A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UEPG 101 28 – Sobre a região do Segundo Planalto Paranaense e algumas de suas características, assinale o que for correto. 01) Nessa região do território.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UEPG 101 28 – Sobre a região do Segundo Planalto Paranaense e algumas de suas características, assinale o que for correto. 01) Nessa região do território."— Transcrição da apresentação:

1 UEPG – Sobre a região do Segundo Planalto Paranaense e algumas de suas características, assinale o que for correto. 01) Nessa região do território paranaense é que se encontram os principais bens minerais energéticos do estado, tais como carvão mineral, urânio e folhelho pirobetuminoso (xisto). 02) Também é conhecido como Planalto de Ponta Grossa ou dos Campos Gerais e possui, além da vegetação de campos que o caracteriza, a presença de mata de araucária e significativas áreas de reflorestamento. 04) A vegetação de campos em parte do segundo planalto, consequência das rochas e solos arenosos, facilitaram a passagem dos tropeiros pela região, ocasionando o aparecimento de cidades como Lapa, Ponta Grossa e Palmeira. 08) Dentre as atividades econômicas da região aparecem com destaque a agricultura, a pecuária e a indústria, com destaques para a indústria do papel em Telêmaco Borba e Jaguariaíva. 16) Os tipos climáticos que aí aparecem são os climas subtropicais úmidos: Cfa, na sua porção norte, e Cfb, na sua porção centro– sul.

2 UEPG – Sobre a região do Segundo Planalto Paranaense e algumas de suas características, assinale o que for correto. 01) Nessa região do território paranaense é que se encontram os principais bens minerais energéticos do estado, tais como carvão mineral, urânio e folhelho pirobetuminoso (xisto). 02) Também é conhecido como Planalto de Ponta Grossa ou dos Campos Gerais e possui, além da vegetação de campos que o caracteriza, a presença de mata de araucária e significativas áreas de reflorestamento. 04) A vegetação de campos em parte do segundo planalto, consequência das rochas e solos arenosos, facilitaram a passagem dos tropeiros pela região, ocasionando o aparecimento de cidades como Lapa, Ponta Grossa e Palmeira. 08) Dentre as atividades econômicas da região aparecem com destaque a agricultura, a pecuária e a indústria, com destaques para a indústria do papel em Telêmaco Borba e Jaguariaíva. 16) Os tipos climáticos que aí aparecem são os climas subtropicais úmidos: Cfa, na sua porção norte, e Cfb, na sua porção centro– sul.

3 29 – A respeito da dinâmica populacional e da urbanização no estado do Paraná, assinale o que for correto. 01) No estado do Paraná os principais fluxos migratórios internos têm como destinos a Região Metropolitana de Curitiba, a região Norte Central do estado, com destaques para Londrina e Maringá, além da região Oeste do estado, onde se situam Cascavel e Foz do Iguaçu. 02) A população urbana paranaense cresceu em virtude da oferta abundante de emprego e facilidade de moradia nas cidades, atraindo o homem do campo, sem que qualquer fator ocorrido na área rural tivesse contribuído para isso. 04) A inversão dos índices entre população rural e urbana no estado ocorreu entre as décadas de 1970 e 1980 quando um intenso movimento migratório ocorreu do campo em direção às cidades. 08) A criação da Cidade Industrial de Curitiba e do Centro Industrial de Araucária ajudaram no processo de aceleração da urbanização na atual Região Metropolitana de Curitiba. 16) A fragmentação municipal do estado, atualmente com trezentos e noventa e nove municípios, fez com que a criação de novos municípios não fosse acompanhada da criação de condições para o desenvolvimento local, gerando o esvaziamento populacional de muitas dessas novas unidades administrativas.

4 29 – A respeito da dinâmica populacional e da urbanização no estado do Paraná, assinale o que for correto. 01) No estado do Paraná os principais fluxos migratórios internos têm como destinos a Região Metropolitana de Curitiba, a região Norte Central do estado, com destaques para Londrina e Maringá, além da região Oeste do estado, onde se situam Cascavel e Foz do Iguaçu. 02) A população urbana paranaense cresceu em virtude da oferta abundante de emprego e facilidade de moradia nas cidades, atraindo o homem do campo, sem que qualquer fator ocorrido na área rural tivesse contribuído para isso. 04) A inversão dos índices entre população rural e urbana no estado ocorreu entre as décadas de 1970 e 1980 quando um intenso movimento migratório ocorreu do campo em direção às cidades. 08) A criação da Cidade Industrial de Curitiba e do Centro Industrial de Araucária ajudaram no processo de aceleração da urbanização na atual Região Metropolitana de Curitiba. 16) A fragmentação municipal do estado, atualmente com trezentos e noventa e nove municípios, fez com que a criação de novos municípios não fosse acompanhada da criação de condições para o desenvolvimento local, gerando o esvaziamento populacional de muitas dessas novas unidades administrativas.

5 42 – Sobre os Campos Gerais do Paraná, assinale o que for correto. 01) Os Campos Gerais foram definidos, originalmente, pela sua vegetação natural, como uma região fitogeográfica, que compreende os campos limpos e os campos cerrados naturais, situados na borda do Segundo Planalto Paranaense, numa faixa, ora mais estreita, ora mais larga, que vai da divisa com São Paulo (margem esquerda do Rio Itararé) até a divisa com Santa Catarina (margem direita do Rio Negro). 02) Junto aos campos limpos e campos cerrados dos Campos Gerais do Paraná aparecem matas e capões isolados de Floresta Ombrófila Mista. 04) Na região dos Campos Gerais as precipitações atmosféricas são sempre superiores a mm anuais com nenhum mês com precipitação inferior a 60 mm. 08) Os municípios que fazem parte dos Campos Gerais não participam com a totalidade de suas áreas para essa região fitogeográfica (exceto Porto Amazonas), dentre eles, encontram-se Ponta Grossa, Pirai do Sul, Jaguariaíva, Palmeira, Lapa, Rio Negro e Castro.

6 42 – Sobre os Campos Gerais do Paraná, assinale o que for correto. 01) Os Campos Gerais foram definidos, originalmente, pela sua vegetação natural, como uma região fitogeográfica, que compreende os campos limpos e os campos cerrados naturais, situados na borda do Segundo Planalto Paranaense, numa faixa, ora mais estreita, ora mais larga, que vai da divisa com São Paulo (margem esquerda do Rio Itararé) até a divisa com Santa Catarina (margem direita do Rio Negro). 02) Junto aos campos limpos e campos cerrados dos Campos Gerais do Paraná aparecem matas e capões isolados de Floresta Ombrófila Mista. 04) Na região dos Campos Gerais as precipitações atmosféricas são sempre superiores a mm anuais com nenhum mês com precipitação inferior a 60 mm. 08) Os municípios que fazem parte dos Campos Gerais não participam com a totalidade de suas áreas para essa região fitogeográfica (exceto Porto Amazonas), dentre eles, encontram-se Ponta Grossa, Pirai do Sul, Jaguariaíva, Palmeira, Lapa, Rio Negro e Castro.

7 41 – Sobre aspectos turísticos, ecológicos e culturais relacionados ao estado do Paraná, assinale o que for correto. 01) O Parque Nacional Ilha Grande, constituído por um vasto arquipélago fluvial, encontra-se num trecho de represamento do Rio Paraná, à jusante de Guaíra e foi criado com o objetivo de preservar a rica diversidade de espécies animais e vegetais, muitos em risco de desaparecimento, e remanescentes de floresta de araucária daquela área. 02) Dentre as cidades históricas do Paraná destacam-se Antonina, Morretes e Lapa, todas situadas no litoral paranaense e localizadas dentro de parques estaduais criados para preservação da Mata Atlântica. 04) O Parque Nacional do Iguaçu, no extremo oeste do Paraná, destaca- se pela preservação de um dos últimos remanescentes de floresta pluvial subtropical da América Latina e engloba o conjunto das Cataratas do Iguaçu com as maiores quedas do mundo em volume de água. 08) O Parque Nacional do Superagüi, no litoral paranaense, faz parte do complexo estuarino-lagunar integrado por Cananéia, Iguape e Paranaguá e é um dos mais importantes ecossistemas costeiros do mundo.

8 41 – Sobre aspectos turísticos, ecológicos e culturais relacionados ao estado do Paraná, assinale o que for correto. 01) O Parque Nacional Ilha Grande, constituído por um vasto arquipélago fluvial, encontra-se num trecho de represamento do Rio Paraná, à jusante de Guaíra e foi criado com o objetivo de preservar a rica diversidade de espécies animais e vegetais, muitos em risco de desaparecimento, e remanescentes de floresta de araucária daquela área. 02) Dentre as cidades históricas do Paraná destacam-se Antonina, Morretes e Lapa, todas situadas no litoral paranaense e localizadas dentro de parques estaduais criados para preservação da Mata Atlântica. 04) O Parque Nacional do Iguaçu, no extremo oeste do Paraná, destaca- se pela preservação de um dos últimos remanescentes de floresta pluvial subtropical da América Latina e engloba o conjunto das Cataratas do Iguaçu com as maiores quedas do mundo em volume de água. 08) O Parque Nacional do Superagüi, no litoral paranaense, faz parte do complexo estuarino-lagunar integrado por Cananéia, Iguape e Paranaguá e é um dos mais importantes ecossistemas costeiros do mundo.

9 42 – Sobre as cidades mais importantes do estado do Paraná, assinale o que for correto. 01) Maringá, a "Cidade Canção", situa-se no Segundo Planalto Paranaense e é o mais importante entroncamento rodoferroviário do sul do Brasil além de possuir, assim como Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu, um aeroporto internacional. 02) Londrina, localizada no Norte Central do Estado, surgiu no século XX a partir de um patrimônio imobiliário, assim como Maringá, Arapongas, Apucarana e outras cidades da região. 04) Curitiba, cujo nome significa "muito pinhão", surgiu a partir de um arraial de mineração e é conhecida como "Cidade Sorriso" e, por possuir a universidade mais antiga do Brasil, também chamada de "Cidade Universitária". 08) Cascavel e Guarapuava são cidades situadas ao longo da BR 277, que liga Foz do Iguaçu a Paranaguá. São bastante industrializadas e cada uma possui mais de habitantes.

10 42 – Sobre as cidades mais importantes do estado do Paraná, assinale o que for correto. 01) Maringá, a "Cidade Canção", situa-se no Segundo Planalto Paranaense e é o mais importante entroncamento rodoferroviário do sul do Brasil além de possuir, assim como Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu, um aeroporto internacional. 02) Londrina, localizada no Norte Central do Estado, surgiu no século XX a partir de um patrimônio imobiliário, assim como Maringá, Arapongas, Apucarana e outras cidades da região. 04) Curitiba, cujo nome significa "muito pinhão", surgiu a partir de um arraial de mineração e é conhecida como "Cidade Sorriso" e, por possuir a universidade mais antiga do Brasil, também chamada de "Cidade Universitária". 08) Cascavel e Guarapuava são cidades situadas ao longo da BR 277, que liga Foz do Iguaçu a Paranaguá. São bastante industrializadas e cada uma possui mais de habitantes.

11 20 – Com relação à região dos Campos Gerais do Paraná, a algumas de suas características e aos municípios que dela fazem parte, assinale o que for correto. 01) É caracterizada pelos campos limpos onde predominam as gramíneas que geralmente refletem solos mais pobres. Apresentam- se entremeados com matas ciliares e capões isolados. 02) Dentre os municípios que se localizam nessa região, embora partes de seus territórios possam não apresentar as características florísticas predominantes nos Campos Gerais, aparecem Ponta Grossa, Palmeira, Tibagi, Carambeí, Castro, Pirai do Sul e Jaguariaíva. 04) Suas formações rochosas, com arenitos, fendas e cânions, propiciam a prática de esportes radicais além do turismo rural e ecoturismo. Na região também se localiza parte da chamada Rota dos Tropeiros. 08) É no município de Tibagi, nos Campos Gerais, que se localiza o Parque Estadual Guartelá onde se destaca o Cânion do Guartelá ou Cânion do Rio Iapó, considerado o sexto do mundo em extensão. Aí também são encontradas inscrições rupestres. 16) É no município de Palmeira que imigrantes fundaram a Colônia Witmarsum. Essa colônia e outras propriedades rurais do município fazem de Palmeira um privilegiado destino turístico para o conhecimento da história e da vida das colônias de imigrantes do Paraná.

12 20 – Com relação à região dos Campos Gerais do Paraná, a algumas de suas características e aos municípios que dela fazem parte, assinale o que for correto. 01) É caracterizada pelos campos limpos onde predominam as gramíneas que geralmente refletem solos mais pobres. Apresentam- se entremeados com matas ciliares e capões isolados. 02) Dentre os municípios que se localizam nessa região, embora partes de seus territórios possam não apresentar as características florísticas predominantes nos Campos Gerais, aparecem Ponta Grossa, Palmeira, Tibagi, Carambeí, Castro, Pirai do Sul e Jaguariaíva. 04) Suas formações rochosas, com arenitos, fendas e cânions, propiciam a prática de esportes radicais além do turismo rural e ecoturismo. Na região também se localiza parte da chamada Rota dos Tropeiros. 08) É no município de Tibagi, nos Campos Gerais, que se localiza o Parque Estadual Guartelá onde se destaca o Cânion do Guartelá ou Cânion do Rio Iapó, considerado o sexto do mundo em extensão. Aí também são encontradas inscrições rupestres. 16) É no município de Palmeira que imigrantes fundaram a Colônia Witmarsum. Essa colônia e outras propriedades rurais do município fazem de Palmeira um privilegiado destino turístico para o conhecimento da história e da vida das colônias de imigrantes do Paraná.

13 20 – A Ponte da Amizade no Rio Paraná, muito utilizada pelos chamados "sacoleiros", está situada abaixo da Usina de Itaipu e liga o Brasil ao Paraguai. Tendo como referências a ponte e o rio, assinale o que for correto. 01) A cidade de Foz do Iguaçu, no Brasil, está localizada à margem esquerda do Rio Paraná. 02) A Cidade de Leste (Ciudad del Este), no Paraguai, está localizada a oeste do Rio Paraná, à margem esquerda do mesmo. 04) A Usina Hidrelétrica e o Lago de Itaipu localizam-se à montante da Ponte da Amizade. 08) A Ponte da Amizade está à montante da confluência dos Rios Iguaçu e Paraná. 16) A Ponte da Amizade localiza-se à jusante da Represa de Itaipu.

14 20 – A Ponte da Amizade no Rio Paraná, muito utilizada pelos chamados "sacoleiros", está situada abaixo da Usina de Itaipu e liga o Brasil ao Paraguai. Tendo como referências a ponte e o rio, assinale o que for correto. 01) A cidade de Foz do Iguaçu, no Brasil, está localizada à margem esquerda do Rio Paraná. 02) A Cidade de Leste (Ciudad del Este), no Paraguai, está localizada a oeste do Rio Paraná, à margem esquerda do mesmo. 04) A Usina Hidrelétrica e o Lago de Itaipu localizam-se à montante da Ponte da Amizade. 08) A Ponte da Amizade está à montante da confluência dos Rios Iguaçu e Paraná. 16) A Ponte da Amizade localiza-se à jusante da Represa de Itaipu.


Carregar ppt "UEPG 101 28 – Sobre a região do Segundo Planalto Paranaense e algumas de suas características, assinale o que for correto. 01) Nessa região do território."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google