vencedores.


Carregar ppt "1. Uma possível solução para os problemas da metrópole. Portugal estava enfrentando sérias crises financeiras principalmente porque os Holandeses levaram."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google