A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TURISMO HISTÓRICO NO PARANÁ

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TURISMO HISTÓRICO NO PARANÁ"— Transcrição da apresentação:

1 TURISMO HISTÓRICO NO PARANÁ
Cecilia, Guilherme, Júlia e Lara

2 ANÁLISE DO TURISMO HISTÓRICO SEGUNDO O SITE DA SECRETARIA DE TURISMO DO PARANÁ
Ameríndios e pinturas rupestres Índios (tupi-guaranis) Colonização espanhola (Província de Vera ou Guayrá) Sítios Arqueológicos (sambaquis): pinturas rupestres (Escarpa Devoniana, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Castro, Tibagi, Sengés), visitas orientadas Principais cidades (link para o site da prefeitura) Museus.

3 EXPLORAÇÃO DO TURISMO HISTÓRICO NO PARANÁ
As principais cidades históricas do Estado – Paranaguá, Antonina, Morretes, Lapa, Tibagi e Castro – exploram seu potencial turístico principalmente através de festas tradicionais, como a festa de Nossa Senhora do Rocio em Paranaguá, mas carecem de uma programação direcionada a atender a demanda interessada na história local. Outra opção utilizada pelas cidades para aproveitar o potencial turístico da região são os museus, memoriais, parques históricos e imóveis tombados como reminiscências vivas de outros séculos. Também são realizadas visitas orientadas de exploração a fazendas e unidades de conservação que guardam em si alguns vestígios das antigas civilizações bem como os sambaquis e pinturas rupestres em cavernas

4 PRODUTOS, ROTEIROS E SERVIÇOS TURÍSTICOS
NENHUM dos roteiros disponibilizados no site da SETU trabalha com o segmento “TURISMO HISTÓRICO”, porém os roteiros trabalhados pelo segmento “TURISMO CULTURAL” utilizam-se destes atrativos históricos. ROTEIROS COMERCIALIZADOS: Eco-tour Histórico pela Baía de Antonina: Regiões turísticas: Metropolitana de Curitiba e Litoral. Segmentos: Turismo Cultural, Ecoturismo e Turismo Náutico.

5 Trekking no Caminho do Itupava (Curitiba- Itupava): O calçamento original de pedras que foram colocadas pelos indígenas sob ordens dos jesuítas foi recuperado e em certos trechos foram construídas pontes para facilitar o deslocamento. Trem turístico e Morretes (Curitiba- Morretes): . Saída em Trem para Morretes às 08:15 e chegada em aprox. às 11:15. Tempo de visitar a cidadezinha com seu casario colonial, mercado de artesanato, igrejas, seguido de almoço às margens do rio Nhundiaquara. Ali será servido o barreado, prato típico do litoral paranaense.

6 Roteiro dos Imigrantes:
COOPTUR Witmarsum, em Palmeira; Agrária, em Entre Rios, e CAMP (Cooperativa Agrícola Mista), em Prudentópolis - que fazem parte da rota eslavo- germânica - e as cooperativas Batavo, em Carambeí; Castrolanda, em Castro, e , em Arapoti, que formam a rota holandesa Castrolanda – Memorial da Imigração Holandesa, O Moinho (maior moinho fora da Holanda, Museu “Casa do Imigrante Holandês”, Grupo Folcórico.

7 Outros atrativos históricos explorados
PARANÁ ESPANHOL: Parque estadual de Vila Rica – Fênix Ruínas da Redução Jesuíticas de Santo Inácio Mini.

8 16 municípios: entre eles Tibagi, Castro, Carambei.
ROTA DOS TROPEIROS 16 municípios: entre eles Tibagi, Castro, Carambei. Produto turístico ainda sendo formatado para comercialização (Agência de Desenvolvimento da Rota dos Tropeiros) Dividido em 4 segmentos: História e Cultura, Fé e misticismo, Natureza e Aventura, Saúde e Bem-Estar

9 Principais atrativos histórico-culturais:
Casa da cultura (Arapoti), Vila de São Luiz do Purunã (Balsa Nova), Casa da Memória (Carambeí), Centro Histórico de Castro, Colônia Castrolanda (Castro), Museu do Tropeiro (Castro), Fazenda Capão Alto (Castro), Palacete Conde Francisco Matarazzo (Jaguariaíva), Centro Histórico (Lapa), Museus Histórico de Palmeira, Museu de Witmarsum (Palmeira), Parque ecoturístico São Luiz de Tolosa (Rio Negro), Centro Histórico (Tibagi), Museu Histórico “Desembargador Edmundo Mercer Júnior (Tibagi).

10 CICLO DA ERVA MATE Museu do Mate Lapa

11 PRINCIPAIS CIDADES TIBAGI: a melhor cidadezinha do Brasil
Colonização devido as pedras preciosas, como diamante e ouro. Formação de um povoado na região do Tibagi somente foi tentada na última década do século XVII. Principais Atrativos Históricos Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Junior Palácio do Diamante Museu do Garimpo

12 Museu Histórico Desembargador Edmundo Mercer Junior
Palácio do Diamante

13 ANTONINA A cidade viveu sua fase áurea durante o Ciclo da Erva-Mate. Hoje, construções atraem milhares de turistas.

14 MORRETES: Principais Atrativos Históricos: Porto de Cima - povoado situado ao pé da Serra do Mar. Foi um grande centro cultural, berço de ilustres personalidades paranaenses. Atualmente possui praia fluvial, área para acampamento e pousada Casa Rocha Pombo - uma homenagem a Rocha Pombo, que, nascido em Morretes, tornou-se uma das maiores expressões paranaenses como historiador, escritor, professor e político. Atualmente a casa funciona como um centro cultural

15 CARACTERISTICAS DO SEGMENTO QUE NÃO ESTÃO SENDO EXPLORADAS
Foi observado que o turismo histórico-cultural é encaixado quase todas as vezes em roteiros que abrangem outros segmentos de turismo, como o turismo de aventura, ecoturismo ou turismo rural, formando pacotes mais “completos”.


Carregar ppt "TURISMO HISTÓRICO NO PARANÁ"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google