A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BRASIL COLONIAL CICLO ECONÔMICO DO P AU - B RASIL E.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BRASIL COLONIAL CICLO ECONÔMICO DO P AU - B RASIL E."— Transcrição da apresentação:

1 BRASIL COLONIAL CICLO ECONÔMICO DO P AU - B RASIL E

2

3 A CHEGA DOS PORTUGUÊS Contato com os indígenas, trocas de objetos: Colares, pulseira,espelhos e panelas. Contexto da Europa: Mercantilismo : o fortalecimento do Estado. A união dos reis com a burguesia, que financiaram as viagens de navegação para a expansão marítima. Portugueses e Espanhóis buscam novos caminhos para chegar as Índias. Pois o Mediterrâneo estava dominado pelos genoveses.

4 N AVEGADORES P ORTUGUESES E ESPANHÓIS Mercantilismo a brusca de metais precisos. Espanhóis Cristovão Colombo 1492, chegou à América. Fernão de Magalhães 1519 contornaram à América. Portugueses Bartolomeu Dias 1488 chegou ao Cabo da Boa Esperança Vasco da Gama 1498 chegou as Índias. Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil, para tomar posse da terra, pelo tratado de Tordesilhas pela Bula Intercoetera.

5 O CUPAÇÃO DO TERRITÓRIO O objetivo de garantir a posse do território. Expedições que confirmaram a existência de Pau-Brasil. Usado para tingir roupas a Europa. A instalação das feitorias, locais de armazenagem do Pau-Brasil, fortificado junto ao litoral. Os indígenas extraíam a madeira em troca de objetos, como espelhos, panelas.... ESCAMBO. Para combater o contrabando

6 G OVERNOS G ERAIS Com a crise do comércio do Oriente, os portugueses decidem entrar para o interior do território. No governo geral de Martim Afonso de Souza. A expedição trazia homens, armas, sementes. Distribuição de SESMARIAS (lotas de terras). Fundação das vilas de São Vicente e Santo André, litoral paulista.

7 C ANA - DE - AÇÚCAR Os portugueses conheciam o cultivo da cana desde o século XII. O trabalho era realizado por escravos, trazidos das regiões conquistadas. Os Holandeses financiaram a implantação dos engenhos. Além do refino e distribuição do açúcar na Europa. Comércio Lucrativo para ambos. Como o tráfico negreiro.

8 Guerra Justa : imposição do trabalho do Indígena, resistente a imposição do catolicismo e ao Aldeamento. A produção do açúcar era voltada para à exportação.

9 O ENGENHO Lavoura de cana Senzala-moradia dos escravos Casa grande – senhor de engenho e família. Casa das caldeiras, moenda Casa de purgar Capela Lavoura de milho, mandioca de subsistência O novo engenho habitavam cerca de 5 mil pessoas.

10 S OCIEDADE Nas câmaras Municipais participavam os Homens bons senhores de engenho, juízes. Os juízes eram nomeados pelo governador geral. Os homens livres escravos Religiosos. Sociedade sem mobilidade.


Carregar ppt "BRASIL COLONIAL CICLO ECONÔMICO DO P AU - B RASIL E."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google